Buscar

Erros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Erros de tecnica
- Proteses, hastes de oculos sobrepostas
- Movimentação do filme ou do aparelho de raio x: area de penumbra
- Corte das coroas e apices dos dentes: Importante que essas regiões apareçam na radiografia, inclusive o osso circundante. Distancia de 2 a 3mm do filme até as faces oclusais/incisais.
- Area de especifica não radiografada; Distais dos caninos devem ser vistas nas rdio de pré-molares. Os terceiros molares ou areas retromolares devem ser observadas nas radiografias de molares. Ou em alguns casos uma radiografia só pra terceiro molar. Area de interesse deve estar centralizada na radiogafia.
- Filme exposto de forma incorreta: Lamina de chumbo exposta, e não a sensivel: Aparece a espinha de peixe e radiografia clara. Picote do outro lado.
* Quando o filme oclusal é exposto do lado errado, não se tem as marcas de espinhas de peixe. E sim algumas areas circunferenciais. No filme oclusal a lamina de chumbo tem marcas diferentes.
- Artefato devido ao picote: Picote no apice de um dente, podendo simular uma lesão no apice da unidade dentária. O picote deve estar sempre voltado para oclusal/incisal nas periapicais e na interproximal sempre para a mesial.
- Erro de imagem dupla: Dupla exposição. Separar os filmes expostos dos não expostos.
- Erro do tipo falangiana: Quando não se usa o posicionador, o paciente pode colocar os dendos na região exposta> falange do paciente sobreposta á imagem radiografica final.
- Erros de superposição mésio-distal: Causado por erro de angulação horizontal. É necessário verificar como os dentes estão inseridos no processo alveolar, para tentar colocar a AH de forma que o feixe entre paralelamente as faces proximais. Se o feixe entra mesio-angulando ou disto-angulando, teremos um erro de superposição mesio-distal.
- erro de alongamento: FX incedido perpendicular ao longo eixo do dente, AV menor que a ideal. O FX deve incedir perpendicular a bissetriz formada entre o longo eixo do dente e do filme. A correção seria aumentar a AV de forma que fica perpendicular a bissetriz.
- erro de encurtamento: Excesso de angulação vertical, dentes encurtados. Correção: redução da AV de forma que ela fique perpendicular á bissetriz.
- Distorção do filme: Geralmente quando se usa os dedos na manuntenção do filme, porque ele pode ficar curvo. 
- erros de distorção dimensional: td radio periapical de molares superiores, as raizes vestibulares encurtadas e a raíz palatina alongada. Pq a AV utilizada acaba sendo superestimada para as raizes vest e subestimada para a raiz palatina. Uma forma de solucionar esse problema seria fazendo a tecnica do paralelismo.
- Imagens parciais ou em meia-lua (oclusal): Uma região não exposta. Causada por erro de posicionamento (fx de radiação não foi centralizado em relação ao filme).
*ERRO de processamento citado pela prof: ela esqueceu de tirar o papel preto, surgiu uma serie de manchas na imagem radiografica.
- Imagem incompleta das coroas: Erro causado por dois motivos: 1- esquece-se da distancia de 2 a 3mm da extremidade do filme ás faces oclusais. 2- AV excessiva.
Erros de exposição e processamento manual
- Filme transparente (ausência de imagem): 2 motivos. 1-Filme não exposto. 2- inversão do processamento> fixador-lavagem intermadiaria-revelador. Somente a base azulada do filme, pq todos os cristais serão dissolvidos no fixador.
-Radiografias de baixa densidade: Radiografias claras> exposição insuficiente e/ou erro de revelação (subrevelação)> solução reveladora fraca, temperatura baixa, tempo de revelação pequeno /insuficiente, soluções reveladoras contaminadas ou saturadas, tempo excessivo de fixação.
- Radio de alta densidade: Escuras> Exposição exagerado e/ou tempo de revelação exagerado, camara escura que não está segura. Temperatura alta, Tempo de revelação exagerado, solução reveladora muito concentrada.
- imagem parcial: Radiografia revelada apenas em uma parte. Tem haver com o nivel do revelador. Manter fechado pra não evaporar, sempre repor o revelador.
- artefatos escuros: Importante estar com as mãos lavadas e secas para manipulação do filme no processamento,porque se há respingos de revelador no filme (ex), antes do filme entrar na subt reveladora, pode-se ter como consequencias> imagens radiolucidas na superficie do filme(manchas escuras: respingos de revelador), salivas tb causam imagens escuras, pequenos vazamentos de luz, e sobreposição de filme no fixador durante o processamento. As vezes a colgadura pode estar com fixador/revelador e causar erros como esse.
- Listas negras: Tem a ver com a processadora automatica> os cilindros da processadora estavam sujos e deixaram manchas como essas na superficie do filme.
 - Artefatos brancos: Presença de manchas brancas na superficie do filme geralmente são causadas por contaminação do filme com goticulas com fixador > areas radiopacas na superficie do filme.
- Bolhas de ar: A colgadura na solução reveladora deve-se agitar levmente no incioo do processamento, evita a formação de bolhas de ar.
- Manchas: Quando não se faz a lavagem final adequadamente (que remove o fixador, se isso n ocorre o hipotiosulfato metilico vai reagir com a prata metalica leva a formação do sulfeto de prata que confere as manchas amarronzadas na superficie do filme) (10 min), se isso não ocorre se tem manchas amarronzadas/amareladas. Uso de soluções endurecidas também levam a manchas. 
Processamento automatico
Não existe lavagem intermediaria. Se os rolos estão sujos, a img radio aparece com erros. O filme deve ser introduzido de forma cuidadosa. Os filmes panoramicos deve ser introduzidos em linha reta. Filmes devem ser inseridos inicialmente na região da dobra (se tiverem) Deve-se evitar filmes umidos/molhados, devem ser introduzidos com intervalos de 5 segundos.
Erros de manipulação do filme
- Causadas por marcas com pressionamento do filme (mordida, por outras dobras – algumas dobras são propositais – pacientes com ansia de vomito etc). 
- Eletricidade: Durante a remoção do filme do seu involucro, ou caixa de filmes, pode a ver ambientes secos (inverno), pode haver a formaçao de uma carga de eletricidade estatica que espõe os filmes em algumas regiões causando artefatos escuros na imagem radiografica (acontece tanto no filme periapical/panoramico)
- Rompimento da emulsão (riscos na sup da radio): é IMPORTANTE no momento da fixação (subst que endurecem a emulsão), deve se ter cuidado para não arranhar o filme – acontece quando um filme bate no outro, deixar o filme caiu.
- Velamento do filme: Radiografias com baixo contraste, geralmente bem acizentada. Filmes vencidos, armazenamento inadequado (devem ser armazenados na geladeira), exposição a radiação antes ou depois da exposição a FX, condições, temperatura do revelador muito elevada, e presença de luz branca na camara escura.
TECNICAS MODIFICADAS

Outros materiais