Buscar

prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

14.No início do século XX, a trajetória do movimento da industrialização e urbanização ficou marcada pela evasão da população da área rural para a urbana, em busca de trabalho nas grandes fábricas da época . Devido as aglomerações e condições mínimas de sobrevivência desses trabalhadores , o governo percebeu a necessidade de criar politicas publicas para atender as necessidades básicas dessa população . Associe os itens, utilizando o código a seguir:
l. Governo Vargas de 1930 a 1945. ll. Juscelino Kubitschek, de 1956 a 1961. lll. Governo Joao Goulart, de 1961 a 1964.
(l ) Com a consolidação da legislação trabalhista, foi implementado o salario mínimo e benefícios como férias remuneradas, descanso semanal, aposentadoria, etc. 
( lll ) A elaboração do plano trienal, a criação do Estatuto do Trabalhador, do 13º salario, do salario família para o trabalhador urbano e a promulgação da Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS).
(lll ) Criaram se propostas de politicas publicas para atender as classes menos favorecidas, mas a burguesia industrial e a classe media se juntaram com o objetivo de derrubar o governo, provocando assim o Golpe Militar.
(ll )Ficou conhecido como a fase desenvolvimentista, com o objetivo de resolver os problemas do país no prazo de cinco anos. Neste governo, ocorre a construção da capital de Brasília, considerado um marco de progresso do país, mas em contrapartida não houve muitos avanços nas politicas sociais nessa época.
15. No final do século XlX e inicio do século XX, surge a industrialização e urbanização no mundo, e no Brasil não foi diferente. Surgiu também o modelo capitalista, em que se da a relação de produção e reprodução social. Analise as seguintes afirmativas:
l. O modelo capitalista detém os meios de produção/capital.
lll. No modelo capitalista, o que se produz pelo trabalho se transforma em mercadoria que vai ter um valor no mercado.
16. Após a industrialização, os governos tinham interesse apenas pela rentabilidade econômica que podia ser gerada no Brasil. Entretanto, houve um governo que se destacou pela preocupação e criação das leis trabalhistas que garantiram benefícios aos trabalhadores. Dentre esses benefícios, classifique V para as verdadeiras e F para as falsas:
(V )Um salario mínimo. (V )Férias remuneradas. (F )Auxilio maternidade. (V )Descanso semanal.

Outros materiais