Buscar

1- ATV 4 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-
O início do século XX é o ponto de partida para visualizar o processo de evolução da profissionalização do Serviço Social no cenário brasileiro.
Dentre outras, quais foram as características do início da profissionalização do Serviço Social no Brasil?
I) Os ideais de um Estado autoritário e paternalista ficam claros não apenas nas políticas direcionadas à repressão ou supressão de movimentos de classe a partir de políticas populistas, mas também no modo como surgem as primeiras escolas de Serviço Social no país.
II) As Escolas de Serviço Social no Brasil eram compostas sobretudo por mulheres que eram da elite, vinculadas ao pensamento da doutrina católica. 
III) O Serviço Social no Brasil desde sua gênese guarda estreita relação com o modo como se pensa o próprio modelo de país e jeito de governar.
· 
I, II e III
· I, II
· Apenas II
· II, III
· Apenas I
2-
Por que o entendimento da origem do Serviço Social a partir do processo histórico é extremamente importante para os Assistentes Sociais? 
· 
Não é mais relevante, pois o Serviço Social já é considerado uma Ciência. 
· Era importante no início para encarar os desafios do Serviço Social como formação acadêmica e prática.
· Não é importante, pois a Serviço Social precisa da Sociologia para dar conta do momento atual e não do passado.
· Era necessário para constituir o Código de Ética da Profissão. Mas como já foi publicado não há mais dados históricos para compreender. 
· Para analisar os desafios atuais do Serviço Social como formação acadêmica e prática profissional e, assim, refletir sobre suas causas, enxergando-as por meio dessas lentes históricas.
 
3-
O Serviço Social tem sua origem no serviço ao próximo e na filantropia, situação essa decorrente de um intenso período de aparecimento e agravamento de problemas e desigualdades sociais.
Qual a Revolução que efetivou as transformação dos meios de produção e das relações de trabalho?
· 
Revolta da Vacina
· Revolução Industrial
· Revolução Russa
· Revolução Francesa
· Revolução Americana
 
4-
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas corretas que tratam da profissionalização do Serviço Social:
(    ) O processo de profissionalização de uma área do conhecimento ocorre, via de regra, concomitante e de maneira sobreposta a seu surgimento; Porém, para o Serviço Social, isso foi diferente.
(    ) O fio condutor de todos os processos, em aspectos gerais, é o mesmo: a prática profissional associada à religiosa - e, consequentemente, ao voluntariado - e as dificuldades de separação e delimitação dos limites de cada uma. 
(    ) O processo de profissionalização de uma área do conhecimento ocorre, via de regra, concomitante e de maneira sobreposta a seu surgimento; para o Serviço Social, isso não foi diferente.
(    ) As fronteiras pouco definidas entre trabalho voluntário e profissional são resultado do fato de que voluntários e profissionais executam políticas e programas assistenciais, sejam em agências privadas, sejam trabalhos em parceria ou terceirizados entre Estado e organizações e associações privadas, sejam dentro do próprio Estado.  
· 
F,F,V,V
· F,V,V,V
· V,V,F,F
· V, V, F, V
· V,V,V,V
 
5-
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo referentes à profissionalização do Serviço Social:
(    ) O fio condutor de todos os processos, em aspectos gerais, é o mesmo: a prática profissional associada à religiosa - e, consequentemente, ao voluntariado - e as dificuldades de separação e delimitação dos limites de cada uma.
(    ) A profissionalização, por consequência, está diretamente relacionada à ciência do Serviço Social, ou seja, à sua formação acadêmica.
(    ) Grande parte dos empecilhos - ou desafios - impostos à profissionalização do Serviço Social mantém relação com o fato de que não existe uma separação, uma fronteira entre o que é profissional - baseado em teorias e métodos - e o que não é profissional - baseado no voluntariado, na caridade e na religião.
(    ) Tanto nas experiências europeias, assim como nas asiáticas e latino-americanas, houve dificuldades, e mesmo divergências, em se estabelecer qual o estatuto profissional do serviço social.
· 
V,F,V,V
· V,V,V,V
· F,V,F,F
· F,F,F,F
· V,F,F,F
6-
Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentementede contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:
I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;
II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;
III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;
IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;
V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
Podemos encontrar a Lei acima na Constituição Brasileira que foi promulgada em: 
· 
1983
· 2015
· 1994
· 1988
· 1992
 
7-
As escolas e os cursos que demarcaram a trajetória da profissionalização do Serviço Social na Europa foram surgindo em razão de um contexto histórico e motivadas por alguns fatores comuns, ainda que tenham se manifestado em diferentes momentos. Levando em consideração os fatores motivadores analise as afirmações abaixo:
I - A influência da Igreja.
II - O Movimento organizado de Trabalhadores nascido da Revolução Industrial
III - Movimento das Mulheres.
IV - Ideias Comunistas que se posicionavam criticamente contra os avanços do capital.
Estão corretas:
· 
I, II.
· II, IV
· I, II, III.
· III, IV.
· I, III
8-
Ao refletirmos sobre a profissionalização do Serviço Social no Brasil é interessante considerar que no nosso país a visão conservadora da profissão se manteve e foi reforçada em grande medida a partir da aproximação das escolas norte-americanas, de modo que o modelo de ação dos EUA acabou influenciando o contexto nacional. Entretanto, autores como Netto (1998), ressaltam que esse cenário começa a mudar com o questionamento e a reflexão dos profissionais de Serviço Social acerca das práticas e do alcance de suas ações. E essas mudanças que se consubstanciam começam a se realizar a partir de dois grandes seminários denominados:
· Araxá e Teresópolis.
· Sumaré e Alto da Boa Vista.
· Alto da Boa Vista e Teresópolis.
· Sumaré e Araxá.
· Teresópolis e Sumaré
9-
Quais das afirmativas abaixo indica corretamente a trajetória de profissionalização do Serviço Social nos Estados Unidos?
I -  fundamentou-se na formação e no treinamento de charity workers, responsáveis por conferir o status de profissão ao trabalho de caridade.
II - A exemplo do que se observou na Europa, também as Charity Organizations Society de outras cidades norte-americanas seguiram esse mesmo padrão, com duas principais etapas: a criaçãode escolas de Serviço Social e, mais tarde, sua incorporação às universidades do país.
III - Settlement Houses constitui-se como ÚNICO exemplo de formação dos profissionais do Serviço Social nos Estados Unidos.
IV - As ações de Settlement Houses foram implementadas, sobretudo, por jovens universitários nas periferias de grandes centros urbanos.
· 
II e III
· I, II e IV
· I, II, III, IV
· III e IV
· I e III
 
10-
"Adentrar o âmbito social foi a maneira encontrada pelas igrejas para retomar sua força junto ao povo, e o cuidado com os carentes constituiu-se como seu carro-chefe em toda a Europa."
Por que foi na Inglaterra a primeira Escola de Serviço Social da Europa?
· 
Devido a Revolução Industrial ter ocorrido naquele terrório e para impedir que os demais países europeus sofressem com a crise foi criada a Escola de Serviço Social
· Devido ao elevado número de pessoas bem sucedidas na Inglaterra por conta da Revolução Industrial, a Escola de Serviço Social foi criada para expandir as ideias da Revolução pela Europa
· Devido ao elevado número de Nobres na Inglaterra. 
· Devido a Revolução Francesa que auxiliou na eliminação dos Reis e surgimento da classe exploratória burguesa· Ao lado de uma intensificação da exploração do trabalho operário, da urbanização desenfreada e sem planejamentos, das epidemias provocadas pelo acúmulo de populações nos grandes centros sem infra-estrutura, cresciam as fábricas cada vez mais poderosas e determinantes de um processo irreversível.

Continue navegando