Buscar

PLANEJAMENTO portifólio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO
 OFICINA: INFORMÁTICA PARA IDOSOS
OBJETIVO GERAL: MOBILIZAR OS DISCENTES, DOCENTES E COMUNIDADE ESCOLAR PARA A TEMÁTICA DA INCLUSÃO DIGITAL NO CONTEXTO SOCIAL DAS NOVAS TECNOLOGIAS, CONSIDERANDO, AINDA, AS REFLEXÕES REALIZADAS EM TORNO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL.
PASSO A PASSO:
O panfleto produzido pelos alunos da escola, através de projeto didático interdisciplinar, seria o gênero textual impresso eleito para a divulgação do evento supracitado. 
Os alunos responsabilizar-se-iam para a divulgação do evento, focando especialmente nos idosos de sua família e comunidade em geral. 
A oficina realizar-se-ia no laboratório de informática da escola, tendo uma duração de oito horas, com parada para um almoço comunitário entre os presentes, como uma oportunidade para confraternização entre os participantes. 
Na oficina, seriam contempladas noções básicas de informática, no intuito de familiarizar o público-alvo quanto a essa ferramenta indispensável na sociedade atual. Dessas noções, seriam enfocados os seguintes aspectos: manuseio do computador, digitação, editor de texto e internet. 
Na parte da manhã, haveria três momentos: 
5.1. No primeiro momento, o cursista é levado a reconhecer a estrutura física do computador, como CPU, monitor, teclado, mouse, CD, disquete, pen drive, etc, bem como suas funções e utilidades; 
5.2.Em seguida, inicia-se o estudo sobre o sistema operacional Windows, durante o qual o participante aprende a criar e renomear pastas; manipular arquivos (copiar, colar, deletar, recuperar da lixeira, etc); trabalhar com janelas (maximizar, restaurar, minimizar, diminuir e aumentar tamanho, etc); reconhecer e acessar os diferentes locais para se armazenar arquivos, como drive C, pasta Meus Documentos, CD, disquete e pen drive, bem como manipular arquivos entre eles; abrir e fechar programas; 
5.3. Nesta fase, o trabalho com jogos, como o Paciência, por exemplo, apresenta ótimos resultados, uma vez que, além de se explorar os itens de procurar, abrir e fechar programas e trabalhar com janelas, também estimula a mente dos alunos com o aprendizado das regras e a atenção que necessitam dispender para conseguir jogar. Além disso, é um excelente treino com o mouse, principalmente para aqueles que estão usando o computador pela primeira vez. 
6. Na parte da tarde, seriam enfocados:							6.1. Uma vez assimilada as etapas vivenciadas pela manhã, o curso prossegue para o módulo sobre o processador de textos Word, momento em que o aluno aprende a digitar; formatar (maiúsculo, minúsculo, parágrafo, negrito, itálico, sublinhado, fontes, tamanho de letras, cores, alinhamento e correção ortográfica, no mínimo); inserir figuras no texto e trabalhar com elas (alterar tamanho, disposição no texto e layout); salvar; abrir um documento em branco ou salvo, em algum lugar e imprimir um texto. 							6.2. Finalmente o módulo sobre Internet inicia-se com o acesso e exploração de algumas páginas que são, no princípio, direcionadas pelos responsáveis pela oficina, priorizando interesses gerais, como páginas destinadas à terceira idade, jornais e revistas, turismo, lojas virtuais, culinária, dentre outras. 									6.3. Em seguida, aprendem a fazer buscas em sites de pesquisa, como o Google, por exemplo. E à medida que vão adquirindo experiência, começam a buscar e acessar páginas segundo os seus próprios interesses. 								6.4. Neste momento do curso é criada uma conta de e-mail e MSN para cada aluno. Eles aprendem e praticam a utilização destes recursos através de envio e recebimento de mensagens com e sem arquivos anexados, bem como a comunicação instantânea pelo MSN. É importante que eles recebam a relação dos endereços de todos os colegas, professores e auxiliares e que seja estimulada e garantida a comunicação entre todos.[1: As atividades propostas foram retiradas do artigo intitulado: INFORMÁTICA PARA A TERCEIRA IDADE – CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO BEM SUCEDIDO, de autoria de Maria Helena Sebastiana Sahão Bizelli Sidineia Barrozo Julia Sawaki Tanaka Daniela Corsino Sandron, publicado na Revista Ciência e Extensão, da UNESP, no ano de 2009.]
7. Em ambos os momentos do dia serão trabalhadas as questões relativas à digitação em paralelo aos outros conteúdos. 
8. Os alunos participarão de todo o processo da oficina, junto com os pedagogos responsáveis pelo evento, assumindo funções diversas. 
9. Ao final, será feita uma avaliação sobre a oficina, na perspectiva de contribuir construtivamente para os próximos eventos destinados à comunidade.

Outros materiais