Buscar

COMPOSTO MERCADOLÓGICO marketing CORREÇÃO

Prévia do material em texto

4. COMPOSTO MERCADOLÓGICO
O Composto de Marketing é formado por um conjunto de variáveis (preço, produto, praça ou distribuição e promoção) inter-relacionadas que, se aplicadas de forma correta, levam ao sucesso do produto no mercado.
4.1 Estratégia de produto/serviço
A Imaginarium é uma empresa familiar que atua na criação, fabricação e comercialização de presentes e decoração e atua exclusivamente no mercado brasileiro. Iniciou sua trajetória com produtos natalinos, mas confiando no potencial do consumo de produtos de design e na criatividade da arquiteta, optou por diversificar os produtos comercializados, partindo também para a fabricação de produtos de decoração em geral. 
Durante a expansão da empresa foram mantidos os mesmos moldes de sucesso, manter um relacionamento próximo com os clientes e entendendo suas expectativas e desejos. 
4.2 Estratégia de preço:
A Imaginarium trabalha com um público diferenciado com uma faixa de renda considerável, os clientes na sua maioria são mulheres que compram produtos para uso pessoal ou como forma de presentear. Artigos pessoais e de decoração. 
Grandes partes das lojas localizam-se me shopping centers em cidades com mais de 400 mil habitantes. Os principais concorrentes são Tok & Stok, Etna e Camicado. 
Devido a sua localização em shopping considera como concorrentes papelarias, perfumaria e livrarias. 
4.3 Estratégia de distribuição:
A produção de 63% dos produtos comercializados pela Imaginarium é produzida por outras empresas. Os produtos são idealizados pela equipe de criação e produzidos exclusivamente para a marca. Conta também com produtos vindos da China e da Índia, os quais são escolhidos pelo gerente de Criação e provisiona os produtos que serão comercializados no ano seguinte. O importados representam cerca de 5,41% das vendas.
4.4 Estratégia de promoção:
O Funclube é o programa de relacionamento da lmaginarium com seus clientes. O site tem a intenção de criar um ambiente de relacionamento entre a empresa e seus clientes, bem como seus associados, possui conteúdos e promoções exclusivas aos sócios; áreas que permite discussões sobre diversos temas de interesse do público Imaginarium. O intuito do Funclube é criar uma ambiente que seja uma extensão da loja, onde seja possível oferecer diferentes serviços que intensifiquem o contato dos clientes com a marca.
Além do ambiente virtual de relacionamento entre os clientes a Imaginarium oferece uma série de promoções permanentes e descontos exclusivos aos associados. A manutenção do Funclube significa uma importante fonte de informações sobre seus clientes. São coletados dados que permitem, basicamente, o delineamento do perfil dos produtos e do perfil dos clientes. Segundo a Imaginarium é fundamental para o desenvolvimento de novos produtos saber o sexo, a idade do cliente, e quanto ele esta disposto a pagar de acordo com o gasto médio de produtos semelhantes, ou da família de produtos.

Continue navegando

Outros materiais