Buscar

SUPLEMENTAÇÃO PARA GADOS DE CORTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SUPLEMENTAÇÃO PARA GADOS DE CORTE: Discentes: Camila Carvalho, Fernanda Bastian e Vivian Takashi.
Docentes: Deise Castagnara e Ricardo Oaigen.
Economicamente falando, as tecnologias vieram para aumentar a lucratividade a lucratividade da propriedade. É por isso que a suplementação para gados de corte vem crescendo cada vez mais.
A suplementação energética e/ou proteica deve ser balanceada juntamente com o valor nutritivo da forragem, e tudo isso ligado á estratégia de manejo do pasto.
O desempenho do bovino de corte criado a pasto é limitado de ingestão de nutrientes. Um grande exemplo disso é o caso dos animais mantidos em pastagens tropicas durante a seca; A mesma irá ter baixos teores proteicos e energéticos e dessa forma o animal irá apenas receber suplementação mineral; Isso irá ocasionar uma perda de peso nesse período. A baixa concentração de proteína na forragem ira limitar a fermentação ruminal que consequentemente irá afetar na degradação da fração fibrosa do alimento e na ingestão da forragem.
A suplementação com concentrado, serve como uma ferramenta para aumentar o desempenho da propriedade, como por exemplo:
Aumentar o desempenho individual dos animais.
Aumentar a produção de carne por unidade de área.
Melhorar a qualidade da carcaça obtida.
 Favorecer a preparação dos animais que serão terminados em confinamento, além de encurtar o período do mesmo.
Ao utilizar a suplementação deve-se manipular a dieta através de dois mecanismos: Aumentando a taca de ingestão ruminal e/ou acelerando a passagem de componentes que não são digeridos. Porém, adequar os níveis certos de proteínas e energia para que haja um crescimento microbiano e maior utilização da fibra é um grande desafio.
Sendo a suplementação um gasto adicional, deve-se arrumar alternativas para diminuição dos custos adicional. Para isso recomenda-se a utilização de suplementos de baixo consumos. Para novilhos nelores recomenda-se 1,5 g/kg PV; Nesses casos encontra-se melhores resultados em comparação áqueles que são suplementados apenas com sal mineral. Ou seja, nem sempre os maiores resultados biológicos significam maiores respostas econômicas.

Continue navegando