Buscar

TRABALHO TAP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS DO TRABALHO ESPECIAL DE TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (677U)
1) A alternativa correta é C, pois para alinharmos o projeto de vida e o projeto de carreira, temos que fazer uma avaliação de si mesmo num processo de criação de competências ao longo dos anos e sempre direcionado para uma realização profissional.
2) A alternativa correta é C. Ser assertivo e ser objetivo, honesto. Assertividade está ligada diretamente a três características: Autoconhecimento; Autoconfiança; Autoestima. O líder tem que ter maturidade e isso é conquistado ao longo do tempo.
3) A alternativa correta é B, pois o principal responsável pela elaboração do plano de carreira é sem dúvida o próprio profissional, pois no plano para desenvolvermos a carreira temos que nos atentar ao processo de aprendizagem e ao objetivo individual de cada um. Só através desse objetivo e da busca constante pelo conhecimento é que o indivíduo alcançará a sua estabilidade profissional e tudo aquilo que almeja dentro do âmbito organizacional.
4) A alternativa correta é B, pois o relacionamento entre as pessoas faz parte do dia a dia de qualquer ser humano e, por isso, é essencial que essas relações aconteçam de forma positiva e construtiva. Além disso, é fundamental que as relações beneficiem todas as pessoas envolvidas. Criar relacionamentos consistentes é essencial para ter um bom convívio com a sociedade e com as pessoas que fazem parte do dia a dia, tanto no ambiente de trabalho, quanto com familiares, amigos e parceiros(as).
5) A alternativa correta é C, a Administração é uma área muito ampla, onde pode-se desfrutar de vários campos de atuação, mas, as três áreas principais de atuação são: Administração Geral, Administração Financeira e Recursos Humanos.
6) A alternativa correta é D, pois o estágio permite que o trabalhador aprenda como realmente funciona um ambiente de trabalho. Possibilita o conhecimento prático das funções profissionais e como elas funcionam, além de aperfeiçoar o contato e convívio com as pessoas e cultura organizacional.
7) A alternativa correta é E. O Terceiro Setor, ao contrário de organizações do setor privado, não distribui lucros a seus proprietários e, diferente das organizações do setor público, não estão sujeitas a controle político direto. O Terceiro Setor tem independência para determinar seu próprio futuro. A parte financeira do Terceiro Setor é vista por um ângulo diferente: o lucro, que na maioria das organizações é um fim almejado, para as entidades do Terceiro Setor é um meio, um instrumento para alavancar as ações que atingirão seus reais objetivos.
8) A alternativa correta é B, pois toda empresa busca um profissional com característica inovadora e criativa, com novas ideias constantes e que busque sempre a diversificação no ambiente profissional. A atuação na infraestrutura promove um alto nível de conhecimento ao profissional de como a empresa trabalha como um todo, auxiliando assim, num melhor desenvolvimento de atuação.
9) A alternativa correta é D, pois para ser bem-sucedido em um concurso público, o candidato deve ter tido um alto nível de estudo e preparo para realizar o exame, conhecimento técnico é essencial para que as questões sejam resolvidas com o máximo de certeza, sem dúvidas do que está sendo respondido. Além do conhecimento, o controle emocional também é um fator importante para que o nervosismo não atrapalhe a concentração, evitando assim, que a realização do teste seja prejudicada.
10) A alternativa correta é D. O planejamento de carreira em Y, também chamada de gestão de carreiras paralelas, possibilita a mobilidade de ascensão profissional tanto na área técnica quanto na gerencial, sem sobreposição entre ambas. Essa nova visão, por um lado, incentiva as pessoas e cria condições para que planejem seu desenvolvimento profissional. Por outro, permite às empresas conciliar as expectativas individuais às necessidades e estratégias empresariais, evitando-se ao máximo a perda de capacidade técnica e gerencial.
11) A alternativa correta é A, pois a entidade do Terceiro Setor, como, ONGs, instituto ou fundação podem melhor atuar quando se estruturam como um empreendimento de projetos. Isso implica em ter profissionais competentes em captação de parcerias, planejamento, gestão de projetos, finanças, tecnologia, direito e recursos humanos. 
12) A alternativa correta é E. O empreendedor capaz de implantar esses dois tipos de parque, precisa ter um ótimo espírito empreendedor e não ter medo de arriscar, por isso, o que talvez faça sucesso em outras partes do mundo, ou seja, em outros países, também pode fazer sucesso aqui no Brasil.
13) A alternativa correta é A, pois Spin-off é o processo de geração de novas empresas a partir de organizações existentes. Em modelos de inovação como o Open Innovation, onde a empresa utiliza tecnologias desenvolvidas por fontes internas e externas, buscando a constante maximização do retorno do investimento em inovação, é possível através de mecanismos como o spin-off alavancar oportunidades de negócios oriundas da base tecnológica da organização. 
14) A alternativa correta é B. Fazem parte dos 10 mandamentos de Pinchot: Vá ao trabalho cada dia preparado para ser demitido; Honre seus patrocinadores; Seja leal com todos. Não há conflito entre realização e consciência tranquila.
15) A Alternativa correta é D, pois o ponto-chave é entender que a atividade complementar, também chamada de extracurricular, deve agregar valor à formação profissional do empregado. Mas nem tudo conta pontos no currículo. Programas de iniciação científica, voluntariado e cursos de capacitação rendem mais pontos na carga horária.
16) A alternativa correta é E. A ética organizacional é utilizada para conceituar deveres e estabelecer regras de conduta do indivíduo no desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com clientes e demais pessoas. Ética corporativa é a maneira de "ser" de uma organização.
17) A alternativa correta é A, pois de forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual. O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis. O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.
18) A alternativa correta é A. A construção de uma boa imagem pessoal e profissional está inerentemente relacionada com dois conceitos básicos: a dualidade e a credibilidade. A dualidade significa que as pessoas têm ou não uma boa imagem. É construída num processo, não pode ser imposta, sendo obtida como resultado cumulativo de interações. É composta por comportamentos, hábitos, posturas, ética, conhecimentos, habilidades e competência. A credibilidade significa que uma boa imagem pessoal passa por transmitir confiança ao cliente, a qual se vai mantendo ao longo do tempo, e que vem da consistência dos resultados com a satisfação do cliente. 
19) A alternativa correta é C. O setor de serviços se caracteriza por grande heterogeneidade, englobando atividades muito distintas entre si, no que se refere a aspectos como porte das unidades produtivas, densidade de capital, nível tecnológico etc. Basta lembrar que a gama dos segmentos que fazem parte do setor vai desde serviços domésticos até transmissão de dados pela Internet.
No que diz respeito ao Brasil, o setor de serviços, no sentido mais amplo, teve participação de 60% a 62% do PIB no período 1994-1999, o que é compatível, em linhas gerais, com o observado em outros países.
20) A alternativa correta é D, pois blogs que demonstram interesse em uma vagade emprego não garantem ao profissional uma recolocação no mercado, ele deve ir em busca de novas oportunidades, enviando seu currículo e buscando contatos e indicações de pessoas. A qualidade de uma boa vaga de emprego é muito mais importante do que a quantidade de currículos encaminhados pelo profissional, pois trabalhar em uma boa empresa e conquistar uma vaga na sua área de atuação lhe trará maior sucesso, evolução e aprendizado.
21) A alternativa correta é E. Em uma dinâmica de grupo o profissional deve expor suas opiniões de maneira clara e objetiva sem deixar transparecer que apenas a sua ideia é a mais correta. Todos devem participar e interagir de forma a falar e escutar o seus outros concorrentes, para que o grupo chegue a um consenso.
22) A alternativa correta é A. Os mestrados e doutorados designados como stricto sensu são programas e cursos que estão sob estrita avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, em particular da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES. Sob a denominação de pós-graduação lato sensu estão todos os cursos de especialização, aperfeiçoamento, residência, mantidos por diferentes instituições de ensino superior ou independentes, que são importantes para a complementação da formação profissional depois da graduação.
23) A alternativa correta é A. A proficiência em idiomas estrangeiros é adquirida através de provas específicas em diversas instituições que aplicam esse teste, não é adquirido através de mestrado ou doutorado.
 24) A alternativa correta é A. De acordo com o próprio MEC, os MBA´s nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação, voltados para a especialização do próprio indivíduo que já atua profissionalmente.
25) A alternativa correta é A, pois o aumento da rotatividade não é um benefício para a empresa pelo fato de gerar gastos, perda de conhecimento, período de adaptação de novo funcionário e perda de credibilidade.
26) A alternativa correta é A. O aumento da rotatividade não é um benefício para a empresa pelo fato de gerar gastos, perda de conhecimento, período de adaptação de novo funcionário e perda de credibilidade.
27) A alternativa correta é E. As metas devem ser revistas a qualquer momento em que o profissional achar que há necessidade, não é estipulado um período para que tais metas sejam revistas.
28) A alternativa correta é C. O curso de pós graduação deve ser escolhido pela afinidade do profissional com o mesmo, a renda futura também é considerada por muitas pessoas, mas não é o essencial na hora de se escolher um curso profissionalizante.

Outros materiais