Buscar

caso const. 8 ao 16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

08- Parlamentar, membro de um CPI, vai realizar diligência investigatória fora do DF, em um Estado da Federação. Lá chegando, suas ações estão protegidas pela imunidade parlamentar?
R: Sim, continuar a ser protegi do pela imunidade parlamentares, desde que suas ações esteja ligadas diretamente ao exercício da atividade parlamentar, haja vista que as prerrogativa s pertence ao poder legislativo , logo as ações devem ser praticadas por parlamentar no exercício do mandato
09- Mara de Vereadores da Cidade aprovou lei que torna obrigatório a prestação do serviço militar por 3 anos, antiga reivindicação do “Movimento Cidade Segura”, sediado naquela localidade. Uma vez encaminhada para o gabinete do Prefeito ele alega estar em dúvida quanto à sua constitucionalidade e a obrigatoriedade de sua aplicação. Chama a Procuradoria Geral do Município para um parecer. Você é o (a) Procurador Geral do Município. Como orientaria o Prefeito? Pode o Prefeito negar a aplicação da lei por inconstitucionalidade?
R: O caso acima é flagrante a inconstitucionalidade da lei, pois trata de matéria de competência Federal. 
Sendo assim, abservando o principio da simetria o prefeito poderá negar a aplicação da lei devendo 
submetela a preseação dO poder judiciario.
Sendo assim, observando o principio da simetria o prefeito poderá negar a aplicação da lei devendo submetê-la preservação do poder judiciário.
Sendo assim, abservando o principio da simetria o prefeito poderá negar a aplicação da lei devendo 
submetela a preseação dO poder judiciario. 
10- A Empresa Brasileira de Tecnologia é uma estatal que pesquisa e produz tecnologias de ponta para o Brasil. Grande orgulho nacional é também grande empregadora, social e ambientalmente responsável, tendo sido classificada como uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no mundo. Este ano ela vai completar 10 anos de fundação. Após algum debate sobre a conveniência, ou não, de um evento comemorativo, o Governo Federal decide por realizar uma grande festa pública com shows gratuitos, emissão de selo comemorativo pela ETC (Correios), criação e entrega de um prêmio “mentes pensantes” para pessoas que se destacaram na área na última década. Ocorre que o debate sobre a realização do evento deixou pouco tempo para organizar tudo. Assim, como a situação era urgente e a causa relevante, o Governo Federal decide emitir uma Medida Provisória para dispensar as licitações da empresa de produção dos shows, da festa de premiação e ainda para permitir empenho de despesas mesmo sem comprovação prévia. Um parlamentar a oposição considera absurdo a contratação sem licitação e chama seu escritório de advocacia para ajudar. É cabível a edição de MP neste caso?
R: Não, o adversário de uma das empresas mas importantes do país é algo relevante no cenário nacional. A edição de medida Provisória, além dos limites meterias requer a presença de 2 elementos, ou seja, relevância e urgência. A edição de medida provisória dispensando uma micitação e gerando despesas, caracteriza grave violação as regras de orçamento. Sendo assim o poder publico não pode usar medida provisória para driblar a exigência legal da licitação que demonstra falta de planejamento o que feria moralidade administrativa. 
11- Governador do Estado de Marués foi citado na delação premiada da empresa LUCH S/A e é acusado de receber vantagens indevidas. A denúncia foi recebida no STJ e a defesa do Governador, invocando o Princípio da Simetria, a Assembleia Legislativa do Estado precisaria autorizar o início do processo contra o Governador no STJ, tal qual o Congresso Nacional precisa autorizar o processo contra a Presidência da República no STF. A defesa está correta? Aplica-se o Princípio da Simetria neste caso?
A defesa não esta correta.
-Não. Não obstante o principio da cimetria ser reconhecido em diversas situações o entendimento é de 
que havendo crime comum que o governador devera ser julgado no STF idenpendente do juiz da 
adimicibilidade
Não. Não obstante o principio de a simetria ser reconhecido em diversas situações o entendimento é de que havendo crime comum que o governador devera ser julgado no STF idenpendente do juiz da adimicibilidade.
12- A constituição do Estado de Muriapá em seu artigo 8.º determina que em caso de crime de responsabilidade, o Governador será julgado pela Assembleia Legislativa local.
O disposto no art 8º da CF Estadual de muriapar viola p principio constitucional da repartição de 
competencias. Segunda a CFcompete a União legislar sobre direito processual logo não cabe ao Estado 
defenir quem julgara o Governador no crime de responsabilidade. 
A demais a Lei Federal que Regulamenta o processo e o julgamento do crime de responsabilidade 
estabelece que o governador devera ser julgado pelo tribunal especial composto por deputados 
Estaduais e desembargadores, sobre a presidencia do presidente do tribunal de justiça local. 
A questão envolve o conflito material de competência . Segundo a CF a competência para o meio ambiente constitui competência material comum entre a união os Estados a 
Distrito Federa l e os municípios ( 9 art. 23, inciso V I) . 
13- Morador de São Paulo ajuizou Ação em face da União, no Justiça Federal local e perdeu e Recorreu ao TRF. Ocorre que os funcionários do TRF entraram em greve. Como a sua causa era urgente, ajuizou paralelamente um mandado de segurança, com pedido de liminar dirigido ao CNJ. O referido procedimento está correto?
O referido procedimento está errado, pois o conselho nacional de justiça não tem 
competência para processar e julgar mandado de segurança ou qualquer outra ação. O CNJ 
não exerce jurisdição, tendo competência apenas de fiscalização administrativa e financeira 
dos demais órgãos do poder judiciário e da atuação funcional dos magistrados
O referido procedimento está errado, pois o conselho nacional de justiça não tem competência para processar e julgar mandado de segurança ou qualquer outra ação. O CNJ não exerce jurisdição, tendo competência apenas de fiscalização administrativa e financeira dos demais órgãos do poder judiciário e da atuação funcional dos magistrados.
14- A multinacional japonesa CONIMAX – Petróleo S/A entende que não são devidos os pagamentos dos royalties advindos da exploração petrolífera no Estado de Marupiaçu. Por isto ajuizou uma Ação com pedido de liminar para isentar-se do referido encargo. O governador do Estado solicita uma audiência com o magistrado responsável aduz as suas razões, mas a multinacional consegue uma liminar favorável. Como forma de pressionar o por uma decisão favorável ao Estado, o Governador então, não repassa os valores relativos àquele mês para o custeio do Tribunal (deixando sem salários servidores, juízes e desembargadores) alegando falta de verbas, uma vez que o Tribunal lhe retirara os royalties. Considerando a situação fictícia acima, responda: Está correta a atitude do Governador?
R: A atuação do governador está absolutamente incorreta, pois desrespeitou a constituição Federal em seu artigo 168, neste caso, o poder judiciário deverá ajuizar uma ação contra o governador e eventualmente ensejar a intervenção da União no Estado.
15- 1. A quem compete julgar esse caso? 
Por se tratar de crime doloso contra a vida, o caso deverá ser julgado pelo Tribunal do Júri, da justiça estadual comum. Embora a vítima seja um índio, o caso não está relacionado a disputa de direitos indígenas , razão pela qual não seria competência da Justiça Federal (art. 109, XI). 
2. Qual é o fundamento do art. 109, IX, da Constituição da República? 
A atribuição à Justiça Federal da competência para julgar disputas sobre direitos indígenas 
decorre da competência atribuída à União Federal para proteção da cultura indígena, seus bens e 
valores (art. 231, CRFB). É por esta razão que a competência, nestas hipóteses, será da Justiça 
Federal, independentemente do Estado onde o caso tenhaocorrido.
3. Caso o juiz federal entendesse ser incompetente para julgar esse caso e encaminhasse os autos ao juiz de direito e este também entendesse ser incompetente, a quem caberia decidir qual o juízo competente? Por quê?
A competência, neste caso, será do S TJ, pois se trata de conflito negativo de competência entre 
órgãos vinculados a tribunais diversos (art. 105, I, d, CR FB).
16- O TCU ao julgar as contas da empresa estatal federal ENTREMAX, decidiu que havia uma “maquiagem” na contabilidade com o fim de esconder um grande desvio de dinheiro público. Como a sessão de julgamento foi transmitida pela internet, considerou em sua sentença que houve total respeito aos princípios da ampla defesa, porquanto condenou os diretores da empresa a penas privativas de liberdade e multas. Analise justificadamente a afirmação.
Afirmativa esta errada. O TCU tem poderes constitucionais para julgar as contas de administradores do dinheiro publico, podendo inclusive aplicar sanções administrativas entre elas a multa. Por outro lado o TCU não tem o poder para aplicar apenas restritivas a liberdades este poder somente é exercido pelos órgãos de poder judiciário.

Outros materiais