HISTORIA
4 pág.

HISTORIA


DisciplinaFundamentos da Pesquisa Histórica145 materiais1.367 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Leia o seguinte fragmento de texto: 
\u201cSerá que professor e pesquisador são profissões diferentes? Dentro da nossa cultura educacional são sim, mas, se pairássemos para analisar, veríamos que são profissões que se cruzam, que podem perfeitamente ser trabalhadas em conjunto, tanto um professor pode ser um pesquisador como um pesquisador pode ser um professor. Na nossa sociedade, o professor é visto como aquele que coloca em prática o que diz os pesquisadores que seguem modelos clássicos, desconhecendo a prática da sala de aula\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, Danielle de. Professor pesquisador. <http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/professor-pesquisador.htm>. Acesso em 20 jul. 2017. 
Considerando o fragmento de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História como disciplina acadêmica, analise as seguintes asserções:
I. A realidade da atuação profissional dos professores de História na Educação Básica brasileira é bastante dura, repleta de condições precárias.
PORQUE
II. A grande maioria dos professores de História da Educação Básica brasileira acumulam as funções de professores e de pesquisadores, com o objetivo de fazerem justiça à elevada remuneração que recebem. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere o seguinte excerto de texto: 
\u201cO uso das fontes também tem uma história, porque os interesses dos historiadores variaram no tempo e no espaço, em relação direta com as circunstâncias de suas trajetórias pessoais e com suas identidades culturais. Ser historiador do passado ou do presente, além de outras qualidades, sempre exigiu erudição e sensibilidade no tratamento de fontes, pois delas depende a construção convincente de seu discurso\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANOTTI, Maria de Lourdes. O livro Fontes históricas como fonte. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006. p. 10. 
Considerando o excerto de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História e suas fontes, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Toda a fonte deve ser considerada, ainda no século XXI, com o caráter de 
monumento que reflete a inquestionável verdade histórica.
	
	B
	São considerados documentos históricos dignos de investigação por parte 
dos historiadores apenas os comprovadamente oficiais.
	
	C
	Ao longo dos séculos XIX e XX, a noção de documento foi sendo alterada, 
ampliando-se as possibilidades de análises dos vestígios do passado.
	
	D
	Uma das características mais interessantes dos documentos históricos diz 
respeito ao fato de que a sua interpretação não pode mudar ao longo do tempo.
	
	E
	As denominadas fontes tradicionais são mais fáceis de se analisar, já que 
não demandam um olhar crítico por parte dos historiadores.
Questão 3/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere a seguinte informação: 
Em tempos de mudanças rápidas, a preocupação com o passado tem sido menosprezada por muitas pessoas. O imediatismo característico da sociedade contemporânea relega o passado às amareladas páginas dos livros e aos escuros corredores dos museus. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre as funções da História, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O ofício dos historiadores consiste em se pensar o passado com os olhos do 
passado.
	
	B
	A preocupação que devemos ter com a História é pensar no presente com os 
olhos do passado.
	
	C
	Pensar em História é pensar no futuro, buscando respostas para as aflições e 
questionamentos do presente.
	
	D
	O historiador limita-se a analisar apenas a história do tempo presente, 
evitando os dados do passado.
	
	E
	A história é o ato de se pensar no presente a respeito do futuro, buscando 
respostas para as indagações do passado.
Questão 4/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Leia a afirmação a seguir: 
Tanto a narrativa histórica como as fontes históricas analisadas refletem escolhas, opções, perspectivas, denotando posicionamentos ímpares e uma carga de subjetivismo que é própria a todos os historiadores, professores e estudantes de História. Isso significa experiências históricas distintas, reforçando os processos de individualização e de socialização dos indivíduos. As múltiplas formas de se escrever a História, isto é, os diversos modelos narrativos empregados para transmitir ideias historicamente construídas, evidenciam o amplo leque de possíveis interpretações do passado. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Conforme a afirmação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a narrativa histórica, analise as afirmativas a seguir:
I. Alguns historiadores consideram que a História, compreendida como disciplina científica, abarca tanto aquilo que aconteceu no passado como também as formas como tais acontecimentos são narrados.
II. Uma característica interessante das narrativas históricas é a ausência de dialogismo, isto é, a narrativa elaborada pelo historiador é resultado da possibilidade única de leitura das fontes e, por conseguinte, será a mesma leitura de um eventual leitor.
III. A afirmação de que somente por meio de narrativas se tem história pode ser explicada pelo fato de que são elas as conexões entre passado e presente com vistas ao futuro.
IV. As narrativas históricas podem ser apresentadas em diferentes formas ou tipos de linguagem, como por meio da oralidade, das narrativas escritas e, até mesmo, pela linguagem do cinema. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II
Questão 5/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere a seguinte afirmação: 
Costumo dizer para meus alunos que todas as sociedades humanas buscaram, de alguma forma, abordar sua história e preservar suas memórias. Como exemplo, os próprios alunos indicavam as pinturas rupestres como uma maneira de registrar atividades cotidianas, como a caça. Trata-se, de fato, de um registro que apresenta às gerações futuras elementos sobre um determinado tempo e lugar. Era um estratagema para justificar a importância da História na Educação Básica, afinal, qual professor de História não foi questionado a respeito da validade e da importância de se estudar História? 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Conforme o texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre as funções da pesquisa histórica, analise as afirmativas a seguir:
I. O fato de ser o homem uma criatura histórica permite que consideremos as várias estratégias adotadas pelos seres humanos no sentido de conferir um significado para a sua presença em um certo lugar e tempo específicos.
II. Atualmente é consenso entre os historiadores o sentido da disciplina História, que é o de apresentar respostas aos questionamentos do presente por meio da investigação do passado.
III. As ações do presente são desassociadas de qualquer relação com o passado, isto é, o desconhecimento do passado não interfere qualitativamente nas ações do presente, não comprometendo nos rumos das sociedades