Buscar

POSTAGEM 2 PEOP

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
(PE: OP) POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Tainá Campos Pimenta - 1753385
Suzano
2017
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade
Paulista – UNIP INTERATIVA,
referente ao curso de graduação em
Artes Visuais, como um dos
requisitos para a avaliação na disciplina
de cunho prático Prática de Ensino:
Observação e Projeto.
Orientadora : Prof.ª Tercia Pitta
Polo Suzano
2017
SUMÁRIO
 1. INTRODUÇÃO................................................................................03
 2. OBJETIVOS....................................................................................05
 2.1 OBJETIVO GERAL....................................................................05
 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.........................................................05
 3. DESENVOLVIMENTO......................................................................06
 3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.................................................... ...06
 3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.....................................07
 3.2.1 Ambientes e Público-alvo.....................................................07 
 3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos.................08 
 3.2.3 Propostas de Ação e Estratégias Didáticas........................08 
 3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma......................14
 4. AVALIAÇÃO........................................................................................16
 4.1 RESULTADOS ESPERADOS.....................................................16
 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................17 
 REFERÊNCIAS......................................................................................18
1. INTRODUÇÃO
 A educação vai muito além de uma sala de aula, é mostrar que também se pode aprender pelo mundo afora. É enxergar, transformar, realizar, é mostrar valores éticos.
 É tão comum nos dias de hoje vermos educação não formal, tem sido uma categoria utilizada com bastante frequência na área da educação para situar atividades e experiências diversas, fazendo com que os alunos possam ter um conhecimento que vai muito além da sala de aula. Isso começou na década de sessenta, depois do término da segunda guerra mundial em 1945. Nós conhecemos como atividades extracurriculares, sendo uma categoria utilizada com bastante frequência na área de educação para situar atividades. 
 A educação não formal não necessita de muita burocracia como a educação formal, que deve ter a aprovação do MEC, é sistematizada e exige uma documentação maior. Na maioria das vezes alunos que fazem cursos extracurriculares ganham um certificado de conclusão de curso livre, mas mesmo sendo algo mais simples, ele pode ser utilizadas para diversas áreas, como escolas, faculdades e até mesmo alguns concursos e empregos. 
 Mesmo sendo pequena a cidade de Suzano investe em alguns pontos culturais para que a cidade não fique somente na parte industrial e rural. Teatro, cinema, casarões de artes. Além dos casarões, a população não visita muito esses lugares. Existe a falta de interesse. Um dos pontos mais famosos que o suzanenses conhece é o colégio Suzano, que oferece diversos cursos no ambiente não escolar, sendo eles: teatro dança desenho, esportes e até mesmo reforço escolar. A população pode fazer os cursos e também os próprios alunos. É mais comum vermos alunos do ensino fundamental II participando dessas atividades extras. O colégio nasceu em 1982 e é localizado em seis endereços diferentes, mas o principal é o do acesso de alunos, que fica na Rua Amadeu José de Morais, 120 Parque Santa Rosa. Além dos cursos a população e os alunos podem desfrutar de eventos. 
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais 
 Promover o aprendizado no espaço não escolar do ECCOS, destacando sua importância cultural e aprofundando sua relação com a comunidade. Apresentar e explorar aspectos das obras e do espaço, relacionando-os com as disciplinas de Artes, Educação Física, Língua Portuguesa de maneira integrada. Propiciar aos alunos a construção de conhecimentos significativos.
2.2 Objetivos Específicos
Mostrar que atividades no ambiente não escolar podem proporcionar um conhecimento amplo;
Criar coletivamente atividades que envolvam as três disciplinas;
Criar relatórios após o final da ida ao teatro
Aprender a trabalhar em grupo e individualmente
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 Revisão Bibliográfica
 
 Um projeto pedagógico faz com que os professores tenham conhecimento de como os alunos estão com relação a sua disciplina. Ajuda com que o professor desenvolva a sua autonomia, podendo assim trabalhar para que possa ver uma evolução em sua matéria. 
 Com um projeto indisciplinar, ele tem a liberdade de trabalhar como desejar, fazendo assim com que outros professores trabalhem junto com ele, para que possam obter maiores resultados. Os alunos irão ter um aproveitamento maior dentro e fora da sala de aula e serão capazes de elaboras seus próprios conteúdos de aprendizagem. Assim, a crítica à livre expressão questionava a aprendizagem artística como consequência automática do processo de maturação do estudante.
Assim como no plano da experiência mais imediata dos alunos, uma classe é feita de diferentes crianças; no plano da realidade estética, um trabalho de arte é feito da articulação entre os elementos diversos que o compõem. Do mesmo modo, no plano da realidade sociocultural, o Brasil é um país onde existem diferentes regiões, cada uma com sua cultura local. E o mundo é feito de diferentes países com suas formas culturais específicas. A partir dessa visão, que universaliza a questão em estudo, os alunos podem transitar de sua experiência particular para outras e vice-versa, compreendendo o conceito de pluralidade cultural como parte da vida das comunidades humanas. É importante mobilizar a curiosidade dos alunos sobre contrastes, contradições, desigualdades e peculiaridades que integram as formações culturais em constante transformação e as distinguem entre si, por meio da escolha de trabalhos artísticos que expressem tais características.
 O olhar interdisciplinar deve romper com a fragmentação dos objetos de conhecimento nas diversas áreas e propor uma articulação das disciplinas em seu conjunto e entre si. O estabelecimento de intercomunicação entre as disciplinas favorece a análise horizontal e vertical dos conteúdos de aprendizagem, e, dessa forma, propicia aos alunos a apropriação gradual, processual e sistêmica dos conceitos e fenômenos.
 Um aluno, com olhar interdisciplinar, que recorre às várias estratégias disponíveis, que explora as diversas possibilidades e que pensa de forma articulada os diversos saberes, trará indícios inquestionáveis sobre a qualidade de um projeto que busca autonomia intelectual e moral dos sujeitos envolvidos no ato de aprender. “Eu Com Ele” na construção de uma comunidade escolar responsável, pró ativa, igualitária e sustentável, requer o processo de vinculação ativa desses sujeitos aos objetos do conhecimento – sobre os quais eles dedicam sua atenção – e a consequente construção de sentido (VASCONCELOS, 2005).
 A compreensão do ambiente natural e social e dos valores em que se fundamenta a sociedade, assim como o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem dos alunos, são objetivos desenvolvidos no Ensino Fundamental II por meio de situações de aprendizagem que: instiguem os conflitos cognitivos, permitam a argumentação, respeitem os conhecimentos prévios, promovam a inclusãoe principalmente propiciem a autonomia e o protagonismo juvenil.
3.2 Procedimentos Metodológicos
 
 3.2.1 Ambientes e Público Alvo
 Buscando o aproveitamento pedagógico de um ambiente educativo não escolar, os alunos e professores do 9º ano do Colégio Suzano desenvolverão um projeto utilizando o Espaço Cultural ECCOS.
Colégio Suzano - Rua Amadeu José de Moraes, 120 Parque Santa Rosa– Suzano, SP Brasil.
 Escola de ensino infantil, fundamental, médio e pós-graduação. Os alunos distribuídos em dois períodos, manhã e tarde. 
 Projetadas para o bem estar dos alunos, possui luminosidade adequada, acomodações espaçosas e confortáveis, tvs, retroprojetores, aparelhos de som itinerantes, ventiladores, lousa branca e computador, tornando-se assim um ambiente agradável e próprio para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Em 2010 foi implantado o projeto de salas ambiente. 
 E ainda foram instalados novos armários, computadores, equipamentos de áudio, vídeo, data show, o novo auditório com louca interativa.
- ECCOS: Espaço Cultural Colégio Suzano
Rua Regina Cabalau Mendonça, 481- Parque Santa Rosa- Suzano- SP Brasil
 O Centro Cultural do Colégio Suzano, única instituição de ensino em Suzano com um prédio próprio inteiro voltado para a cultura. Inaugurado em 1997 cresce e toma conta de todo o prédio 1 para sediar o "ECCOS" o espaço das artes, do entretenimento do esporte e do lazer. Com espaço e material para palestra, workshop, demonstrações etc. Sala de atendimento dos diretores artísticos, amplos WC, salão para aulas de DANÇA E EXPRESSAO CORPORAL.
 Um amplo espaço para aulas de artes plásticas, como pintura, escultura, cerâmica, tapeçaria entre outras, além de espaço para guarda de material como telas, tintas etc. O ECCOS dispõe de um forno profissional para a queima de cerâmicas. Ainda no segundo andar um amplo WC e pias adequadas para limpeza dos materiais de aula. Acesso ainda ao TEATRO, que com a reforma recebeu novo sistema de ventilação e ar refrigerado, novo piso emborrachado pastilhado, "tipo metrô", além de retoques na iluminação, som e camarins.
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos
 O projeto reúne três disciplinas, Artes, Educação Física e Português. Com o intuito de fazer com que os alunos interajam uns com os outros, fazendo com que se expressem, exercitem a imaginação e sensibilidade. 
- Artes: dança (Expressão Corporal e coletividade);
-Educação Física: Conhecimento dos próprios limites corporais (Força, Ritmo e coordenação);
-Português: Poesias e Poemas ( Escrever com essas formas sobre a linguagem da dança)
 3.2.3 Proposta de Ação e Estratégias Didáticas
 Este projeto terá duração de 15 dias letivos. Os alunos deverão se reunir em grupos. Os professores das disciplinas de artes, português e educação física terão que trabalhar em sala de aula o projeto, de acordo com a proposta descrita e irão dialogar com os alunos em sala de aula. Ele será dividido em 4 etapas.
 Nessas etapas, os alunos poderão utilizar o teatro, o ginásio, sala de informática e equipamentos multimídia.
1ª Etapa: Conhecendo o projeto: Colégio Suzano
Artes: O aluno deverá observar e apreciar as atividades de dança realizadas por outros (colegas e adultos), para desenvolver seu olhar, fruição, sensibilidade e capacidade analítica, estabelecendo opiniões próprias. Essa é também uma maneira de o aluno compreender e incorporar a diversidade de expressões, de reconhecer individualidades e qualidades estéticas. Tal fruição enriquecerá sua própria criação em dança.
Deverá ser desenvolvida:
A consciência corporal
Noções de estilos musicais que envolvam a dança
Reconhecimento do outro
O poder da dança em grupo
Educação Física: Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer.
Deverá ser Desenvolvido:
Trabalho em grupo
Força física
Atividades rítmicas e corporais
Exercícios aeróbicos (yoga, pilates,etc)
Descobrir se os alunos têm noções de dança
Português: Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na comunicação cotidiana, na elaboração artística.
Deverá ser Desenvolvido:
Fazer uma poesia relacionada ao mundo da dança
Declarar esta poesia em sala de aula
Fazer um relatório sobre a dança antes do espetáculo 
Fazer um relatório com as impressões depois do espetáculo
2ª Etapa: Ida ao teatro ECCOS
 No dia 20 de novembro no período da tarde, os alunos do 9º ano, irão ver um espetáculo de dança no espaço cultural ECCOS, agendado pelos professores responsáveis com antecedência.
Eles serão recebidos pelos monitores do espaço, que os guiarão até seus lugares no teatro.
Eles irão aguardar, até que a apresentação comece. Enquanto isso os professores responsáveis pelo projeto irão explicar rapidamente sobre a proposta. 
No final eles terão um bate papo rápido com os dançarinos e voltarão para o colégio.
3ª Etapa: Início das atividades relacionadas ao projeto
Artes – Criação dos grupos e Criação da dança, Ensaios.
Educação Física – Trabalho corporal em grupo.
Português - Relatórios individuais e em grupos sobre cada aula.
4ª Etapa: Apresentação final no teatro
 
 O fechamento desse projeto será uma apresentação no teatro do colégio, feito por cada grupo e será aberto aos familiares e alunos.
 3.2.4 Tempo de Duração do Projeto e Cronograma
O Projeto terá a duração de 15 dias letivos e será dividido em 4 etapas 
1ª Etapa: Conhecendo o projeto- Será explicado em sala de aula o que deverá ser feito até o final do projeto
2ª Etapa: No teatro, os alunos irão assistir a um espetáculo de dança e fazer um pequeno relatório do que foi observado.
3ª: Etapa: Início das atividades relacionadas ao projeto: Criação da dança, trabalho corporal, relatórios individuais e em grupos sobre cada aula, ensaios.
4ª Etapa: Apresentação final no teatro.
	DATA
	LOCAL
	ATIVIDADE
	20 a 24/11
	Sala de aula
	desenvolvimento do projeto 
	27/11
	Teatro ECCOS
	Apreciação do espetáculo para as realizações das atividades
	28 a 7/11
	Sala de aula
	Inicio e finalização das atividades
	8/11
	Escola
	Apresentação final aberta ao público
4. AVALIAÇÃO
 A avaliação será feita durante o processo, com a observação dos professores em todas as atividades. Os alunos serão avaliados em conjunto e individualmente, para que no final eles façam um trabalho de até cinco páginas, contando sobre a experiência que tiveram antes, durante e depois do processo.
 4.1 Resultados Esperados 
 Esperasse que os alunos participem de um trabalho em conjunto em um ambiente não escolar. Com todas as disciplinas integradas, fazendo com que eles tomem a consciência da importância da dança, das poesias produzidas e da expressividade coletiva. 
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Trabalhando um projeto envolvendo as disciplinas de artes, português e educação física, em um ambiente não escolar, leva ao aluno uma nova forma de aprender, ele descobre o quão importante é trabalhar em conjunto e começa a ter atenção em pequenos detalhes. Com atividades bem planejadas, contribuem para que os alunos tenham uma aprendizagem significativa, fazendo com que tenham um ensino de qualidade. Eles conseguem ter uma sensibilização a mais com a arte, sem julga-la ou despreza-la. Eles desenvolvem a criatividade e conseguem fazer com que a própria consciência desperte. 
	
REFERÊNCIAS
Educ. Soc. vol.28 no. 99 Campinas May/Aug.  2007 Educação não formal: contextos, percursos e sujeitos
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200017
>Acesso em 9 nov. 2017
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Holtz, Maria Luiza Marins. Liçõesde Pedagogia Empresarial. MH Assessoria Empresarial Ltda. 1999.

Continue navegando