Buscar

AULA 06

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA CULTURAL
AULA 06
	
	
		1.
		Sobre a contribuição de Kroeber para a ampliação do conceito de cultura, podemos destacar, em sua fala: "A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações". Isso quer dizer que:
		
	
	
	
	
	que os estudos históricos das culturas simples e as condições psicológicas e dos meios ambientes, alterariam cultura que estaria sempre subordinada ao aparato biológico do ser humano.
	
	
	os fenômenos sociais devem ser considerados da mesma forma que os fenômenos da natureza, daí explicar o fenômeno da cultura através simplesmente da biologia.
	
	 
	adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que agir através de atitudes geneticamente determinadas.
	
	
	a cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos, embora haja necessidade de modificar o seu aparato biológico.
	
	
	podemos partir da crença na evolução das sociedades das mais primitivas até as mais civilizadas, ou seja, das sociedades primitivas,bárbaras até as civilizadas.
	
		2.
		Podemos dizer que há um paradigma dominante, isto é, uma ideia científica dominante à época do estabelecimento da Antropologia como ciência, que teve sua crítica com Boas, mas parece ainda estar disseminada em todo o senso comum. Estamos tratando de qual conceito?
		
	
	
	
	
	Estruturalismo
	
	
	Comparativismo
	
	 
	Evolucionismo
	
	
	Relativismo Cultural
	
	
	Endoculturação
	
	
		3.
		Edward Tylor escreve que os investigadores modernos tendem a reconhecer que há uma unidade, uma permanência de leis de causa e efeito que possibilitam a interpretação da história da humanidade como um objeto de estudo sistemático que possui possui causas e regularidades. Ele a está identificando com
	
	
	
	
	 
	as ciências naturais
	
	
	as ciências humanas
	
	
	as ciências sociais
	
	
	a filosofia
	
	
	a teologia
	
		4.
		Que tipo de novo método de trabalho para a Antropologia foi proposto por Franz Boas para empreender uma crítica ao pensamento dominante no século XIX?
	
	
	
	
	
	método fenomenológico
	
	
	método hipotético-dedutivo
	
	 
	método comparativo
	
	
	método dedutivo
	
	
	método indutivo
	
	
		5.
		Vimos com o antropólogo Edward Tylor que a cultura é tratada como um objeto de estudo sistemático que possui possui causas e regularidades. Podemos perceber que Tylor tem a preocupação de reafirmar a igualdade da natureza humana em todas as culturas, isso quer dizer que ele vê diversidade
	
	
	
	
	
	como possibilidade de que as várias civilizações sejam percebidas de forma igual.
	
	
	admitindo que as civilizações possuem pontos em comum e que há igualdade entre elas.
	
	 
	como fruto da desigualdade de estágio existentes no processo de evolução.
	
	
	com bons olhos, não afetando a maneira como julgamos as civilizações.
	
	
	encontrando nos diferentes povos, o desenvolvimento das mesmas leis que os regem.
	
		6.
		Joseph Arthur de Gobineau, o conde Gobineau, veio ao Brasil no ano de 1869 em missão diplomática. Era um literato com vasta produção, porém os quatro volumes do Essai sur l'inégalité des races humaines - Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas foram o seu trabalho mais conhecido. Na citada obra, o conde procurava compreender a causa da ascensão e queda das grandes civilizações e chegara à conclusão de que a questão étnica era a mola propulsora da história. A mistura de raças seria, portanto, a razão para o fim das grandes civilizações. Nesse caso, os brasileiros não seriam dignos de um bom prognóstico por parte do conde, o qual acreditava que em menos de duzentos anos essa população seria extinta. (SOUZA. A extinção dos brasileiros segundo Gobineau). As ideias de pureza racial e de superioridade racial marcaram algumas teorias do século XIX e ainda inspiram algumas visões equivocadas sobre as diferenças sociais entre os povos do mundo. Essas teorias tendem a:
	
	
	
	
	 
	Naturalizar a cultura ao adotar um conceito biológico de raça para explicar as diferenças sociais.
	
	
	Desnaturalizar a cultura ao adotar um conceito sociológico de raça para explicar as diferenças sociais.
	
	
	Democratizar as relações entre as diferentes raças e reduzir as diferenças sociais.
	
	 
	Naturalizar a cultura ao adotar um conceito sociológico de raça para explicar as diferenças sociais.
	
	
	Desnaturalizar a cultura ao adotar um conceito biológico de raça para explicar as diferenças sociais.
	
	
		7.
		Preocupado com o estudo da história concreta, particular de cada cultura ao invés de, como o evolucionismo, ter uma história única, geral, onde teriam de caber todas as culturas, (Franz Boas) voltou-se, definitivamente, para o mundo do OUTRO. A categoria de história perdia, com ele, o seu H maiúsculo tão fundamental aos evolucionistas. O h, agora, era minúsculo. Não havia uma única história que se acumulava, inapelavelmente, em direção à sociedade do EU. O OUTRO também passa a poder contar sua história que não iria desembocar, necessariamente, na avançada sociedade do EU. (ROCHA. O que é etnocentrismo.) O texto apresenta uma critica ao evolucionismo, corrente de pensamento antropológica que teve como um de seus principais teóricos:
	
	
	
	
	 
	Edward Tylor
	
	
	Augusto Comte
	
	
	Claude Levi-Strauss
	
	
	Roberto da Matta
	
	
	Bronislaw Malinowiski
	
	
		8.
		Os antropólogos, de forma geral, concordam que existe influência da cultura na visão de mundo do homem. Também está claro que os homens utilizam-se do seu equipamento anatômico para a produção de cultura. Partindo dessa relação, visão de mundo e utilização do equipamento anatômico humano, qual das afirmações abaixo está correta?
	
	
	
	
	
	Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo é determinada somente por fatores genéticos.
	
	
	Todos as mulheres são dotadas do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo é determinada geneticamente e não esta relacionada com os padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.
	
	 
	Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.
	
	
	Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente, depende das condições econômicas de cada indivíduo e de seu acesso aos bens culturais e econômicos.
	
	
	) Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo é determinada geneticamente e não esta relacionada com os padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.

Continue navegando