Buscar

Direito Penal

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703192459)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca dos institutos da desistência voluntária, do arrependimento eficaz e do arrependimento posterior, assinale a opção correta. : (Exame OAB/CESPE - UNB 2009.1)
		
	
	O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza responderá pelo crime consumado com causa de redução de pena de um a dois terços.
	 
	A desistência voluntária e o arrependimento eficaz, espécies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por três fases: o início da execução, a não consumação e a interferência da vontade do próprio agente.
	
	Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execução, o resultado naturalístico pode ser evitado
	
	A natureza jurídica do arrependimento posterior é a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequação típica indireta, de forma que o autor não responde pela tentativa, mas pelos atos até então praticados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704013322)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2015. FGV. TCM-SP. Agente de Fiscalização - Ciências Jurídicas) Dois prefeitos de cidades vizinhas, Ricardo e Bruno, encontram-se em um bar, após uma reunião cansativa de negócios. Ricardo bebia doses de whisky e, mesmo não sendo essa sua intenção, acabou ficando embriagado. Enquanto isso, Bruno bebia apenas refrigerante, mas foi colocado em seu copo um comprimido de substância psicotrópica por um eleitor de sua cidade, que também o deixou completamente embriagado. Após, ainda alterados, cada um volta para a sede de sua prefeitura e apropriam-se de bens públicos para proveito próprio. Considerando o fato narrado, é correto afirmar que:
		
	
	Ricardo e Bruno são isentos de pena, pois a embriaguez do primeiro foi culposa e do segundo decorreu de força maior.
	
	Ricardo e Bruno são isentos de pena, pois a embriaguez de ambos decorreu de força maior;
	 
	Ricardo deverá responder pelo crime praticado, enquanto Bruno é isento de pena;
	
	Ricardo e Bruno deverão responder pelos crimes praticados, pois a embriaguez nunca exclui a imputabilidade penal;
	
	Ricardo e Bruno, caso sejam denunciados, responderão criminalmente perante a Câmara de Vereadores;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703188743)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julio engenheiro civil, para economizar gastos com mão de obra de eletricista, faz, ele mesmo, as ligações elétricas em sua residência. Em determinado cômodo, deixa um fio descoberto e seu empregado João, ao tocá-lo, morre eletrocutado. Neste caso, a partir dos estudos realizados sobre dolo e culpa, é correto afirmar que restou configurado:
		
	 
	Crime culposo.
	
	Crime doloso .
	
	Mero acidente de trabalho.
	
	crime preterdoloso
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703748311)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Considere que determinado agente tenha em depósito, durante o período de um ano, 300 kg de cocaína. Considere também que, durante o referido período, tenha entrado em vigor uma nova lei elevando a pena relativa ao crime de tráfico de entorpecentes. Sobre o caso sugerido, levando em conta o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Deve ser aplicada a lei mais benéfica ao agente, qual seja, aquela que já estava em vigor quando o agente passou a ter a droga em depósito.
	 
	Deve ser aplicada a lei mais severa, qual seja, aquela que passou a vigorar durante o período em que o agente ainda estava com a droga em depósito.
	
	As duas leis podem ser aplicadas, pois ao magistrado é permitido fazer a combinação das leis sempre que essa atitude puder beneficiar o réu.
	
	O magistrado poderá aplicar o critério do caso concreto, perguntando ao réu qual lei ele pretende que lhe seja aplicada por ser, no seu caso, mais benéfica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703198324)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(OAB-RJ 31°) 
Na teoria finalista, o dolo exige:
		
	
	O conhecimento das permissões.
	 
	O conhecimento da ilicitude;
	
	O conhecimento dos elementos que integram o tipo subjetivo;
	 
	O conhecimento dos elementos que integram o tipo objetivo;

Continue navegando