Buscar

Caso Concreto 13 TGP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria Geral do Processo
Caso Concreto 13
Foi proposta por Jurandir em face de Fausto ação de conhecimento para postular a cobrança de crédito cambial, decorrente de emissão de nota promissória pelo réu, vencida e não paga. Citado, o réu, em preliminar, alega entre outras defesas processais e de mérito a falta de interesse do autor, em conta que dispõe de tutela de execução para eventualmente fazer valer o seu direito. Indaga-se: 
a) Assiste razão ao réu na sua defesa? Justifique. 
RESPOSTA: Não. Porque se trata de uma ação de conhecimento cognitiva entre as partes, restando o judiciário o reconhecimento do pedido. 
 b) Diferencie a tutela de conhecimento(cognitiva) da tutela de execução. Justifique. 
RESPOSTA: Na TUTELA COGNITIVA (CONHECIMENTO) dar-se-á o acertamento do direito das partes, a sentença portanto reconhece, nega ou dá procedente em parte ao pedido do autor. Na TUTELA EXECUÇÃO se estrutura a busca da satisfação do credor, seja em título judicial ou extrajudicial, e desde que preenchidos os requisitos previstos em lei.
___________________________________________________________________
2ª Questão. 
 Em ação de conhecimento, pelo procedimento comum, fundada em dispositivo contratual, o autor pede o cumprimento de o brigação de fazer pactuada e descumprida voluntariamente pelo contratado, ora réu. O réu, na contestação, alega incom petência absoluta do juízo e requer seja avaliada a n ulidade da mesma cláusula co ntratual sobre a qual se funda a pretensão do autor. Nesse contexto, identifique, pela ordem, as seguintes questões suscitadas: I) incompetência; II) nulidade da cláusula; e III) cumprimento d a obrigação de fazer: 
Resposta: e) preliminar, principal e prejudicial.

Outros materiais