Buscar

Caso Concreto 16 TGP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Teoria Geral do Processo
Caso Concreto 16
Eduardo promove em face da Fazenda Pública Estadual ação visando a condenação do réu a fornecer remédios para tratamento de doença (AIDS). Na inicial postula, ainda, a co ncessão de tutela antecipada, diante do risco de dano irreparável. O juiz, ao examinar inicial concede a tutela reclamada, que foi objeto de recurso por parte do réu. Indaga-se: 
a) É admissível a concessão de tutela antecipada em face da Fazenda Pública Estadual? Justifique.
 RESPOSTA: Sim, a priori é preciso estabelecer que para incidir sobre as tutelas antecipadas concedidas em desfavor da Fazenda Pública nos casos em que est iverem presentes os requisitos legais autorizadores da antecipação (Art. 273 do Código de P rocesso Ci vil) e, não exista expressa vedação legal (Lei 9.494/97) para sua concessão. 
b) Como se comporta a jurisprudência do STJ sobre a possibilidade o u não de concessão de tutela antecipada em face do Estado? 
RESPOSTA: A jurisprudência já se manifestou positivamente na possibilidade de antecipação de tutela antecipada sem que haja ofensa ao princípio do contraditório, conforme ementa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná infra: Tutela antecipada – Provimento ante a presença dos requisitos exigidos no art.273 do Código de P rocesso Civil – Concessão liminar sem oitiva da parte contrária – Possibilidade – Faculdade reservada ao julgador – Possibilidade, na espécie, frente ao iminente risco de frustração do objetivo visado na medida – Inexistência de afronta ap princípio do contraditório. **Necessário lembrar que a antecipação da tutela sem a o itiva da parte contrária é possível apenas em casos excepcionais, como bem José Roberto dos Santios Bedaque embora admissível a antecipação antes de o réu integrar o co ntraditório, tal solução mostra -se absolutamente excepcional, pois o juiz terá, como elementos de informação, apenas a visão unilateral do fenômeno apresentada pelo autor.
___________________________________________________________________
2ª Questão. 
Considerar as seguintes afirmações, indicando, adiante, a alternativa correta: I - O instituto da antecipação da tutela não se aplica às causas em que for ré a Fazenda Pública. II - Segundo a disciplina legal do instituto da antecipação de tutela, é vedada a concessão de medidas liminares satisfativas, ou seja, que im portem, de algum modo, a fruição do direito material pleiteado pelo autor. III - Em se tratando de obrigação de fazer ou não fazer, e estando configurados os requisitos da relevância do direito e do fundado receio de ineficácia do provimento final, é cabível medida cautelar inominada para impor ao demandado o cumprimento do ato ou da om issão a que está obrigado. 
Resposta: d) Nenhuma das afirmações está inteiramente correta.