Buscar

seminario parasito (CUMBICOLA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Familia philoteridae
Gênero Columbicola
Espécie Columbicola columbae
Ordem Phthiraptera
COLUMBICOLA COLUMBAE
Parasitas de pombos e rolas, é muito comum. Seu local preferido é a parte anterior do corpo, onde pode causar discretos pruridos, e , como na maioria das pediculoses, as infestações maciças são observadas usualmente apenas em aves doentes e debilitadas.
PATOGENICIDADE E EPIDEMIOLOGIA
Os piolhos de aves podem digerir queratinas, mastigando pedaços de penas, quebrando os com estruturas semelhantes a pentes no papo e digerindo os com secreções auxiliadas por ação bacteriana. Ingerem não só as bainhas cutas de penas em crecimento, mas tambem penugem e crostas cutâneas.
Apesar das diferenças na patogenicidade entre gêneros, os efeitos da pendiculose aviária são amplamente similares, variando apenas em grau. As aves tornam se incapazes de repousar, param de se alimentar e podem ferir se por arranhuras e arrancamento das penas, com resultados frequentemente mais graves que qualquer dano imediato produzido pelos piolhos.
D modo geral, as aves jovens sofrem mais intensamente , com perda de peso, debilidade e talvez morte. Nas aves de postura adultas, o efeito sobre o peso corpóreo é leve, e a perda principal ocorre por queda na produção de ovos. Como se poderia esperar, a prática de corte de bico permite aumento nas infestações, impedindo que as aves se biquem e se limpem.
Como nas outras pediculosidades, a condições, por si só, nas aves domésticas muitas vezes é um sintoma decorrente de outra causas, como outra infecção, desnutrição ou instalação inadequadas, superlotas e sem higiene.
CICLO
OVO - NINFA- 1-2-3- FASE Adulta
duração de 3a 5 semana
ovo- 1 a 2 semana - ninfas- eclode , muito semelhante ao adulto, porem menor e mais clara.
TRATAMENTO E CONTROLE
 embora sejam usados métodos, como pulverização da cama ou emprego de caixas de postura tratadas com ineticidas, para evitar manipulação indevida das aves são, sem dúvida alguma, melhores. Recomendam se inseticidas como a cipermetrina e o carbamato carbanil. Dois tratamentos, num intervalo de 14 dias, geralmente são eficazes.

Outros materiais