Buscar

QUESTÕES DO LIVRO modificação do comportamento, o que fazer?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DO LIVRO: MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO, O QUE FAZER?
CAPÍTULO 1:
2-Diferencie comportamento e produtos de comportamento. Dê um exemplo de um comportamento e de um produto de comportamento. 
Essencialmente, comportamento é qualquer coisa que uma pessoa diz ou faz. Tecnicamente, comportamento é qualquer atividade de um organismo, seja muscular, glandular ou elétrica. Produtos de comportamento seriam os resultados ou as respostas emitidas depois do comportamento. Estudar é um comportamento, tirar nota alta é o produto desse comportamento.
10-Por que os psicólogos comportamentais descrevem problemas comportamentais em termos de déficits e excessos comportamentais específicos?
Para ajudar a evitar problemas inerentes ao uso dos rótulos sintéticos genéricos (muito usado por terapeutas tradicionais) independente dos rótulos é o comportamento que deve causar preocupação e é ele que deve ser tratado para reduzir o problema. 
11-O que os modificadores de comportamento querem dizer com o termo ambiente. Dê um exemplo.
O termo ambiente se refere às pessoas, objetos e eventos correntemente presentes ao redor de um indivíduo, que afetam seus receptores sensoriais e que podem afetar seu comportamento. Um exemplo de ambiente pode ser um amigo, na presença de um determinado amigo (ambiente) meu comportamento se modifica, diferentemente quando estou no trabalho (ambiente), meu comportamento também é modificado.
15-Defina avaliação comportamental.
O conceito de avaliação comportamental envolve a coleta e a análise de informações e dados, com o objetivo de identificar e descrever comportamentos-alvo (comportamentos que necessitam ser melhorados), identificar possíveis causas do comportamento, orientar a seleção de um tratamento comportamental adequado e por fim avaliar o resultado do tratamento. 
CAPÍTULO 2:
2-Cite quatro comportamentos apresentados por crianças que já foram aprimorados pela aplicação de modificação de comportamento por parte dos pais.
Andar, falar (linguagem), utilizar o banheiro e fazer tarefas domésticas (varrer o chão).
3-Cite quatro comportamentos, em educação, que tenham sido modificados por modificação de comportamento.
 Leitura oral, soletrar, escrever e realizar operações matemáticas.
8-Cite quatro comportamentos que foram modificados por modificação de comportamento em crianças com autismo.
Vestir-se, cuidar-se, alimentar-se e comunicar-se.
9-Cite quatro comportamentos que foram modificados por modificação de comportamento em pessoas com esquizofrenia.
Comportamentos de interações sociais, de comunicação, de assertividade e de busca por emprego.
CAPÍTULO 3:
5-Por que é necessário ser específico ao selecionar um comportamento para um programa de reforçamento?
Sendo específico é possível melhorar a confiabilidade para detectar exemplos de comportamento e de mudanças na sua frequência e a probabilidade de que o programa de reforçamento seja aplicado consistentemente aumenta.
8-Usando a definição de reforço positivo, descreva os passos que se deve seguir para testar se um determinado item é reforçador para determinada pessoa. Ilustre com um exemplo.
Reforçadores positivos, são eventos que fortalecem uma resposta, quando são introduzidos depois de uma resposta. Para saber se existe um reforçador para uma determinada pessoa, deve-se primeiro escolher os reforçadores, pois o que é reforçador pra uma pessoa, pode não ser para outra, como por exemplo, um determinado tipo de comida pode ser reforçador para uma criança obter um comportamento desejado, e para outra seja necessário brincar durante alguns minutos com determinado brinquedo para se reforçar um comportamento. 
17-O que significa ambiente natural? E reforçadores naturais?
Ambiente natural é o cenário onde os reforçadores naturais ocorrem, tais reforçadores acontecem sem programação, que ocorrem na vida cotidiana, normal.
21-Usando a definição de reforço positivo, como você poderia realizar um teste para determinar se a atenção social de um determinado adulto é ou não reforçador a para uma criança retraída?
O comportamento da criança retraída provavelmente lhe traz mais atenção social do que teria obtido caso olhasse para o adulto. Em tais casos, é muito natural que os adultos persistam na tentativa de fazer com que uma criança olhe para eles quando falam com ela. Infelizmente, tal comportamento tem probabilidade de reforçar o comportamento retraído da criança. A tendência a dar muita atenção é mantida, às vezes, pela crença de que a interação social é necessária para “tirar a criança de seu estado de retraimento”. 
CAPÍTULO 22:
1-Descreva brevemente três formas de descobrir variáveis que controlam um comportamento problema.
Avaliação por questionário, que consiste em várias perguntas relevantes feitas as pessoas próximas ao cliente. A avaliação por observação ou descritiva, onde se observa cuidadosamente e se descreve os antecedentes e consequências imediatas do comportamento, em seu ambiente natural. E por fim a análise funcional, que é a avaliação direta dos efeitos sobre o comportamento-problema.
3-Descreva brevemente como uma análise funcional indicou que o comportamento autolesivo de Susie era provavelmente mantido porque lhe permitia esquivar-se de pedidos e exigências feitos por adultos. Como a condição de tratamento confirmou a análise funcional?
Partindo do pressuposto de que na análise funcional é permitida a manipulação sistemática de eventos ambientais para testar experimentalmente o papel de tais eventos como antecedentes ou consequências que controlam e mantem comportamentos-problema, com Susie, o terapeuta no caso “de dar atenção”, se aproximava dela, logo depois da ocorrência da autolesão, na condição de “demanda” o terapeuta lhe oferecia tarefas educacionais, uma a cada 30 segundas e em outras sessões Susie era deixada sozinha numa sala com brinquedos e jogos ou vazia e era observada pelo terapeuta. No decorrer das sessões os resultados diziam que Susie frequentemente emitia os comportamentos autolesivos na condição de “demanda”, mas raramente nas outras duas ocasiões. Confirmando assim a hipótese de que esse comportamento era mantido para ela esquivar-se de pedidos e exigências feitos por adultos. A condição de tratamento confirmou a análise funcional porque o tratamento oferecido pelo terapeuta consistia na extinção do comportamento autolesivo, onde os professores não iriam mais solicitar tarefas a ela, mas sim conduzi-la fisicamente para realização delas. Na quinta sessão os comportamentos disfuncionais já estavam reduzidos a praticamente zero, confirmando assim a análise funcional. 
6-Quais são os três indicadores de que um comportamento-problema é provavelmente mantido pela atenção social que se segue a ele?
*O fato de a atenção aparecer logo depois do comportamento-problema ser emitido.
*O fato de o indivíduo olhar, ou se aproximar da pessoa responsável por ele antes de se emitir o comportamento.
*O fato de o indivíduo sorrir antes de se emitir o comportamento. 
11-Suponha que uma criança não verbal grite alto como forma de escapar de pedidos feitos por adultos, em diferentes contextos de treinamento. Descreva duas estratégias alternativas que os adultos poderiam usar para lidar com o comportamento-problema.
Uma estratégia seria ensinar o indivíduo não verbal, se comunicar de outra maneira, indicando o estímulo aversivo que o faz ter esse tipo de comportamento e a partir daí esse excesso comportamental pode ser de uma resposta adaptativa com a mesma função daquela que tinha o comportamento problema. Outra estratégia é possível desenvolver um programa de tratamento, onde o nível de dificuldade do comportamento solicitado seja baixo e aos poucos ir aumentando o nível.

Outros materiais