Buscar

RELATORIO DE ESTAGIO PLANEJAMENTO E DOCENCIA NO ENSINO MEDIO (2)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
WILLIAN SANTOS DE OLIVEIRA
RU:1310261
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO MÉDIO: PLANEJAMENTO E DOCÊNCIA
FAXINAL
2017
 
WILLIAN SANTOS DE OLIVEIRA
RU:1310261
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO MÉDIO: PLANEJAMENTO E DOCÊNCIA
Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Médio: Planejamento e Docência, Apresentado ao curso Licenciatura em História. Tutor local: Ana Paula Chagas Martins. Centro associado FAXINAL.
FAXINAL
2017
1. INTRODUÇÃO
 Foi realizado o estágio na disciplina de Licenciatura em História no Ensino Médio, com a importância de planejamento e docência para a formação profissional do acadêmico em história. O estágio realizado visa conhecer as especificidades do Trabalho profissional do professor no Nível Médio, observar, participar e planejar ações a serem desenvolvidas com alunos do ensino médio de um Colégio público, assim como sua didática de ensino e também articular teoria e prática durante todo o período de estágio. 
 O estágio foi realizado nos dias 29.05.2017 à 08.07.2017. Os objetivos deste estágio é analisar e formar um plano de aula para que se obtenha experiência sendo professor e contribuir para o aprendizado do aluno através da metodologia aplicada. 
 O estágio nos proporciona a oportunidade de saberes e entendimento de como trabalhar com o ser humano através de debates e reflexões dentro do contexto teoria e prática, proporciona também compreender ou discutir as indagações do aluno. 
 É fundamental para o desenvolvimento do aluno desta disciplina ter a oportunidade de relatar fatos e acontecimentos, pois consiste em desenvolver no mesmo, uma reflexão e ao mesmo tempo será trabalhada sua autonomia e visão de mundo. 
 O Relatório de Estágio Supervisionado Planejamento e Docência no Ensino Médio tem por finalidade, propiciar orientações claras e objetivas do trajeto vivenciado para o, desenvolver das atividades, referente ao Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em História. Busca também definir informações e conceitos básicos do conhecimento prático pedagógico, através do procedimento para o Estágio Supervisionado Planejamento e Docência. Nele, está todos os procedimento e documentos necessários ao Estágio, devendo o aluno solicitar a orientação do Professor Orientador, quando necessário, no início e durante qualquer preenchimento. 
 O estágio favorece uma etapa muito importante para a formação do docente e também quanto da organização do trabalho exercido pelo estagiário, tendo a função de estar na escola para fazer a observação, tendo um olhar bastante crítico direcionado ao professor, fazendo comparação entre teoria e a prática.
2. PROSSEGUIMENTO DE ELABORAÇÃO
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O estágio foi realizado no Colégio Estadual Talita Bresolin – No seguimento do Ensino Médio, situado à Rua José Cunha Neto 388 – Jardim Santana, CEP 86820000, localizada na cidade de Califórnia no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone – 3429-1251. Entidade Mantenedora: GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ Núcleo Regional da Educação: APUCARANA PR.
Considerado um dos mais importantes da cidade, o Colégio Estadual Talita Bresolin tem o funcionamento em três períodos sendo das 7:40 as 11:40 no período matutino ,das 13:00 as 17:00 no período vespertino e das 19:00 as 22:40 no período noturno, o colégio atende alunos da 6ª serie até a 9ª serie no ensino fundamental e da 1ª a 3 ª no ensino médio. 
O Estágio Supervisionado Planejamento e Docência no Ensino Médio foi realizado, sendo observado os alunos e os professores do Ensino Médio na disciplina de História.
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
 
O movimento real de educação adotada pela instituição onde realizei o estágio supervisionado tem como finalidade atender as necessidades dos alunos para o aprendizado e constituir significado ao conhecimento científico e cultural existente, contribuir para a formação de cidadãos críticos, autônomos e socialmente participativos; trabalhar na perspectiva da formação integral envolvendo os aspectos cognitivos, emocionais e de sociabilidade; estimular a atitude investigativa e de pesquisa.
Segundo Saviani, o entendimento do modo como funciona a sociedade não pode se limitar às aparências. É necessário compreender as leis históricas que regem o desenvolvimento da sociedade. Sendo assim a sociedade configura todas as experiências individuais do homem, transmitindo-lhe todos os conhecimentos adquiridos no passado e recolhe as contribuições de cada indivíduo oferecendo a comunidade. Ela é mediadora do saber e da educação presente no trabalho dos homens criando novas possibilidades de cultura e de agir social a partir das contradições geridas pelo processo de transformação.
 Fundamentados assim na concepção de educação como processo participativo, democrático e criativo de construção da autonomia e de conhecimentos de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, a escola propõe a educar para desenvolvimento e exercício da cidadania e para atuação consciente e responsável na sociedade. 
 Pois de acordo com Paulo Freire “a grande tarefa do sujeito que pensa certo não é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro, a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos. A tarefa coerente do educador que pensa de maneira correta é exercer como ser humano, a irrecusável prática, de interagir, desafiar o educando com quem se comunica e produzir sua compreensão do que vem sendo comunicado”. 
2.3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
2.3.1 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO DE OBSERVAÇÃO
O ambiente, sala de aula onde realizei as observações e docência era bem propicio, oque correspondia bem ao número de alunos que ali se encontravam.
A sala tem carteiras boas, porem todas rabiscadas, o ambiente é bem arejado com janelas e cortinas, boa iluminação, um ventilador de parede, e um quadro também em boas condições.
Aparentemente o colégio se encontra em boas condições, com uma cozinha muito bem zelada, um refeitório com longas mesas e cadeiras, uma cantina, que não esta disponível. O colégio conta com um espaço bastante amplo e se encontra em boas condições para receber os alunos, além de pátio com área coberta. No mais, ainda dispõe de dezesseis salas de aula, vinte e quatro banheiros, despensa, secretaria, almoxarifado, sala de computação, sala de leitura e vídeo e sala de professores. A instituição dispõe de uma ampla estrutura física, que condiz muito bem com os padrões exigidos para o atendimento dos alunos. 
2.3.2. CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA:
A instituição contém uma equipe pedagógica administrativa composta por excelentes profissionais.
Contém; uma diretora e um diretor auxiliar, uma secretária, duas coordenadoras, seis assistentes administrativas e quatro professores pedagogos, todos com uma ou mais formações acadêmicas.
Essa equipe tem atitudes adequadas e planejadas perante os alunos, eles se preocupam em fazer sempre o melhor, para que a instituição avance na qualidade de ensino. Os alunos tem total acesso com esses profissionais, que os recebem com grande satisfação e gentileza, para esclarecer dúvidas e ajudar na parte de documentações. Todos são tratados da mesma forma, para que não haja desigualdade perante os estudantes.
2.3.3. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA:
 A turma estagiada é uma sala de 26 alunos sendo a maior parte do sexo masculino, são alunos bastante interessados considerando atenção e disciplina, se relacionam e se comunicam bem entre si, usa de uma linguagem não verbal uma vez seguindo a tendência popular. 
 A comunicação dos discentes com a professora era bastante questionável, quase todas as comunicações eram perguntas de diferentes aspectos,até fugiam da disciplina, mas a professora estava sempre focada e logo voltava à atenção para a matéria.
 Parte do alunado recebido não tem acesso a acervos culturais e, em função da situação sócio-econômica-cultural, os alunos são heterogêneos em todos os âmbitos. As formas com que as famílias estão constituídas na atualidade (pais separados, avós, mães, diversidade de gêneros, etc) levam a uma grande diversidade de valores. 
 A maioria das famílias atendidas vem de classe de baixa renda. Isso leva ao principal problema que é a evasão, pois o baixo poder aquisitivo faz com que muitos alunos desistam da escola para trabalhar, contribuindo no orçamento familiar. 
2.3.4 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTAGIO SUPERVISIONADO:
 
 A professora é bastante exigente, suas aulas são bem elaboradas de acordo com seu plano de aula. Formada em História é uma ótima admiradora da aprendizagem. Os procedimentos metodológicos adotados pelo professor nas aulas observadas são leituras e debates. A utilização de recursos pedagógicos na sala observada, são; o quadro de giz e livros a maioria são livros de posse da professora que usa de apostilas e ilustrações, a professora utiliza também áudio e vídeo para a aprendizagem do aluno.
 Durante a aula a professora levanta algumas hipóteses para despertar a curiosidade dos alunos que não hesita em questionar. O professor promove a participação de todos os alunos, promovendo a sociabilidade e interação entre todos eles.
2.3.5 DESCRIÇÃO E ANALIZE DAS AULAS OBSERVADAS/ MINISTRADAS
As atividades são realizadas coletivamente sempre instigando o aluno a se manifestar e os mesmos interagem positivamente alguns são críticos e atuantes acreditam e até afirmam estarem certos com opiniões formadas, outros já participam de forma mais curiosa.
Os alunos se comunicam e vivenciam se de forma amigável, porem entre meios, ocorrem alguns desentendimentos. Perante isso a professora toma atitudes severas, com tonalidades de voz autoritária, e sempre alcança o objetivo de ordem na sala de aula.
As metodologias utilizadas foram coerentes ao que se necessitava diante o decorrer das atividades escolares, proporcionando facilitar o entendimento dos alunos, com a ajuda do livro didático e a forma correta de oralidade exercida.
PLANO DE ESTAGIO-PLANEJAMENTO DE AULA NO NIVEL MÉDIO
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário: Willian Santos de Oliveira
Colégio: Estadual Talita Bresolin
Disciplina: História
Turma: 1º
Sala: 3
Prof. Regente: Geralda Aparecida de Oliveira
Horário da aula: Matutino 
CONTEÚDO
O Renascimento
OBJETIVOS
Identificar os elementos específicos do renascimento e do movimento humanista na idade moderna.
Entender o conceito de antropocentrismo.
SÍNTESE DO ASSUNTO
 Com o objetivo de retratar para os alunos, como era o humanismo no século XIV ao XVI, despertando a curiosidade e influenciando o interesse de questionar dos discentes, trazendo a tona como era a convicção de que tudo poderia ser explicado, pela razão do homem e pela ciência, e a recusa que se tinha de acreditar em qualquer coisa que não teria sido provada.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
Primeiramente fizemos a leitura do livro didático e com pautas entre meio a leitura, realizava explicações para que ficassem mais claras as informações ditas pelo livro.
O conteúdo dado era o renascimento que apresentava a Europa no século XIV ao XVI buscando retratar principalmente o humanismo e o antropocentrismo que ocorreu mais precisamente na Itália, que colocava o homem como centro de todas as coisas existentes no universo.
Foram citados vários gênios da literatura renascentista, entre eles MAQUIAVEL, SHAKESPEARE e LUIZ DE CAMÕES.
A seguir efetivamos um questionário que se dava na continuidade do conteúdo do livro, e debatemos a respeito da diferença da idade média para o renascimento. Quais eram os conhecimentos das pessoas na idade média, como era o trabalho, o lucro, relações politicas e manifestações artísticas; e no renascimento, quais foram tais transformações.
Ao decorrer do debate, questionei se alguém ali já havia conhecimento do que se tratava de renascimento, então ninguém se deu a pronuncia, com um novo questionamento queria saber qual seria a opinião deles sobre o assunto, uma minoria então se pronunciou basicamente com as mesmas respostas de que renascimento foi o período em que o homem obteve transformações sociais e cientificas.
Enfim foi com grande satisfação que enceramos a aula, que me favoreceu o sentimento de aprender ensinando, e a aumentar a vontade de sempre buscar mais conhecimento para transmiti-lo.
Nessa aula pude repassar que o renascimento foi uma ferramenta para uma fase do desenvolvimento humano acabando assim com vários conhecimentos artificiais, e dando espaço para o saber cientifico, e um novo conceito cultural.
RECURSOS
Oralidade.
Livro Didático.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estagio realizado nos traz grande experiência e grandes influencias para continuarmos avante, e lutarmos pelos nossos ideais, que é nos tornarmos preceptores do conhecimento, e contribuir para que a nossa sociedade prospere, cada vez mais e mais repleta de cidadãos educados e dispostos também a colaborar com nossa cidadania.
Que a nossa cultura nunca acabe, ou se transforme de forma inferior, que o desenvolvimento humano caminhe sempre em direção da conquista e da felicidade, para o bem estar das nossas pessoas.
 
 
REFERÊNCIAS:
ROMANOWSKI, Joana Paulin, Formação e profissionalização docente. 4ª. Ed.
Curitiba: Ibpex,2010.

Continue navegando