Buscar

Portifolio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Antonia Claudia Medeiros Matos RU: 1601640
 Palmas/to 
	 Relato de experiência sobre trajetória profissional na escola e almejos como aluna Ead.
	Meu nome é Antonia Claudia Medeiros Matos e tenho 26 anos de idade. Neste Relato de experiência, pretendo elucidar não somente sobre minha trajetória acadêmica, mas minhas experiências como aluna EAD minhas expectativas e audácias em relação ao ensino no curso de Pedagogia no ensino a distância.
	O papel da escola, nos últimos anos tem sido alterado bastante, pois a população tem buscando, novas atitudes e formas de aprendizado em relação à instituição escola.Os interesses da escola durante muito tempo ficaram nas mãos das grandes elites da sociedade, que dividiam por classes que poderia freqüentar a escola ou não, e foi assim durante muito tempo, principalmente nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos,mas a sociedade quebrou esse discurso de discriminação e preconceito, pois no século XXI, a instituição escola e um direito de todos e dever da constituição, criar possibilidades do aluno estudar.
	A educação parte do principio que o cidadão tem o dever de aprender conteúdos a qual são propostos nas ementas curriculares, entretanto, devemos elucidar que o principio ético parte da criança na series iniciais e da convivência com outras crianças.
	A escola, de fato, institui a cidadania. É ela o lugar onde as crianças deixam de pertencer exclusivamente à família para integrarem se numa comunidade mais ampla em que os indivíduos estão reunidos não por vínculos de parentesco ou afinidade, mas pela obrigação de viver em comum. A escola institui, em outras palavras, a coabitação de seres diferentes sob a autoridade de uma mesma regra (CANIVEZ apud PENIN e VIEIRA, 2001:73).
 Minha vida e experiência escolar começaram em 2011 em um projeto da Universidade Estadual do Pará, com pratica de ensino na escola Rural em Conceição do Araguaia no Estado do Pará, está instituição escolar trabalhar com a prática da pedagogia da alternância com praticas de ensino voltado a área rural como, por exemplo, assuntos relacionados a desmatamento, meio ambiente, praticas de plantio, e solo e cuidados com frutas e legumes, durante 15 dias os alunos saem da fazenda, sítios em direção a cidade de Conceição do Araguaia estudar,nesse período eu Antonia Claudia Medeiros Matos lecionava aulas de meio ambiente e Geografia,mesmo ainda sendo acadêmica da Universidade Estadual do Pará já lecionava aulas com prática e ensino até o ano 2012 lecionei nesse projeto.
 No ano de 2014 me formei em Geografia, e iniciei minha trajetória escola na Escola Estadual 1 de junho no município de Pequizeiro no Estado do Tocantins no de 2015 ,lecionando aulas em todo ensino médio e 9º ano do ensino fundamental,foi uma experiência um pouco nostálgica por ser meu primeiro ano em sala de aula trabalhando com alunos do ensino médio me deparei com muitas dificuldades por partes do alunos e por minha parte com relação a gestão de sala,e em relação a indisciplina e interrese dos alunos em estudar ,fiquei frustrada e me deparei com uma realidade diferente da ensinada na universidade que colocava a educação como eixo principal,as vezes ,me perguntava o porque da falta de interesse nos alunos em estudar e aprender de fato.
 	Durante 6º meses, enfrentei minhas próprias dificuldades, mas superei varias delas com dedicação, estudo e habilidades e metodologias em ministrar aulas de geografia que foram trazidas da Casa Familia Rural a qual pode aplicar na nova experiência em rede Estadual de Ensino no Estado do Tocantins, já no período de 2015 e início do ano de 2017, minhas frustrações em relação à gestão de sala diminuíram 98%%,mas me deparei com uma nova realidade a de lecionar para alunos do 6º ao 9º ano na Rede Estadual de Ensino no Estado do Tocantins um a experiência que me fez visualizar uma nova realidade da educação ,pois percebi que o conhecimento deve ser costurado todos os dias,e que a educação é uma tarefa árdua que devemos construir e buscar todos os dias.
 O ensino a distância utiliza tecnologias por meios de sinal de informação onde o professor, não está próximo do aluno, mas há possibilidades do aluno aprender através das tecnologias disponíveis em portal interativo e continuo. A idéia de escolher estudar a distância surgiu de estudos antigos feitos por mim no canal interativo de disciplinas pedagógicas via internet, passei a apreciar o ensino EAD, por isso resolvi estudar a distância, pois consigo ter um horário flexivo dentro da minha rotina de trabalho para estudar.
 Apesar de diferente do ensino presencial e possível sim aprender com qualidade basta estudo e dedicação, e a busca pelo conhecimento tornara-se atrativa e compensatória.
 Utilizo em minha casa tecnologias que possibilitam meu apredizando, como por exemplo, um computador e às vezes utilizo o meu celular quando estou em outros locais, para que não me desprenda da prática de ensino a qual a intuição promove.
	 O aluno EAD, precisa ser criativo, e te horários diários para estudar e ser dedica para ter sucesso na busca dos seus sonhos, o fato de não ir a escola não tira responsabilidades do aluno, de fato a dedicação terá que ser maior, mas e possível sim aprender no ambiente virtual Univirtus.
 Não é minha primeira experiência como aluna EAD, e confesso que no começo, fiquei preocupada com as possibilidades de não desenvolver competências e habilidades em relação às disciplinas, mas aos poucos pode perceber que sim há possibilidades e aprender junto ao ambiente virtual.
 Portanto dando ênfase à busca pelo conhecimento e a busca pela aprendizagem, busco me qualifica em assuntos relevantes a educação, que transformaram minha trajetória acadêmica e profissional prosperas.
 As experiências foram muitas e as transformações em minha vida profissional também, ao longos dos anos mas poder perceber que a educação está sendo escrita aos poucos com as lutas de poucos que acreditam em uma educação de qualidade.
.
Referências bibliográficas: 
PENIN, Sônia T.de Souza. VIEIRA, Sofia Lerche. Progestão: Como articular a função social da escola com as especificidades da comunidade? Módulo I. CONSED Conselho Nacional de Secretários de Educação. Brasília. 2001.

Outros materiais