Buscar

Avaliação AV. DIREITO AMBIENTAL ESTÁCIO - 22/11/2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0087_AV_201201313503 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  CRISTIANO 
	Professor:
	ANDRE SILVA 
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 1,5  Data: 25/11/2017 18:16:53
	 1a Questão (Ref.: 201202181231)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Determinado órgão ambiental estadual concedeu licença ambiental para que uma atividade utilizadora de recursos naturais fosse realizada. A fiscalização descobriu que tal atividade era efetivamente poluidora e vinha causando degradação ao meio ambiente. Sendo assim, o órgão de fiscalização, mesmo existindo a devida licença ambiental, determinou imediatamente suspensão total da atividade. Agiu corretamente o órgão fiscalizatório? Resposta objetivamente justificada.
	
	Resposta: O orgão agiu de forma correta, tendo em vista que a empresa estava com suas atividades efetivamente poluidora e causando degradação do meio ambiente, de acordo com a lei suas atividades deve ser
	
Gabarito: Sim, pois é através do poder de polícia ambiental que o Estado, cumprindo disposição constitucional, protege o meio ambiente.
	
	 2a Questão (Ref.: 201201503008)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro a conquistar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a áreas culturais ou naturais consideradas "especialmente valiosas para a humanidade". Graças às leis, a destruição intencional de um bem tombado está sujeita a punições legais estipuladas no decreto-lei nº 25, de 1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. O acervo arquitetônico e paisagístico de Ouro Preto foi tombado em 1938, como exemplo excepcional de cidade barroca. A presença do IPHAN foi fundamental na luta pela preservação da cidade mineira. Responda: O que é o IPHAN e por que foi fundamental na preservação de Ouro Preto? Quais bens culturais foram protegidos através do tombamento? No que consiste o tombamento?
	
	Resposta: A sigla IPHAN significa Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, teve função fundamental na presenvação de Ouro Preto por conta dos fatores históricos, artísticos e culturais que a cidade mineira representa para a história do estado, também na história do Brasil e mundial. Foram preservados os bens materiais, culturais, artísticos, imateriais e tantos outros. O tombamento é o ato ou efeito de guardar, ou podemos também afirmar que é o efeito de reconhecimento do valor histórico de bem.
	
Gabarito: O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, é a instituição federal que atua na preservação do patrimônio cultural brasileiro. Fundamental em Ouro Preto, pelo tombamento do acervo arquitetônico e paisagístico da cidade. O tombamento é um instrumento legal, aplicado por ato administrativo cuja competência é atribuída, pelo Decreto-lei nº 25/37, ao Poder Executivo. Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo. O tombamento é um instrumento legal, aplicado por ato administrativo cuja competência é atribuída, pelo Decreto-lei nº 25/37, ao Poder Executivo. Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo. O tombamento é um instrumento legal, aplicado por ato administrativo. Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo.
	
	 3a Questão (Ref.: 201201967596)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A questão ambiental está relacionada aos seguintes valores:
	
	
	Mobilidade urbana, jurídicos, fatores sociais, ecológicos, teleológicos e filosóficos.
	
	Econômicos, jurídicos, sociais, psicológicos, administrativos, mobilidade urbana e cultural.
	
	Culturais, psicológicos, geográficos, filosóficos, geológicos, ambientais e previdenciário.
	 
	Políticos, sociológicos, antropológicos, psicológicos, filosóficos, genético e alimentar.
	 
	Éticos, políticos, culturais, históricos, econômicos, jurídicos e fatores sociais.
	
	 4a Questão (Ref.: 201201520156)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere o texto: "O causador da contaminação, poluição ou degradação de qualquer natureza deve ser responsabilizado e arcar com os custos da reparação. Tal reparação é devida mesmo que tenham sido reduzidos todos os riscos ambientais. Em ocorrendo degradações, ainda que tenham sido adotadas todas as cautelas cabíveis, possíveis e previsíveis, os danos advindos deverão ser reparados." Qual dentre os princípios a seguir indicados melhor justifica a assertiva contida no texto:
	
	
	Da educação ambiental.
	
	Da prevenção.
	 
	Do poluidor pagador.
	
	Da precaução.
	
	Do desenvolvimento sustentável.
	
	 5a Questão (Ref.: 201201503060)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Direito Ambiental busca a fruição verdadeiramente coletiva e democrática do ambiente, em cumprimento do direito à igualdade básica entre todos os seres humanos e à proibição de discriminação de qualquer natureza. É neste contexto que a expressão constitucional ¿todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado¿ precisa converter-se em realidade palpável. Tomando o texto como referência, analise as afirmativas abaixo quanto ao Direito Ambiental:
I. O Direito Ambiental visa tutelar a sadia qualidade de vida do homem, em suas gerações presentes e futuras, o que realiza através da defesa e preservação do meio ambiente, como elemento indissociável da saúde e do bem-estar do povo.
II. Através do princípio do desenvolvimento sustentável, o Direito Ambiental busca realizar uma harmonização entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
 III. A Constituição Federal prevê a aplicação da teoria da inversão do ônus da prova, a fim de facilitar a comprovação do grau de culpa necessária para responsabilizar os poluidores a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente ou a terceiros, afetados por sua atividade.
IV. A defesa e a preservação do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações, não são deveres apenas do Poder Público, mas também da coletividade, o que justifica a necessidade de conscientização pública e promoção da educação ambiental.
Com base nas proposições acima é CORRETO o que se afirma em:
	
	 
	I, II e IV
	
	I e II
	
	I,IV
	
	II,III,IV
	
	I,II e III
	
	 6a Questão (Ref.: 201202047371)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A atividade da Administração Pública que limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato em razão de interesse público concernente à conservação dos ecossistemas significa o exercício do:
	
	
	poder discricionário ambiental.
	
	poder político ambiental.
	 
	poder de polícia ambiental.
	
	poder jurisdicional ambiental.
	
	poder vinculado ambiental.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201201504661)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA. Qual é o único mecanismo de participação pública efetiva no processo de licenciamento ambiental de um empreendimento?
	
	
	Controle de padrão de qualidade
	 
	Audiência Pública
	
	Equipe multidisciplinar
	
	Elaboração do RIMA
	
	Gestão ambiental
	
	 8a Questão (Ref.: 201201411059)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São Unidades de Conservação de Uso Sustentável, todas as alternativas, exceto:
	
	
	Reservas extrativistas.
	
	Reservas de desenvolvimento sustentável.
	
	Reservas Particulares do patrimônio Natural.
	 
	Monumentos Naturais.
	
	Áreas de proteção ambiental.
	
	 9a Questão (Ref.: 201201529471)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a resposta correta sobre o instituto do Tombamento:Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo.
	
	No tombamento o bem pode ser vendido, comprado ou alugado, mas as modificações físicas podem ser realizadas a critério do interesse do propietário do bem tombado.
	
	O objetivo do tombamento é referente apenas à necessidade de conservação do imóvel e nunca de bem móvel.
	
	A coisa tombada pode ser móvel ou imóvel, mas somente de propriedade privada.
	
	O tombamento pode ser nas instâncias municipal, estadual e federal, existindo uma hierarquia entre os três níveis de proteção, pois não possuem natureza suplementar
	
	 10a Questão (Ref.: 201202086989)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Lei 9.605/98 no caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstância:
	
	
	aplicar a pena com aumento de um sexto
	
	aplicar a pena com aumento de um terço
	
	aplicar a pena pela metade
	
	aplicar a pena em dobro
	 
	deixar de aplicar a pena

Outros materiais