Buscar

PROJETO SOCIAL II HOMOSSEXUALISMO

Prévia do material em texto

Ao dialogarmos sobre a terminologia “homossexualismo” nos direciona a realizar diversos questionamentos sobre como esse sujeito é inserido na sociedade, a sua luta diária, e o tabu que se é ainda enfrentado. A partir disso o proposto trabalho vem a abordar dentre esse aspectos de gênero e ideologia, visto que na sociedade e na vida deles que ainda há muito o que ser enfrentado.
OBJETIVO
Analisar as incidências de preconceito aos homossexuais em vários contextos. Temos como objetivo anuncia a necessidade de revermos algumas certezas e referências tidas como verdades únicas e que estão presentes nos processos sociais, familiares, empresariais, entre outros. Proporcionar a sociedade uma maior conhecimento sobre o assunto a fim de diminuir o preconceito. Avaliar quanto a situação de violência e intolerância de gênero.
METODOLOGIA
Tem como objetivo apresentar e mostrar os instrumentos e a forma como foi feito a coleta e análise dos dados, assim como os instrumentos e procedimentos apresentados na pesquisa. A mesma foi realizada na forma de entrevista estruturada, com indivíduos aleatórios, de idade, sexo e classe social distintos, no intuito de identificar a forma de pensar dos mesmos com relação a sua condição sexual que no caso de todos é a homossexualidade, destacando-se o processo de descoberta, preconceito, mercado de trabalho e visão da sociedade. Participaram dessa pesquisa 05 homens e 05 mulheres, com idade entre 20 e 49 anos, todos residentes na cidade de Fortaleza, onde cada um respondeu a 5 perguntas.
RESULTADOS E ANÁLISE 
 Segundo Lane (1995), As diferenças sexuais são encontradas em todos os mamíferos. Entretanto, os humanos desde sua origem têm interpretado e dado uma nova dimensão a seu ambiente físico e social através da simbolização. Portanto, o homossexualismo tem sido um assunto muito relevante na sociedade e levando em consideração ao posicionamento sobre aceitação e visão das pessoas entrevistadas, nos releva que a igualdade do gênero é tema de muitas discussões no meio de trabalho, na aceitação da família e na forma de proceder sobre o assunto. Observando assim que tais pessoas tem a mesma linha de pensamento sobre o que se é ser homossexual na atualidade. A equidade de gênero desses entrevistados nos revela uma autoafirmação e desejo de serem cada vez mais bem aceitos e respeitados por toda sociedade como uma pessoa de direitos e deveres iguais a qualquer outro, sem distinção.
CONCLUSÃO 
 Os resultados e análises das entrevistas realizadas, com o suporte do referencial teórico utilizado, concluímos com esta pesquisa que a sociedade como um todo precisa estar atenta a essa questão, uma vez que os benefícios que podem ser trazidos pela igualdade de gênero, são notórios para todos que fazem parte dela, tanto na questão do sistema econômico, quanto social e, sobretudo, humano.
Para a equipe envolvida nesse exercício de pesquisa, a experiência de conhecer e ter a oportunidade de escuta com esses indivíduos foi gratificante, e esperamos ter contribuído no entendimento a respeito desse assunto que tanto necessita ser discutido e compreendido.
REFERÊNCIA
Cantonné, J. P. (1994). A sexualidade, ontem e hoje. São Paulo: Cortez.
Eduardo Yukihara, 2011 – Metologia como descrição geral.
LANE, Silvia. Processo Grupal. In: LANE, Silvia et AL. Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 78-98.�
ANEXO A – Transcrição das entrevistas
ENTREVISTA 1
Nome: T. R. Idade: 23 anos.
O que esperar da sociedade brasileira em relação ao preconceito contra o homossexualismo?
Na verdade, eu creio que esse preconceito sempre existiu e sempre vai existir, é uma coisa que está entranhada em todas as pessoas, de todas as classes sociais, e de todas as culturas, o que muda apenas é como isso é deixado claro, quanto maior a instrução menor o preconceito é demonstrado, quanto menor isso mais fica escancarado, então, o que se espera é apenas que com maior acesso á educação o preconceito seja menor demonstrado.
O que é o homossexualismo?
Para mim nada mais é que uma forma normal e comum de amar e viver, sem mais.
Existe preconceito com relação á emprego?
Na verdade, tudo vai de como você se coloca no meio, eu, falando por mim, nunca senti preconceito com relação a emprego, talvez pelo local em que sempre trabalhei onde foi callcenter, então desde a coordenação, passando por nós supervisores e os colaboradores, existe fortemente a presença gay, então não vejo preconceito, mais isso nesse mundo em que estou inserido.
Em que momento você percebeu que era hora de assumir a sua homossexualidade?
Na verdade, sempre me senti diferente, diferente nesse aspecto claro (Risos), então conforme eu crescia esse sentimento foi crescendo comigo, então nunca foi um tabu, ou problema, nunca precisei revelar, ou como dizem sair do armário, fui vivendo a minha vida, essa coisa formal de chegar e conversar, nunca fiz até hoje, mais todo mundo sabe que namoro com meninos (Risos)
O que você tem a dizer sobre a união estável civil entre pessoas do mesmo sexo?
(muitos risos) Eu não sou pessoa certa para falar de relacionamento sério, nem tão pouco união estável, porém eu acredito que em algum momento vou querer algo sério, mais não agora e acho que é importante assegurar os direitos de uma vida que se constrói á dois, acho que é um direito indispensável a todo ser humano, acho importante e muito válido. 
ENTREVISTA 2
Nome: M. M. Idade: 20 anos.
O que esperar da sociedade brasileira em relação ao preconceito contra o homossexualismo?
Eu sou uma mulher bem segura de mim, então preconceito comigo não rola, não aceito, talvez por eu ser assim, forte o preconceito passa longe, porém quando sinto cheiro de preconceito, eu já vou logo pra cima e descontruo essa ideia, porém acho que pessoas com personalidade mais fraca pode sofrer sim com o preconceito, até sofrer algum tipo de preconceito, porém comigo não rola.
O que é o homossexualismo?
Homossexualismo é uma coisa tão simples cara, você ama uma pessoa do mesmo sexo, mais o que a minha vida vai influenciar a tua? E cada um no seu quadrado e todo mundo vive feliz, o mundo é grande e cabe todo mundo. 
Existe preconceito com relação á emprego?
Eu não trabalho ainda, mais acredito que existe sim, principalmente em algumas áreas, onde se trabalha com pessoas mais quadradas e da mente fechada, pessoas mais velhas, mais acredito que nós gays precisamos estar inseridos em todas as áreas, até porque o que eu mais vejo são super profissionais que são gay, veja santos dumont, grandes cientistas, artistas e tal, acho que o que define o profissional que você não é com quem você dorme e sim o quanto de amor você coloca, simples!
Em que momento você percebeu que era hora de assumir a sua homossexualidade?
Quando já não cabia mais no meu peito o amor pela minha primeira namorada, tinha 16 pra 17 anos, era algo tão bonito que não valia a pena guardar, então eu liguei o foda-se e fui viver minha vida, disse pra minha mãe que eu estava namorando uma garota, e que independente do que ela dissesse nada mudaria, foi uma confusão danada na minha família e tal, mais eu mostrei aos poucos que isso não era o fim, e aos poucos eles foram entendendo que aquilo não era o fim do mundo, não estamos mais juntas mais se pudesse voltar atrás faria exatamente a mesma coisa, tudo de novo sem tirar nem colocar nada. 
O que você tem a dizer sobre a união estável civil entre pessoas do mesmo sexo?
É um direito meu, que eu acho importante demais, porque imagina só, eu moro junto com uma mulher, a gente constrói tudo, casa, carro, bens e tal, dai por algum motivo ela ou eu morremos, a outra vai ficar com o que, se nada foi legalizado? As famílias pegam tudo e a que ficou viva fica na merda, então acho que mais que um ato de amor e ato de respeitar as pessoas, isso é uma coisa que eu nunca vou abrir mão, jamais, e acho que todo mundo deveria fazer o mesmo.
ENTREVISTA 3
Nome: J. S. Idade:22 anos.
O que esperar da sociedade brasileira em relação ao preconceito contra o homossexualismo?
Eu espero que as pessoas possam passar abrir mais a mente e o pensamento em relação a homossexualidade. Pelo fato de tanta violência que acontece no mundo, todos os dias são noticiados casos de violência contra gays, lésbicas. Então eu espero uma evolução no pensamento de cada pessoa e procurar respeitar mais, ninguém é obrigado a aceitar, mais a respeitar sim. 
O que é homossexualismo?
Eu encaro esses tipos de definição de hetero lésbicas, homossexuais, transexual como apenas algo definido pela teoria, porque levando em consideração a pratica e as vivencias a gente percebe que é muito difícil rotular as pessoas, então eu acho apenas uma definição de uma pessoa que gosta de algo do mesmo sexo, mais que não precisa ser rotulada.
Em que momento você percebeu que era hora de assumir a sua homossexualidade?
Ao longo do tempo que foi se passando, eu fui descobrindo aos poucos. Foi muito difícil no começo pelo fato que você se olha no espelho e encara que você não é referenciado, que é uma doença, que é ao errado pela sociedade. Se aceitar é o passo mais difícil. E o momento que eu percebi está um pouco recente, foi simplesmente quando todos os meus sentimentos afloraram e eu não conseguia mais esconder aquilo que realmente era a minha realidade.
O que você tem a dizer sobre a União Civil entre pessoas do mesmo sexo?
Particularmente não vejo nenhum problema isso acontecer. Creio eu que tem coisas mais preocupantes para a sociedade se preocupa, do que uma simples união de pessoas que se gostam. Tem problemas maiores como violência, fome, miséria, poluição, desrespeito, roubo isso é que algo que a sociedade deve se preocupar. Eu acho algo natural se duas pessoas se gostam, elas se juntarem e quererem viver uma vida feliz. Muito melhor que muitos casais por muitas vezes hetero que se juntam e simplesmente acham fazem daquilo uma baderna e com pouco tempo se divorciam. 
Existe preconceito em relação a emprego?
Eu nunca trabalhei, mais como podemos perceber é obvio que existe. Pois o Brasil é um país muito machista. O homem é visto como soberano, superior a mulher, homem pra pode pega no pesado não pode ter nenhum desvio para o lado feminino. Se comportar de alguma maneira que infrinja a masculinidade já é encarado como errado, mais creio eu que existe sim por via das vezes que o homossexualismo é encarado como uma pessoa estranha para a sociedade. 
ENTREVISTA 4
Nome: G.M. Idade: 24 anos.
O que espera da sociedade brasileira em relação ao preconceito contra o homossexualismo?
Falar de uma sociedade Brasileira como todo é muito difícil, porque a sociedade é dividida em pessoas que hoje são mais abertas que aceitam a decisão de escolha sexual de cada um, mais também parte a ignorância de outras pessoas que fazem parte da sociedade civil em geral que não aceitam em laços mais estreitos e tornam o assunto mais difícil muitas vezes deixado até mesmo de ajudar pessoas, distanciado de pessoas por serem gays, lésbiscas ou seja, como escolher ser sua parte sexual. Eu acredito que a sociedade hoje mudou o pensamento, agir diferente e eu acredito que algum tempo isso será um assunto menos difícil de falar, até mesmo de não querer aceitar. Hoje nos temos uma sociedade que ela espera respeito, da parte das pessoas que são gays que saibam respeitar uns ao outros. E agora sim das pessoas serem gays ou lésbicas muitas vezes também tem a questão da própria falta de respeito entre os mesmo onde muitas vezes eles precisam terem respeito consigo mesmo, para conseguirem algo que eles tantos querem da sociedade também . Mais falar que a sociedade hoje ela está mais aberta ela está. Hoje as pessoas só conseguem ter seus próprios negócios, só conseguem ter outras aberturas e que tudo depende muito do respeito da sociedade, como todo o geral tem pessoas também que não aceitam que não estão preparadas e que ainda existe também a homofobia, então fica também muito difícil agente ter que caminhar diante disso, mais eu acredito que boa parte da sociedade ela espera que as pessoas se tornem mais felizes, que as pessoas se compreenda da formas que elas são. E enfim agente torce para que futuramente todas as pessoas que tem opções sexuais opostas possam se relaciona melhor que hoje.
O que é o homossexualismo?
Homossexualismo é a pratica de sexo dos indivíduos do mesmo sexo, onde se buscam o prazer a forma de se amar, e isso agente tem que realmente buscar ser gays ou lésbicas essa forma de se encontra no sexo. Agente tem que buscar pessoas que sejam gays também, porque existem muitas pessoas incertas ainda sobre seu desejo, tem pessoas que já são decididas homossexuais dentro da relação, existe a história da passividade, atividade em relação que homens gostam de serem passivos, outros ativos mais dentro do mesmo contexto as siglas de pessoas que ainda estão se descobrindo e que muitas vezes tem a vida de bissexualidade. Então hoje o homossexualismo é a pratica dos indivíduos que praticam o mesmo sexo, mais ainda temos pessoas na sociedade que não se descobriram que vivem até a sua descoberta eles praticam a bissexualidade. 
Em que momento você percebeu que era a hora de assumir a sua homossexualidade?
Nunca tive um momento para assumir a minha preferência sexual, sempre eduquei a todos dentro do contexto da minha própria família, amigos que eu realmente era. Então eu nunca tive esse momento, nunca tive essa coisa de ser aprisionado ao meu desejo de ser homossexual e ter que esperar um dia o momento ideal, não eu sempre cresci e sempre vivi e continuo vivendo mais eu nunca falei pra amigos, nem nunca falei pra minha família que eu era aquilo. O tempo foi passado e eles foram descobrindo e nessa forma de descobri eles foram aceito e eu fui cada vez mais vivendo o meu modo de ser.
O que você tem a dizer sobre a União Civil entre pessoas do mesmo sexo?
A união civil entre duas pessoas do mesmo sexo hoje é algo muito importante porque as pessoas hoje podem se relacionarem, amarem há chegarem na união estável uma garantia tanto de bem está futuramente, como também segurança mais forte na questão do relacionamento, como um casamento comum entre um homem e uma mulher ou seja e que assim dá a chance dessas pessoas a viverem cada vez mais intensamente seus relacionamentos. E é aquilo que eu digo é uma garantia futura muitas vezes as pessoas vivem relacionamento com pessoas que no final em algum tempo quando um tem que parti desse mundo para o outro, essa pessoas fica desamparada então hoje conseguem manter dentro da união estável também a sua segurança financeira, sua segurança econômica para um futuro melhor. 
Existe preconceito em relação a emprego?
Não existe preconceito em relação a emprego hoje porque nos temos pessoas que são gays, lésbicas e que são grandes profissionais no mercado de trabalho. Agora o que acontece que muitas vezes tem pessoas que não tem postura, não tem discernimento do que eles gostariam de ser de verdade e acabam muitas vezes se distanciando da realidade a procura de um emprego, em relação, por exemplo, a comportamento, a relação da postura que está acima de tudo. Mais porem existe muitos gays, muitas lésbicas que hoje são grandes profissionais de uma belíssima postura, de um comportamento extraordinário e que a sociedade muitas vezes não vão condena por isso. Então em relação ao emprego hoje depende do mercado, depende de onde você vai querer engajar, mais hoje nos temos grandes professores, temos grandes jornalistas, nos temos grandes apresentadores pessoas enfim que hoje são gays e estão dentro do mercado e as vezes até mesmo da pequena e media empresa até a multi. Então eu falo sempre a postura, tudo depende da desenvoltura do compromisso da seriedade e assim sempre vai existir espaço pra um grande profissional seja lá onde for. Eu por exemplo eu mim em quadro dentro da sociedade nunca tive problema em relação a emprego e faço quando estou emserviço, meu serviço como professor, comunicador, então eu acho que é algo que tudo depende de você. Na sociedade realmente pede muito hoje, pede que as pessoas tenham respeito, então tudo começa com o respeito. Eu acredito que hoje pra um mercado você ser gay não vai impedir de você ter seu futuro garantido, seu trabalho e de interferir no seu profissionalismo de forma alguma.
ENTREVISTA 5
Nome: F. S. Idade: 32 anos.
O que espera da sociedade brasileira em relação ao preconceito contra o homossexualismo?
Eu acho que deve acabar apesar do passar do tempo esta diminuindo, mais ainda tem muita violência contra os homossexuais.
O que é o homossexualismo?
 Simplesmente é alguém que gosta do mesmo sexo que o seu nada de mais.
Em que momento você percebeu que era a hora de assumir a sua homossexualidade?
Foi quando eu vi que eu não aguentava mais viver com isso guardado , tive que assumir, foi por isso que realmente me declarei.
O que você tem a dizer sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo?
Já tem né gente do mesmo sexo casando, mais são poucos ,a sociedade ainda não aceita isso, eu acho que a sociedade deve respeitar o gosto de alguém e de todos, se gosta do mesmo sexo ou não ou se gosta do outro sexo, eles apenas devem respeitar.
Existe preconceito em relação a emprego?
Obvio que existe, pois nem toda empresa aceita o fato de ter homossexuais trabalhando na sua empresa, eu acho isso muito desagradável, pois toda empresa é para respeitar seus funcionários seja de acordo com o sexo que ele tivesse, seja igual ou diferente somos iguais, não é por causa do sexo que devemos ser tratamos como diferentes.
ENTREVISTA 6
Nome: P. M. Idade: 38 anos.
O que espera da sociedade brasileira em relação ao preconceito contra o homossexualismo?
Que pare de ser essa sociedade tão critica em relação nós gays, que aceite nós como nós somos, para que nós possamos mostrar nossa capacidade e que eles possam ver como nós somos iguais a eles, que nós podemos ser capazes que nem a eles e mostrar também que não precisar ficar com descriminação, violências, pois sofremos muito com violência, que possam aceitar como nós somos tá.
O que é o homossexualismo?
Eu sinto atração por outro homem sim e qual é o problema?, Não posso? Do mesmo jeito que outra mulher sente atração por um homem e o homem por uma mulher, eu não posso sentir atração por outra pessoa do mesmo sexo que eu, qual o problema. Sim, eu sou gay e homossexualismo é isso. Eu sinto atração pelo mesmo sexo que eu, eu gosto, eu sinto isso. Assim como pessoas do mesmo sexo e sexo diferentes sentem prazer na relação, sim nós gays sentimos prazer do mesmo jeito que eles sentem. Não podemos? Não podemos por quê? Somos criticados por isso, mais e daí o que importa é que eu sou feliz o que importa é que nós somos felizes.
Em que momento você percebeu que era a hora de assumir a sua homossexualidade?
Percebi na adolescência. Foi um processo natural e não precisei explicar para ninguém o que já estava explícito.
O que você tem a dizer sobre a União Civil entre pessoas do mesmo sexo?
Direitos iguais. Só isso.
Existe preconceito em relação a emprego?
Sim! Hoje em dia, nos queremos trabalhar e muito das vezes, as empresas não querem nos aceitar, pelo fato de ser gay, eu digo é que nós somos capazes de demostrar desempenho como qualquer outra pessoa que esta naquela empresa , nós somos capazes de fazer ate o que eles não fazem , que eles poderiam fazer mais não fazem, muitas empresas aceita sim , bom pra eles , por que não ver o que somos capazes e o desempenho que vamos mostrar, é isso que eu digo!
ENTREVISTA 7
Nome: A. L. M. Idade: 49 anos.
O que  você  espera da sociedade brasileira  em relação ao preconceito contra o homossexualismo? 
Espero  que  diminua por que cada dia que  passa de vez de está melhorando, está é  piorando cada vez mais. E o preconceito  é  crime, vamos ver se essa pessoal muda a cabeça muda essas ideias, por que não leva a nada.
O que  é  homossexualismo? 
É uma relação  amorosa  entre duas pessoas  do mesmo  sexo.
Em que  momento  você percebeu que era a hora de assumir a sua homossexualidade? 
Na infância  era o que eu  queria e logo me assumi.
O que  você tem a dizer  sobre a união civil entre pessoas  do mesmo  sexo? 
Isso  é  muito bom  duas pessoas  vivem juntos sem a família se envolver. 
Existe  preconceito  em relação  a emprego? 
Pra mim a mulher  não existe  preconceito não, mas  para homem eu acho mais ,por que  o homem  nem sempre  se comporta ,se transforma como mulher e com isso fica muito  visado e acho muito  feio, as pessoas  coloca mais preconceito, se ele se vestisse como homem normal ,mesmo se fosse um gay ninguém  vai perceber.
ENTREVISTA 8
Nome: A. M. Idade: 48 anos
O que você espera da sociedade brasileira em relação ao preconceito contra a homossexualidade?
O preconceito nunca vai acabar as pessoas fazendo a parada gay para acabar com o preconceito. Mas não acaba nunca.
O que é homossexualismo?
É acho que duas pessoas do mesmo sexo se gosta, pra mim não tem preconceito algum , o que vale é o amor.
Em que momento você percebeu que a hora de assumir a sua homossexualidade? 
Foi quando, eu já tinha o desejo, só que eu tinha medo de me assumir por causa da minha família da minha mãe. A partir do momento que eu comecei a sair de casa eu me assumi.
O que você tem a dizer sobre a união civil entre duas pessoas do mesmo sexo?
Acho que pode casar agora, acho legal.
Existe preconceito em relação a emprego?
Existe e muito tem muitos gays e lésbicas que não arranja emprego por causa do preconceito.
ENTREVISTA 9
Nome: M. M. Idade: 23 anos.
O que espera da sociedade brasileira  em relação ao preconceito contra o homossexualismo?
Mais dignidade, direitos iguais, sem estigmas, uma sociedade com mais amor ao próximo, conscientizada de que todos somos pessoas, seres humanos com desejos e necessidades, cada um têm suas particularidades e todos independente da opção sexual, todos devem ser respeitados.
O que é o homossexualismo?
É liberdade de expressão, é liberdade sexual, é ser verdadeiro consigo e com os outros ao seu redor, é ter coragem de ir contra a cultura de seu país e/ou bases familiares mega tradicionais, é ter a mente aberta e conscientizada.
Em que momento você percebeu que  era a hora de assumir  a sua homossexualidade?
É um sofrimento psíquico, fingir quem você realmente é, viver fazendo coisas que não gosta só para transparecer algo para os outros, isso machucava, foi um alívio compartilhar, e sair dessa mentira.
O que você tem a dizer sobre a União Civil entre pessoas do mesmo sexo?
É uma vitória para a comunidade LGBT, mais do que celebrar a união e o amor, principalmente a questão dos direitos, imagina que tempos atrás um casal já vivia junto há anos, conquistaram muitos bens e propriedades, quando um faleceu, o outro não teve direito a nada, a família do que falecido na qual não tinha nem contato ficou com tudo! Porque não eram casados não tinha nada documentado, pois eram gays, então faz muita diferença o tribunal hoje em dia reconhecer essa união de casais homossexuais.
Existe preconceito em relação a emprego?
Ainda há preconceito sim referente ao emprego, dependendo do cargo e da área, é necessário um comportamento que vai inibir os gays, ou para não ''manchar a imagem de empresa'', algo assim, mas principalmente para ter uma conduta e não sofrer bullying  entre outros funcionários, sabe? Ser piada dos outros, ''chacota''. 
ENTREVISTA 10
Nome: W. S Idade: 26 anos.
O que espera da sociedade brasileira  em relação ao preconceito contra o homossexualismo?
Aumento da violência, intolerância. Consequências causadas pelo o preconceito
O que é o homossexualismo?
Homossexualismo é  a verdadeira identidade do sexo oposto. É a descoberta pelo o mesmo sexo.	
Em que momento você percebeu que  era a hora de assumir  a sua homossexualidade?
No momento emque senti preparado para a independência. Mesmo correndo o risco de todos virarem o rosto para mim.
O que você tem a dizer sobre a União Civil entre pessoas do mesmo sexo?
É a efetivação de uma união de anos, tempos e a convicção de ambas as partes do que está sendo melhor para cada um.
Existe preconceito em relação a emprego ?
Existe preconceito com relação a emprego sim. Muitos transexuais, homossexuais ou pessoas do gênero estão hoje em dia desempregados pela sua opção sexual.

Continue navegando