Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308643118)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As exceções ao princípio da publicidade não constituem tema pacífico na doutrina administrativista. Contudo, uma dessas exceções é praticamente uma unanimidade. Assinale a alternativa que traz essa hipótese.
		
	
	Alguns processos administrativos disciplinares contra servidores públicos da União.
	
	Processos e fatos que digam respeito à segurança nacional.
	
	Processos cíveis em segredo de justiça.
	
	Certas investigações policiais.
	
	Processos que dizem respeito a parlamentares ou membros de alto escalão do governo federal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308240583)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	ENADE 2012 
Em outra oportunidade, com a intenção de conceituar o termo ¿necessidade temporária¿, empregado pelo art. 37, inciso IX, da Constituição da República, anotei: É temporário aquilo que tem duração prevista no tempo, o que não tende à duração ou à permanência no tempo. A transitoriedade põe-se como uma condição que indica ser passageira a situação, pelo que o desempenho da função, pelo menos pelo contratado, tem o condão de ser precário. A necessidade que impõe o comportamento há de ser temporária, segundo os termos constitucionalmente traçados. Pode-se dar que a necessidade do desempenho não seja temporária, que ela até tenha de ser permanente. Mas a necessidade, por ser contínua e até mesmo ser objeto de uma resposta administrativa contida ou expressa num cargo que se encontre, eventualmente, desprovido, é que torna aplicável a hipótese constitucionalmente manifestada pela expressão "necessidade temporária". Quer-se, então, dizer que a necessidade das funções é contínua, mas aquela que determina a forma especial de designação de alguém para desempenhá-las sem o concurso e mediante contratação é temporária. Assim, poderia haver a contratação para atender a necessidades temporárias de uma atividade que pode, ou não, ser permanente e própria do órgão da Administração Pública. O que deve ser temporária é a necessidade, e não a atividade. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI n.º 3.386/DF. Rel. Min. Cármen Lúcia. Julgamento em: 14/04/2011, publicada no DJe n.º 162, de 24/08/2011. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2012. 
A necessidade temporária de contratação pela Administração Pública, objeto de análise no voto acima transcrito, encontra fundamento constitucional no princípio da 
		
	
	moralidade.
	
	legalidade.
	
	impessoalidade.
	
	eficiência.
	
	publicidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308249034)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O ato de remoção de servidor público, de ofício, como forma de punição do mesmo, confronta o seguinte princípio da Administração Pública: 
		
	
	finalidade; 
	
	publicidade; 
	
	legalidade; 
	
	ampla defesa.
	
	razoabilidade;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308143655)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Analista Judiciário - TJ/PE/2009) Com relação aos princípios constitucionais da Administração Pública, considere: I. A Constituição Federal proíbe expressamente que constem nome, símbolo ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos. II. Todo agente público deve realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcIonal. As afirmações citadas correspondem, respectivamente, aos princípios da: 
		
	
	impessoalidade e eficiência; 
	
	eficiência e publicidade. 
	
	publicidade e moralidade; 
	
	legalidade e impessoalidade; 
	
	moralidade e legalidade; 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308754478)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Quanto aos processos de descentralização e desconcentração da Administração Pública, assinale a alternativa correta. 
		
	
	A organização das competências da União em Ministérios é exemplo da descentralização.
	
	Quando o Estado cria entidades de patrimônio e personalidade jurídica para propiciar melhorias em sua organização, ocorre o que se denomina desconcentração.
	
	A criação do IBAMA, autarquia a que a União transferiu por lei a competência de atuar na proteção do meio ambiente, é exemplo de descentralização.
	
	A descentralização administrativa ocorre quando o E

Outros materiais