Buscar

AVALIANDOS MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS (1)


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509923828)
	Pontos: 0,1 / 0,1
Atualmente são conhecidas mais de 70 mil espécies e a cada ano são descritas entre 1,5 e 2 mil novas espécies, com estimativas de 1,5 milhão de espécies de fungos viventes. Sobre esses microrganismos indique a(s) proposição(ões) verdadeira(s) abaixo sobre este grupo de organismos: (01) São organismos eucarióticos.
Fazem parte de um reino específico, criado para abriga­los. (04) Existem espécies comestíveis, venenosas e outras alucinógenas. (08) São espécies fotossintetizantes. (16) Podem ser saprófitas ou parasitas. (32) O champignon é um exemplo pertencente a este grupo. Dando como resposta a SOMA dos números associados às proposições CORRETAS obtemos:
31
47
55
15
63
2a Questão (Ref.: 201509919937)	Pontos: 0,0 / 0,1
Casos de intoxicações por micotoxinas são conhecidos desde a Idade Média, porém sua detecção no alimento requer métodos de análise com equipamentos mais sofisticados. Para evitar casos de intoxicação por micotoxinas, é necessário adotar as seguintes medidas preventivas: I. Cozinhar bem os alimentos antes de consumí­los; II. Armazenar em ambiente seco, ventilado e limpo; III. Evitar danos mecânicos na colheita; IV. Utilizar água tratada; V. Manter a cadeia de frio até o momento do consumo.
I e II
II, IV e V
II, III e V
II e III
I e V
3a Questão (Ref.: 201509323770)	Pontos: 0,1 / 0,1
Avalie as afirmações:
I ­ O tempo de duração de uma toxinfecção alimentar não varia com o tipo de alimento, a carga microbiana presente no alimento e o estado imunológico do indivíduo.
­ No plano de amostragem, n significa o número de amostras analisadas individualmente; m significa o limite inferior que separa o lote aceitável do produto ou lote com qualidade intermediária aceitável; M significa o limite superior, que separa no plano de duas classes, o produto aceitável do inaceitável, e no plano de três classes, separa o lote com qualidade intermediária aceitável do lote inaceitável; c significa o número máximo aceitável de unidades de amostras com contagens entre m e M.
III ­ A avaliação microbiológica não permite avaliar às condições de processamento, armazenamento e distribuição, a vida de prateleira e o risco à saúde da população.
IV ­ Métodos rápidos fornecem rapidez, praticidade, resultados mais rápidos e simplificação do trabalho.
V ­ Intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos contendo toxinas microbianas pré­formadas.
Estão corretas:
I, III e V
I, II e III
III, IV e V
II, IV e V
I, II, e IV
4a Questão (Ref.: 201509927874)	Pontos: 0,1 / 0,1
(IFRJ) Com relação às alterações de natureza microbiana e às doenças transmitidas por alimentos, assinale a alternativa FALSA.
N.D.A
Micro­organismos, presentes nos alimentos, capazes de representar um risco à saúde são genericamente denominados ¿patogênicos¿.
Vários agentes causadores de doenças no homem podem ser transmitidos por alimentos, tais como:
toxinas, vírus, bactérias e fungos patogênicos, protozoários e helmintos.
Utensílios como recipientes, bandejas, facas, tábuas, moedores e outros têm papel importante como fonte de contaminação. Sua higienização inadequada resulta em transmissão de micro­organismos de um alimento para outro (contaminação cruzada).
A deterioração microbiana, normalmente, não resulta em alterações de cor, textura, sabor e odor do alimento.
5a Questão (Ref.: 201509323794)	Pontos: 0,1 / 0,1
Avalie as afirmações:
I ­ No método de plaqueamento em superfície primeiro coloca­se o meio de cultura depois adiciona a amostra.
­ A técnica de diluição da amostra possibilita uma melhor quantificação do nível de contaminação de um alimento.
III ­ A escolha do método de análise correlaciona­se com a precisão pretendida, custo e tempo de análise, aceitabilidade do método por órgão oficiais e pela comunidade científica, treinamento e qualificação do analista, disponibilidade de reagentes, vidrarias e laboratório.
IV ­ Método de plaqueamento em profundidade primeiro coloca­se a amostra em seguida adiciona o meio de cultura.
V ­ A técnica de esgotamento por estrias é descrito como esgotamento do material contido numa alça ou agulha de semeadura por meio de estrias na superfície do meio.
Estão corretas:
Apenas I, IV e V
Todas as alternativas
Apenas I e V
Apenas II, III e V
Apenas I, II e III