Buscar

Prova Av teoria da historia



Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina:  TEORIA DA HISTÓRIA
	Avaliação:  CEL0496_AV_      Data: 25/11/2017 11:17:43 (F)       Critério: AV
	Aluno: 
	Professor:RICARDO LUIZ MOSNA FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9002/AB
	Nota Prova: 5,0 de 9,0      Nota Partic.: 1,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 8,0 pts
	 
		
	TEORIA DA HISTÓRIA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 36620)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"(...) os últimos 25 anos assistiram o aparecimento de críticas cada vez mais contundentes ao tipo de reflexão em meio ao qual se produzia a história econômica o que se traduziu, logicamente, e um questionamento mais acentuado aos dois paradigmas explicativos sobre os quais se erigia a investigação histórica de ponta nas décadas de 1950 e 1960: a escola dos Annales e a historiografia marxista". (FRAGOSO, João. FLORENTINO, Manolo. ¿História econômica¿. In: CARDOSO, Ciro Flamarion. (org). Domínios da História. RJ: Elsevier, 1997. p.29).
Contextualize e identifique as críticas feitas, a partir do final da década de 1960, à história econômica.
		
	
Resposta: Ahistória é fruto de uma operação intelectualizada pelo historiador, por isso tudo émarcado pela subjetividade autoral.
	
Gabarito: Com base na bibliografia indicada, o aluno deverá relacionar as críticas feitas a História Econômica ao fim da "Era Braudel" e à crise do marxismo e do estruturalismo. Deverá apontar as renovações feitas nesta área, principalmente o intercâmbio com a Antropologia Cultural.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 36394)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"(...) o grande refúgio da história das mentalidades foi, contudo, o da chamada história cultural, refúgio este sim mais consistente, posto que, em suas principais versões, procurou defender a legitimidade do estudo do 'mental' sem abrir mão da própria história como disciplina ou ciência específica - o que não é de somenos importância -, e buscando corrigir as imperfeições teóricas que marcaram a corrente das mentalidades dos anos 70". (VAINFAS, Ronaldo. "História das mentalidades e história cultural". In: CARDOSO, Ciro Flamarion .(org). Domínios da História. RJ: Elsevier, 1997. p.148.)
Relacione e explique duas características gerais presentes na História Cultural.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Com base na bibliografia indicada, o aluno deverá identificar e explicar as seguintes características da História Cultural: rejeição ao conceito de mentalidades; apreço pela cultura popular ("manifestações das massas anônimas"); resgate do papel das classes sociais e do conflito social; abrigo de propostas e caminhos metodológicos variados.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 686729)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A história é uma ciência que os homens acabam por formar um conhecimento com uma teoria e muita análise do objeto de estudo. A assertiva correta é:
		
	
	A história é fruto de uma operação intelectual realizada por um historiador, e por isso neutro, pois os historiadores foram treinados para criar uma história neutra.
	 
	A história é fruto de uma operação intelectual realizada pelo historiador; por isso, o texto historiográfico é marcado pela subjetividade autoral.
	
	A história não é desenvolvida pela inteligência do homem, é na verdade uma simples narrativa de documentos.
	
	Como operação mecânica realizada um profissional treinado para juntar os documentos e criar a verdade sobre os fatos, essa é o verdadeiro conceito de história
	
	A história hoje pode ser vista de forma oficial e linear, depois foi comprovado que não há necessidade de análise e nem teoria para o estudo da história.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 727310)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O cenário de transformações historiográficas que costumamos chamar de "crise dos paradigmas historiográficos" foi, sobretudo:
		
	 
	A crise da micro história.
	 
	A crise dos modelos que tinham o objetivo de escrever uma "história total".
	
	A crítica, exclusiva, do marxismo.
	
	A crise, exclusiva, da história política.
	
	A crise, exclusiva, do historicismo.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 738002)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo o historiador brasileiro José D'Assunção Barros, um dos principais vícios dos historiadores que praticam a história quantitativa é:
		
	 
	se restringir, tão somente, à descrição das fontes numéricas.
	
	tratar de temas ligados à abordagem da história política.
	
	tratar de temas ligados à abordagem da história cultural.
	
	tratar de temas ligados à abordagem da história econômica.
	 
	tratar os temas da história cultural a partir da perspectiva da história econômica.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 741402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale, entre as alternativas apresentadas abaixo, aquela que apresenta, corretamente, o nome da abordagem historiográfica que se interessa pelas relações de poder.
		
	
	História demográfica.
	
	História quantitativa.
	
	História serial.
	
	História econômica.
	 
	História política.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 22521)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a História das Mentalidades marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Seu surgimento está ligado ao final da década de 1920, na França, quando surgiu uma nova forma de se pensar as questões historiográficas.
	
	É uma abordagem historiografica que privilegia os modos de pensar e de sentir dos indivíduos de uma mesma época e um de seus principais representantes é Michel Vovelle.
	
	A partir de meados da década de 1980, na França, muitas das temáticas antes abordadas pela História das Mentalidades começaram a ser abordadas pela Nova História Cultural.
	 
	É associada a história de curta duração, pois as mentlidades constituem-se em padrões de pensamento que modificam-se em um curto espaço de tempo.
	
	É uma história que contempla o sistema de crenças, de valores e de representações próprios a uma época ou grupo.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 18653)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Micro-história marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Tem como preocupação construir uma história do cotidiano e econômica, apenas das classes pobres, por isso a preferência pela micro-análise da sociedade.
	
	A história oral é uma fonte importante empregada pela micro-história.
	
	Os "micro universos" estudados pela micro-história são analisados em sua totalidade e sofrem influências dos aspectos macro da realidade.
	
	Defende uma delimitação temática extremamente específica por parte do historiador, inclusive em termos de espacialidade e de temporalidade, mas não se reduz apenas a isto
	
	É uma prática metodológica que possibilita, por meio do jogo de escalas de análise, a apreensão de aspectos que passariam despercebidos em escalas macroanalíticas.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 686944)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nos últimos anos, o campo disciplinar da história vive um momento de intensas transformações teórico-metodológicas. Assinale, portanto, entre as opções abaixo, aquela que melhor apresenta exemplos de novas orientações teórico-metodológicas.
		
	
	Marxismo, história social francesa.
	
	A história oral e o marxismo.
	
	A revitalização da perspectiva biográfica e o marxismo.
	 
	A história oral e a revitalização da perspectiva biográfica.
	
	Marxismo, antropologia lévi-straussiana e historia social francesa.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 619906)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta um exemplo de fonte textual.
		
	
	Afrescos.
	
	Moedas.
	
	Testemunhos orais.
	
	Vasos.
	 
	Cartas.
		 Gabarito Comentado.