Buscar

Guida de estudo Integração Regional América

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS CENTRO I - 2017.2
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – DISCIPLINA INTEGRAÇÃO AMÉRICAS TRABALHO PARA AV2 - 3 PONTOS PARA AV2
PROFESSOR MARCO ANTONIO QUINIAO MANQUIAN 
ALUNO(A): Izabella Piziolo
COM BASE NO TEXTO DE SOUZA, NILSON ARAUJO DE. AMÉRICA LATINA: AS ONDAS DA INTEGRAÇÃO, DISPONIBILIZADO PELO PROFESSOR E TAMBÉM EM: http://www.revistaoikos.org/seer/index.php/oikos/article/viewFile/296/168, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO. REDIJA AS RESPOSTAS COM AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS. QUESTÕES CONTENDO TRECHOS COLADOS DO TEXTO BASE OU DE OUTROS DA INTERNET NÃO PONTUARÃO. A PROVA AV2 DE MÚLTIPLA ESCOLHA SERÁ REALIZADA COM BASE NESTE TRABALHO, QUE DEVERÁ SER ENVIADO POR EMAIL (marco.manquian@estacio.br) ATÉ O DIA DA AV2. 
QUANTAS ONDAS DE INTEGRAÇÃO O AUTOR APRESENTA E QUE PERÍODOS DE TEMPO ABRANGE CADA UMA DELAS? (0.2PONTO)
Resposta: São 4 tipos de ondas. A primeira começou com a disputa entre os EUA e Inglaterra pela divisão da América Latina impedindo a integração regional (1914-1945); A segunda com a consolidação da hegemonia dos EUA bloqueando a integração regional (Em 1970); A terceira com a nova crise estrutural abrindo espaço para nova onda de integração (Pós-guerra 1979-2000); Quarta com emergencia de governos progressistas e fracasso do ALCA abrindo nova era na integração latino-americana (2000 até os dias de hoje).
QUAIS FORAM AS MEDIDAS OU POLÍTICAS PÚBLICAS ADOTADAS PELOS PAÍSES INTEGRANTES DA SEGUNDA ONDA DE INTEGRAÇÃO? (0.2 PONTO)
Resposta: Adotaram medidas de desenvolvimento da industrialização que passaria a substituir importações por produção interna, transferindo também a renda do setor primário para a industrialização, fortalecendo o mercado interno como medidas protecionistas.
O QUE É A CEPAL E QUAIS FORAM AS SUAS PROPOSTAS? (0.2 PONTO)
Resposta: Projeto criado para estudar os problemas da américa-latina e propor soluções. Realizar um projeto integracionista, na industrialização, que seria criar uma área de livre comércio, como uma união alfandegária.
O QUE FOI E QUAL É A RELAÇÃO DO MERCADO COMUM CENTRO AMERICANO DE 1951 COM A CEPAL? (0.2 PONTO)
Resposta: Foi um intercambio comercial, que produziu resultados positivos como participação do comércio intra-zonal nas exportações, trazendo positividade no desenvolvimento industrial da região, fazendo crescer o PIB.
O QUE FOI A ALALC, QUANDO FOI LANÇADA E ATRAVÉS DE QUE TRATADO FOI INSTITUCIONALIZADA E QUAIS OS SEUS OBJETIVOS? (0.2 PONTO)
Resposta: Foi lançada em fevereiro de 1960 em Montevideo, com um tratado. Representavam 80% do produto bruto e da população da América Latina. Objetivo era ampliar o comércio regional consequentemente, o mercado nacional eliminando pouco a pouco as barreiras do comércio intrarregional.
DESCREVA QUAL FOI O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO QUE CRIOU O ACORDO DE CARTAGENA E QUAIS OS SEUS OBJETIVOS. (0.2 PONTO)
Resposta: Foi um processo de nova tentativa de integração latino-americana, criando o Pacto Andino. Com o objetivo de construir uma União Aduaneira com o prazo de dez anos, neste período o bloco funcionaria como área de livre comércio.
O QUE É A ALADI, QUANDO FOI LANÇADA , ATRAVÉS DE QUE TRATADO FOI INSTITUCIONALIZADA E QUAIS OS SEUS OBJETIVOS? (0.2 PONTO)
Resposta: Com o fortalecimento dos Não-Alinhados, houve um novo tratado em Montevideo que transformaria a ALALC em ALADI (ASSICIACAO LATINO AMERICANA DE INTEGRAÇAO), com o objetivo de criar um Mercado Comum, com zona de preferência tarifária regionais, impulsionando a relação e parcerias entre países latino-americana.
CARACTERIZE O CONTEXTO DE SURGIMENTO DO MERCOSUL EXPLICANDO E RELACIONANDO OS SEGUINTES FATORES: GUERRA DAS MALVINAS; A ATA DA INTEGRAÇÃO DE 1986; O TRATADO DA INTEGRAÇÃO DE 1988; A INICIATIVA PARA AS AMÉRICAS DE 1989. (0.4 PONTO)
Resposta: Com o Brasil apoiando a Argentina na Guerra das Malvinas (que foi a Argentina recuperar seu território das “mãos” da Inglaterra), teve uma cooperação economica impulsionando o mercado comum entre estes dois países, criando o MERCOSUL, como área de livre comércio entre os países que assinaram o acordo na américa latina. G. Bush criou a iniciativa para as américas que visava zona de livre comércio do “ Alasca até a Terra do Fogo”, que acelerou o processo de integração da américa do sul. Tendo assinado o Tratado de Assunção em 1991, criou-se de fato o MERCOSUL (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), se tornando também depois uma União Aduaneira.
QUAL FOI A MUDANÇA SUBSTANCIAL QUE O MERCOSUL TEVE COM A TRANSIÇÃO PARA OS GOVERNOS NEOLIBERAIS DA ARGENTINA E O BRASIL? (0.2 PONTO)
Resposta: O MERCOSUL começou a ser introduzido numa época do neoliberalismo, começaram a priorizar o livre comércio, reduzindo as tarifas internas e as taxas externas comuns, começaram a valorizar a moeda local porque os EUA estavam também investindo na área de livre comércio.
 O QUE FOI A CAN? (0.2 PONTO)
Resposta: Na onda neoliberal quiseram criar a COMUNIDADE ANDINA DAS NAÇOES, com a assinatura do protocolo de Trujillo. Com objetivos: promover o desenvolvimento equilibrado e harmonico com seus países membros com condições de equidade, impulsionar também na integração regional de um mercado comum na américa latina, procurando também melhores condições de vida de seus habitantes.
O QUE FOI A ALCA, QUANDO FOI LANÇADA E QUAIS OS SEUS OBJETIVOS? (0.2 PONTO)
Resposta: Foi um projeto americano fracassado que foi lançado em 1994, foi para criar área de livre comércio das américas, seria a revivencia da doutrina Monroe (America para americanos), queria remover os obstáculos do comércio de bens, mas a introdução de regras para serviços, investimentos, compras governamentais. Até 2002 não sofreu contestações por parte da américa latina, no entanto em 2003, houve uma grande alteração. Seria, que este projeto traria mais ameaças do que oportunidades para o Brasil, e que não era uma proposta de integração e sim, de política de anexação (e o Brasil, não seria anexado).
O QUE É A UNASUL, QUANDO FOI LANÇADA E QUAIS OS SEUS OBJETIVOS?
(0,2 PONTO) 
Resposta: Foi criado em 2004 com o objetivo de tentar unificar todas as economias dos países da américa-latina e fazer com que ocorra o desenvolvimento cultural, ambiental, social e economico na América do Sul.
O QUE É A ALBA, QUANDO FOI LANÇADA E QUAIS OS SEUS OBJETIVOS? (0.2 PONTO)
Resposta: Surgiu em 2005 em oposição dos EUA a proposta de área de livre comércio das américas- ALCA. Seus obejtivos era a cooperação, complementaridade, respeito a soberania dos países, solidariedade, justiça e equidade, querendo promover a integração com estes objetivos/princípios.
O QUE É A CELAC, QUANDO FOI LANÇADA E QUAIS OS SEUS OBJETIVOS? (0.2 PONTO)
Resposta: Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, criada em 2010. Com objetivo de integração e desenvolvimento que abrigará 33 países da América Latina e Caribe.
4

Outros materiais