Buscar

PCC Topicos em Invertebrados Oligochaeta

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
TÓPICO EM INVERTEBRADOS
Otávio Mantia Castellano	RA 1542650
POLO IPIRANGA
2016
Prática como Componente Curricular
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Tópicos em Invertebrados
Assunto: Filo Annelida
Atividade: Confecção de maquete
ATIVIDADE
• Você, aluno, deverá confeccionar um modelo esquemático 3D (maquete) de uma minhoca, Annelida: Oligochaeta.
• O modelo deverá evidenciar estruturas internas e externas (órgãos, cerdas, revestimento, segmentação etc.) marcantes no grupo. Para isso, você deverá se basear nas imagens apresentadas em suas referências bibliográficas e bancos de imagens na internet.
• O material utilizado para a confecção fica a seu critério. Sugestões: biscuit, isopor, materiais recicláveis, EVA, papel machê e outros.
• Deve-se fotografar todas as etapas de confecção da maquete.
• Escreva um texto de 20 linhas explicando as principais características do organismo representado.
DICAS
- Utilize cores, números ou marcadores para apontar estruturas.
- Não faça maquetes muito pequenas para dificultar a manipulação e as fotografias, nem muito grandes que demandam muito material e tempo.
- Faça uma pesquisa e utilize em sua explicação hábitos de vida do animal, como fonte alimentar, locomoção, reprodução e evolução do grupo em relação aos anteriores.
 Principais características do organismo representado
O organismo representado na maquete é um exemplar do reino Animalia, Filo Annelida, Classe Clitellata, Subclasse Oligochaeta (do grego ὀλίγος "pouco" e χαίτη "cerda"; "poucas cerdas”). Caracteriza-se por possuir o corpo constituído de segmentos que lembram anéis e ser metamérico, triblástico, celomado e com simetria bilateral. Habita o solo e corpos aquáticos (água doce e salgada). O animal mais conhecido deste grupo é a minhoca (táxon com mais de 8.000 espécies).
Sua Anatomia Externa apresenta prostômio, peristômio e pigídio. Entre o peristômio e o pigídio encontra-se o clitelo, uma estrutura glandular que só é visível em animais capazes de se reproduzir. A boca é ventral e está presente no peristômio, enquanto que a cavidade excretora está localizada no pigídio. Com exceção do primeiro segmento, os demais apresentam cerdas que são visíveis ou não a olho nu, dependendo do tamanho do animal. O prostômio e o pigídio não são considerados segmentos verdadeiros por não conterem celoma.
Sua Anatomia Interna possui enorme variação entre as espécies. Em geral, o sistema digestivo é composto pela boca, faringe, esôfago, moela, intestino e ânus. O sistema circulatório é fechado e constituído por um vaso dorsal e um ventral, os quais são ligados por comissuras laterais que funcionam como corações, bombeando o sangue da região posterior para a anterior dorsalmente e da região anterior para a posterior ventralmente. O sangue apresenta coloração vermelha devido à presença da hemoglobina. O sistema nervoso apresenta um gânglio cerebral dorsal e um par de cordões nervosos que seguem ventralmente ao longo do restante do corpo. Os nefrídios são as estruturas básicas do sistema excretor. O sistema reprodutor é formado por testículos, ovários, funis espermáticos, funis ovarianos e espermatecas (ou receptáculos seminais).

Continue navegando