Buscar

Esquerda hegeliana

Prévia do material em texto

Esquerda Hegeliana
6.1. Contexto histórico-filosófico:
No século XIX pensavam que os seres humanos haviam alcançado a maioridade racional. No entanto, Marx, no final do século XIX, e Freud, no início do século XX, puseram em questão esse otimismo racionalista. 
	Marx- dizia que temos a ilusão de estarmos pensando e agindo com nossa própria cabeça e por nossa própria vontade, racional e livremente, porque desconhecemos um poder invisível que nos força a pensar como pensamos e agir como agimos. A esse poder – que é social – ele deu o nome de ideologia.
	Freud – diz que esse poder, que atua sobre nossa consciência sem que ela o saiba é psíquico e social –. A esse poder ele deu o nome de inconsciente.
6.2. LUDWIG ANDREAS FEUERBACH (1804-1872)
A filosofia de Feuerbach é a ponte que comunica ao idealismo absoluto de Hegel com o materialismo histórico de Marx.
	Feuerbach pretendia corrigir a Hegel transformando o seu idealismo em materialismo. Não é o pensamento o que gera o ser senão o ser o que gera o pensamento. É o espírito que com suas decisões determina ao corpo.
Para ele : Deus não é senão uma projeção que o homem faz de si mesmo. Não é o homem o que tem sido feito por Deus a sua imagem, senão que é Deus quem tem sido feito pelo homem a sua imagem e semelhança.
	Quando o homem tomar consciência de que aquilo ao que adorava dizendo ser Deus não era senão a sua essência, o próprio da humanidade, poderia construir uma nova religião, a Religião da Humanidade.
 Obras : Em torno à crítica da filosofia hegeliana ; A essência do cristianismo e Princípios fundamentais da filosofia do futuro .
6.3. Karl Marx
	Karl Marx é o fundador do materialismo dialético ou materialismo histórico. Sua filosofia parte da obra de Hegel, trocando os termos de ideia por matéria e de idealismo por materialismo. Foi o teórico do socialismo.
Obras em Paris; os "Anais Franco-Alemães", órgão principal dos hegelianos de esquerda, "Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel". "A Sagrada Família", "Ideologia alemã" 
Na Bélgica: "Manifesto do Partido Comunista", o primeiro esboço da teoria revolucionária que, anos mais tarde, seria denominada marxista. Neste trabalho, Marx e Engels apresentam os fundamentos de um movimento de luta contra o capitalismo e defendem a construção de uma sociedade sem classe e sem Estado. 
Sua obra-prima é "O Capital".

Continue navegando