Buscar

PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO
Primeiro período do curso de Psicologia. Entre algumas disciplinas a de Psicologia Ciência e Profissão é a que oferece aos alunos informações básicas sobre as diversas atividades dos psicólogos, seja na clínica particular, nas organizações, nas escolas, nas instituições, nos hospitais e na pesquisa. A reflexão sobre essas atividades coloca em evidência, principalmente, sua abrangência e relevância social. 
Ano de 1879. Não podemos esquecer Wundt. O passado nos interessa como uma passagem para o futuro. Tudo leva a uma evolução e não foi diferente com a história da psicologia. História que virou ciência quando Wundt criou o primeiro laboratório de psicologia na Alemanha, o que é considerado um marco para o surgimento da psicologia científica. 
 “Nasceu gente é inteligente” – Jean Piaget elaborou seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, grande parte do desenvolvimento infantil está relacionada à teoria dele. Ele deduziu que as crianças raciocinam e crescem em etapas. Aos dois anos, passam do estágio sensório-motor, em que os órgãos sensoriais e os primeiros reflexos neurológicos estão em evidência, para o pré-operacional, em que desenvolvem o pensamento intuitivo e mágico, sem distinção do que é imaginário e o que é realidade. Aos sete anos, a criança chega à terceira etapa, chamada de operacional-concreto, em que desenvolve a capacidade de pensar no inverso das coisas. É a chamada fase dos porquês. A criança começa a entender a realidade, os números e as relações e desenvolve soluções para problemas concretos. Aos 12 anos, a criança atinge o estágio operacional-formal. Nesta etapa, já na adolescência, consegue discernir lógica e fazer deduções sem ter apoio em objetos concretos. Nesta idade, começa a capacidade de ter noção do que é certo e do que é errado e passa da fase do “é” para o que “poderia ser”.
O grande nome da psicanálise, Sigmund Freud. Procurava explicar sobre a mente humana. A partir dos seus estudos, criou um método para tratamento de diversos transtornos mentais. São dois os fundamentos da teoria psicanalítica: 1) Os processos psíquicos são em sua maioria inconscientes. 2) os processos psíquicos inconscientes são dominados por nossas tendências sexuais. Freud e a psicanálise se popularizaram de tal forma que suas idéias foram muitas vezes veiculadas de modo errôneo e distorcidas. A contribuição freudiana foi imensa para a ciência e principalmente para a psicologia, algo inquestionável, uma vez que a psicanálise é um coadjuvante o tratamento de muitas doenças.
A Lei n° 4.119/62, que regulamenta a profissão no Brasil, foi como uma certidão de nascimento antes que o bebê tivesse nascido, ou seja, não existia até então, algo que pudesse ser denominado profissão: não havia uma categoria profissional, não havia um conjunto de ferramentas de trabalho, não havia um discurso que identificasse os psicólogos, enfim, não havia nenhuma condição social para o reconhecimento oficial, legal, de uma profissão de psicólogo. Os anos 70 e o início dos anos 80 foram fundamentais para a mudança de rumo da profissão no país. Muitas mudanças sociais, políticas e econômicas.

Continue navegando