Buscar

PSICOLOGIA GERAL I AV ESTÁCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0644_AV_201607055384 » PSICOLOGIA GERAL I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201607055384 - INARA LOPES DOS SANTOS
	Professor:
	CARLA PIRES MENDES
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 17/11/2017 16:05:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201607895433)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Ao longo do processo histórico de desenvolvimento do pensamento e da pesquisa psicológica, várias escolas ou correntes teóricas da psicologia foram surgindo. As mais importantes tendências teóricas no século XX, foram: o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise. Comente sobre a teoria da Psicanálise?
		
	
Resposta: A Psicanálise foi uma teoria muito importante para o século XX, pois trouxe tendências de desenvolvimento do pensamento e resultados de pesquisas psicológicas. Com a psicanálise, percebemos que é nessário analisar os fatos ocorridos com o indivíduo antes da tomada de decisões, pois através disso, é possível perceber o comportamento de cada pessoa e poder elaborar estratégias para desenvolvimento de uma mente saudável.
	
Gabarito: Freud Importância da afetividade Inconsciente Análise investigativa
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607935547)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos observar uma mudança de paradigma e doutrina nas legislações que traziam em sua redação o Menor em Situação Irregular para a uma redação da Criança em Proteção Integral. Considerando a evolução institucional da assistência, discorra sobre os impactos dos textos: Menor em Situação Irregular e Proteção Integral, nas práticas institucionais.
		
	
Resposta: Com a evolução nas práticas institucionais, percebemos que a proteção de forma integral para os menores foi assegurado à criança e ao adolescente a proteção legal com direito ao pleno desenvolvimento e exercício de sua cidadania, sendo responsabilidade dos pais, do Estado e da sociedade civil a efetivação desses direitos. Neste caso, a situação irregular
	
Gabarito: O aluno deve discorrer sobre o código de menores, sobre as características institucionais da época em nome da suposta integração social preconizavam em suas práticas os castigos, as punições em um sistema de exclusão e confinamento, coercitivos e disciplinares para as práticas pautadas no Art. 227 da constituição de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente, dos desafios da construção dos processos socioeducativos, emancipatórios, de respeito a cidadania, da construção de direitos e deveres das crianças e dos adolescentes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607259012)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Skinner desenvolveu uma teoria da aprendizagem que ficou conhecida como modelagem. Para esse teórico os padrões de comportamento são aprendidos através de:
		
	 
	Imitação e resposta.
	 
	Reforço e punição.
	
	Reforçamento e controle.
	
	Estímulo e punição.
	
	Estímulo e resposta.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607788201)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diversas classificações não científicas de personalidade, do senso-comum, procuraram relacionar as características físicas com o comportamento típico do indivíduo (gordo preguiçoso; magro - vigoroso etc). Como a psicologia se posiciona a este respeito?
		
	
	A psicologia demonstra que a interação social fica facilitada quando reconhecemos a personalidade de uma pessoa a partir de suas características físicas.
	 
	A Psicologia tem a convicção de que a personalidade é uma totalidade sincrética, resultante da ação dos fatores genéticos e dos paratípicos ou ambientais.
	
	Esta ideia do senso-comum possui correlação com o conceito de psicofísica, ou seja, como o físico correlaciona-se ao psicológico
	
	Esta ideia do senso-comum possui correlação com o conceito de persona, ou seja, aquilo que pode ser visto pelo outro.
	
	A psicologia demonstra que essas interações compõem alguns dos fatores que constroem a personalidade do indivíduo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607292973)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pedro é um individuo que se caracteriza pelo padrão social de comportamento irresponsável, violação dos direitos dos outros, explorador e insensível constatado pela ausência de remorsos. Apresenta baixa tolerância à frustração que a conduz à violência fácil e gratuita, no ambiente de trabalho Neste caso pode-se entender que Pedro apresenta:
		
	
	Transtorno de Personalidade Paranóide
	
	Transtorno de Personalidade Dependente
	
	Transtorno de Personalidade Borderline (Limítrofe)
	 
	Transtorno de Personalidade Antissocial
	
	Transtorno de Personalidade Ansiosa (evitação)
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607259026)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Complete a frase com as expressões que forem mais adequadas à compreensão desta afirmativa: O preconceito está para ________________ assim como a discriminação está para ______________________.
		
	
	A tolerância / a opressão
	
	Opressão e a segregação.
	
	Uma ação injusta e atitude favorável
	 
	A opressão/a tolerância.
	 
	Uma atitude desfavorável/um ato injusto
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607292980)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sociedade moderna, há que se destacar que não é toda e qualquer união entre homem e mulher que poderá ser reconhecida como entidade familiar. Neste contexto, se excluem do conceito de união estável, as uniões adulterinas e aquelas que envolvem pessoas proibidas de casar entre si, por impedimentos absolutos. Deste modo, abriu-se precedente histórico ao disciplinamento da família brasileira:
		
	 
	reconhecendo e chancelando a união estável como forma legítima de constituição da entidade familiar não-matrimonial formada por homem e mulher
	
	demonstrando estabilidade mesmo que não haja vocação de permanência, ou seja, compromisso e claro propósito de continuidade da vida em comum
	
	priorizando apenas os filhos e os direitos da personalidade, a função social, a boa-fé, e tantos outros institutos voltados à garantia da dignidade da pessoa
	
	considerando o relacionamento às ocultas, típico das uniões adulterinas ou censuradas pelo meio social.
	
	quando só se configurar entre pessoas solteiras ou de qualquer modo impedidas de se casar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607312423)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ECA assegura à criança e ao adolescente a proteção legal com direito ao pleno desenvolvimento e exercício de sua cidadania, sendo responsabilidade dos pais, do Estado e da sociedade civil a efetivação desses direitos. Portanto é correto afirmar, que:
		
	
	o Conselho Tutelar é um órgão provisório do poder público da esfera nacional, que objetiva zelar pelo cumprimento das leis que protegem a criança e o adolescente no estado de São Paulo.
	
	o abrigamento da expressiva parcela das crianças e adolescentes encontrados nas instituições de abrigos estão relacionadas somente à pobreza
	 
	o direito de proteção à vida e à saúde só pode ocorrer por meio da efetivação das políticas públicas com ações que vão desde o nascimento ao desenvolvimento sadio e harmonioso da criança e do adolescente com condições dignas de existência
	
	o Código de Menores é o único meio de preservação dos direitos adquiridos no Brasil pela criança e pelo adolescente.
	
	A falta de recursos materiais é motivo suficiente para o afastamento permanente da criança ou do adolescente de sua família, resultando geralmente em encaminhamento para adoção
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607312451)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É imprescindível ter em mente que o sistema de desigualdade e má distribuição de renda destroem não só as famílias, mas toda a sociedade. Percebe-se, na verdade, que a questão fundamental é:
		
	
	poder auxiliar na reflexão sobre a importância do debate acerca da família e nos desafios que têm para o enfrentamento desta problemática.
	 
	a necessidade depromoção e apoio às famílias vulneráveis através de políticas sociais bem articuladas e focalizadas
	
	falar de políticas públicas sem, no entanto, falar em parceria com a família.
	
	a necessidade de que as políticas públicas venham em apoio à família não apenas em relação à renda, mas também em relação ao acesso a bens
	
	a qualidade dos investimentos públicos, na área social, que estão cada vez mais fortalecidos e vinculados ao desempenho da economia
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607635265)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nem todas as crianças expostas à violência doméstica apresentam níveis importantes de desajustamento, mas as crianças podem reagir de muitas maneiras diferentes ao presenciar violência doméstica: podem intervir, se isolarem ou se tornarem agressivas.Como exemplos de problemas observados nessas crianças, é comum:
		
	
	menos riscos presumivelmente devido a suas limitações para a compreensão de conflitos
	
	formas mais extremas de violência (estrangulamento, pancadas) e formas mais brandas (empurrar, dar um tranco).
	
	os vários níveis clínicos de angústia, como também a depressão das crianças
	
	uma série de problemas psicossociais, mesmo sempre quando não são o alvo da agressão física.
	 
	sentimentos de insegurança em relação ao convívio social; pessoas passam a ser percebidas como potenciais agressoras

Outros materiais