Buscar

APOL Fundamentos Históricos da educação Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o trecho a seguir:
“O estudo da historia da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Resposta: A) 1-1-1-2
 Leia o trecho a seguir:
“O Ratio Studiorum ou Plano de Estudos – o método pedagógico dos jesuítas em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548”.
Resposta: B) Os primeiros do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava um formação virtuosa e com base na religião.
Leia o trecho a seguir:
“Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução de identidade nacional. [...] A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas, e esta não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do estado”.
Resposta: C) Com a formação dos Estados-Nação houve uma gradativa atuação estatal na educação responsabilizando-se pela instituição elementar que era ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional.
Leia o trecho a seguir:
“ O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável.
Resposta: A) 1-1-2-2
Leia o trecho a seguir: 
“As duas últimas décadas do século XX representaram um grande momento para debates e elaborações das propostas curriculares, assim como novos materiais didáticos e práticas de ensino”.
Resposta: A) V-V-V-F

Outros materiais