Buscar

Atividade Estruturada 1

Prévia do material em texto

Atividade Estruturada - Proteínas
As proteínas de origem vegetal que são limitantes em aminoácidos essenciais 
As proteínas de origem vegetal que são limitantes em aminoácidos essenciais 
As proteínas de origem vegetal que são limitantes em aminoácidos essenciais podem ser a principal fonte protéica na alimentação humana?
Os aminoácidos podem ser essenciais e não essenciais. Os aminoácidos não essenciais podem ser produzidos pelo corpo humano, enquanto os aminoácidos essenciais não são fabricados em nosso organismo, portanto precisamos ingerir alimentos fontes de proteínas para que possamos obter esses aminoácidos essenciais. Toda proteína em nosso corpo é feita a partir da combinação de aminoácidos. As proteínas de alimentos que possuem todos os aminoácidos essenciais são de alto valor biológico ou proteínas completas, elas mantêm a vida o crescimento e o desenvolvimento. Já aquelas proteínas que apresentam a deficiência de um ou mais destes aminoácidos essenciais, são chamadas de baixo valor biológico. As proteínas de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) possuem todos os aminoácidos essenciais, são portanto de alto valor biológico. Porém, as proteínas completas também são ricas em gorduras. Já as proteínas de origem vegetal (frutas, lentilha, feijões, soja) apresentam deficiência de aminoácidos essenciais, por isso são de baixo valor biológico, porém apresentam menor teor de gorduras. Então as proteínas de origem vegetal não podem ser a fonte exclusiva para suprir as 
carências diárias do nosso metabolismo.
A associação de proteínas de origem vegetal pode melhorar a qualidade da proteína da dieta?
Uma dieta de proteínas de origem animal e vegetal é completa com todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo. A associação de proteínas de origem vegetal pode melhorar a qualidade da proteína da dieta, pois, apesar de não serem livre de gordura, em geral, são menos calóricos e com menores índices de gordura que as de animais e, por isso comprometem menos a saúde do coração. As fontes de proteínas vegetais são ricas em fibras, melhorando a absorção e promovendo uma boa digestão, ajudando também na regularidade do fluxo i ntestinal. Além de ter os 8 aminoácidos essenciais para a formação de proteína. Como al guns aminoácidos são “limitantes” em grande parte dos alimentos vegetais, ao longo da história, o homem foi descobrindo através de pratos tradicionais de sua cultura, uma m istura de proteínas vegetais que são capazes de se completarem e formarem excelentes combinações.
Como as proteínas destes alimentos se combinam para melhorar o fornecimento de aminoácidos essenciais para o corpo humano?
 Como podemos ver nas questões anteriores, as proteínas de origem vegetal não são “completas” em não fornecer todos os aminoácidos essenciais que o organismo precisa, então podemos fazer uma combinação deste tipo de alimento, a partir da dieta, para obter uma quantidade necessária, os vegetais, com os legumes, os cereais e os frutos seco, as leguminosas secas e as verduras proporcionam proteínas de baixo valor biológico. No entanto, como o aminoácido limitante é diferente entre os vários alimentos vegetais na mesma refeição é muitas vezes uma mistura de alto valor biológico, estas combinações são frequentes nas receitas de cozinha tradicional, podemos dá alguns exemplos como feijão com arroz, massa com a mandioca, grão de bico com pão, lentilhas com batatas e leguminosas secas e cereais. 
A qualidade da proteína obtida por estas combinações é suficiente para manter a vida dos humanos em qualquer momento biológico ou tipo de alimentação? 
Sim, desde que a dieta do indivíduo seja balanceada c om as combinações necessárias para satisfazer a necessidade proteica, como sabemos a maior parte das proteínas de origem vegetal falta um dos dois tipos de aminoácidos diferentes, e para isso a junção dos alimentos de origem vegetal fornece todos os aminoácidos necessários.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Atividade Estruturada 1:
Proteínas
Jaqueline Gonçalves Barbosa
Disciplina: Nutrição Humana
Campos dos Goytacazes - RJ
 2017
 
Proteína vegetal X Proteína animal
A Proteína é uma estrutura química complexa, constituída de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Ela fornece aminoácidos (compostos orgânicos que funcionam como blocos de construção da proteína), que são essenciais para a manutenção, crescimento e desenvolvimento do corpo.
Qual é a importância das proteínas ?
Proteínas, formadas por uma cadeia de aminoácidos, são moléculas essenciais para manter a estrutura e funcionamento de todos os organismos vivos e podem ter diferentes propriedades e funções. Por exemplo : enzimas, hemoglobina, certos hormônios e o colágeno dos ossos, tendões e pele são todos proteínas. Entre outras coisas, as proteínas regulam a contração muscular, produção de anticorpos, expansão e contração dos vasos sangüíneos para manter a pressão normal.
As Proteínas em Nosso Organismo:
Constitui elemento principal na estrutura corporal de seres humanos e animais;
Exercem papel importante na síntese de hormônios e enzimas que regulam diversos processos fisiológicos (crescimento, controle de açúcar sangüíneo);
Reparação tecidos (cicatrização, crescimento e desenvolvimento de células, regeneração de tecidos lesados pelo esforço físico);
Formação de anticorpos (capazes de combater infecções e doenças);
Neutralizador do pH do sangue (função que mantém o equilíbrio ácido-básico);
Formam os neurotransmissores, que atuam no sistema nervoso central, como por exemplo a serotonina (hormônio que nos dá a sensação de bem estar e prazer);
Fornecem aminoácidos essenciais para o ganho de massa muscular (anabolismo);  
Proteína vegetal X Proteína animal 
Para entender as principais diferenças entre as proteínas animal e vegetal, precisamos saber um pouco mais sobre os aminoácidos (blocos de formação de proteínas). Estes aminoácidos podem ser essenciais e não essenciais. 
Os aminoácidos não essenciais podem ser produzidos pelo corpo humano, enquanto os aminoácidos essenciais não são fabricados em nosso organismo, portanto precisamos ingerir alimentos fontes de proteínas para que possamos obter esses aminoácidos essenciais.
Toda proteína em nosso corpo é feita a partir da combinação de aminoácidos. As proteínas de alimentos que possuem todos os aminoácidos essenciais são de alto valor biológico ou proteínas completas. Elas mantém a vida, o crescimento e o desenvolvimento. Já aquelas proteínas que apresentam a deficiência de um ou mais destes aminoácidos essenciais, são chamadas de baixo valor biológico.
As proteínas de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) possuem todos os aminoácidos essenciais, são portanto de alto valor biológico. Porém, as proteínas completas também são ricas em gorduras. Já as proteínas de origem vegetal (frutas, lentilha, feijões, soja) apresentam deficiência de aminoácidos essenciais, por isso são de baixo valor biológico, porém apresentam menor teor de gorduras.
Como alguns aminoácidos são “limitantes” em grande parte dos alimentos vegetais, ao longo da história, o homem foi descobrindo através de pratos tradicionais de sua cultura, uma mistura de proteínas vegetais que são capazes de se completarem e formarem excelentes combinações.
Dos 20 aminoácidos, o nosso organismo não consegue fabricar 9, que devem ser supridos pela dieta. A forma mais fácil de se obter estes aminoácidos é através da proteína animal. Fontes de proteína vegetal (como feijões, lentilhas e soja), têm pouca quantidadede alguns destes aminoácidos essenciais.
A favor das fontes vegetais de proteína está o fato de que elas também fornecem outros nutrientes importantes como carboidratos e fitoquímicos que previnem algumas doenças. Além disso, vegetais são ricos em fibras alimentares. Por outro lado, a proteína animal é rica em ferro, zinco e vitaminas B.
A principais fontes de proteína animal são: carnes, ovos e laticínios. Já as melhores fontes de proteína vegetal são: feijões, lentilhas, soja e amendoim.
A questão protéica é uma das grandes dúvidas de vegetarianos e de pessoas que querem aderir à dieta vegetariana e, assim, fica à tona a grande questão: uma dieta com restrição total de alimentos de origem animal teria proteínas suficientes para suprir nossa carência?
De acordo com American Dietetc Association e a Organização Mundial da Saúde, em uma dieta balanceada, a ingestão de proteína deve representar cerca de 15% do total da dieta diária de uma pessoa. O organismo do ser humano utiliza as proteínas na formação de hormônios, enzimas e anticorpos, portanto, a sua carência leva a uma deficiência em diversas vias metabólicas do corpo.
É muito difícil um indivíduo desenvolver uma deficiência protéica, mas esta pode acontecer ingerindo uma quantidade insuficiente de alimentos, tanto de origem animal quanto de origem vegetal, ou ingerindo quantidades de açúcar e álcool muito altos, pois ambos são grandes fontes de calorias, pobre em nutrientes e não contem proteína em suas composições.
Para indivíduos onívoros e ovo-lacto-vegetarianos a deficiência se torna ainda mais difícil, pois a proteína animal possui grande quantidade dos aminoácidos essenciais para o nosso organismo. Entretanto o vegetariano restrito de qualquer alimento animal, vegan, pode conseguir todo suprimento protéico necessário a partir de uma dieta vegetariana. Lembrando que a soja é o alimento vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo.
A dieta vegetariana possui um menor conteúdo protéico do que uma dieta baseada em carne, entretanto isso não é uma desvantagem. Estudos comprovam que o consumo excessivo de proteínas pode ocasionar cálculos renais, osteoporose, e um aumento do colesterol, pois a proteína animal é rica em gorduras. Portanto, uma dieta rica em legumes, grãos, frutas e vegetais tem proteínas suficientes para uma dieta saudável.
"As grandes vantagens da proteína vegetal são a ausência de gordura e a presença de fibras", ressalta a nutricionista Márcia Terra, consultora da empresa de nutrição Nutri-Insight, em São Paulo. "As proteínas vegetais são boas fontes de ômega-3 e ômega-6, gorduras benéficas", acrescenta o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, que também é um dos diretores da Associação Brasileira de Nutrologia. "Nem por isso deve-se desprezar a proteína animal, que também sacia e é mais completa. O ideal, então, é consumir as duas juntas."
Fonte: http://vegetarianismounb.blogspot.com/2008/11/proteina-vegetal-x-proteina-animal.html 
http://www.copacabanarunners.net/proteina.html 
http://saude.abril.com.br/edicoes/0271/nutricao/conteudo_122699.shtml
http://www.nucleoalquimico.com.br/pdf/artigos/nos_somos_o_que_comemos.pdf 
http://belnature.iespana.es/belnature/info_spvegfoods.pdf

Continue navegando