Buscar

Estudo dirigido Barra Noite 2014 I GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Nutrição
	Turno: Noite
	Campus: Barra
	Disciplina: Morfofisiologia
	2014.1
	Professor: Eduardo C. Alves
	Data: 30/ 04 / 2014
	Aluno:
	Matrícula:
ESTUDO DIRIGIDO GABARIO
1-Descreva resumidamente a espermatogênese.
A espermatogênese tem início na fase embrionária, com a migração das células primordiais para a região dos futuros testículos, estas células diferenciam-se em espermatogônias (46 cromossomos), posteriormente estas sofrem modificações transformando-se em espermatócitos primários, estes sofrem a primeira meiose transformando-se em espermatócitos secundários (23 cromossomos), estes passam pela segunda meiose, transformando-se em espermátides, estas sofrem diferenciação dando origem aos espermatozóides.
2- Descreva resumidamente a oogênese.
A ovogênese (ovulogênese ou oogênese)tem início na fase embrionária com a migração das células primordiais para a região dos futuros ovários, dando origem as oogônias, estas sofrem diferenciação em ovócitos (oócitos) primários (46 cromossomos), estes iniciam a primeira meiose, porém esta é interrompida na prófase devido ao nascimento. Apenas na puberdade o processo reinicia-se com o término da primeira meiose e formação dos ovócitos secundários (23 cromossomos), estes iniciam a secunda meiose, que somente será completada no caso de fecundação. 
3- Faça uma breve descrição das regiões de um espermatozoide, citando a principal função de cada uma.
O espermatozoide é dividido em três regiões:
- cabeça: guarda o núcleo com os 23 cromossomos paternos e também o acrossoma, uma bolsa com enzimas digestivas utilizadas para romper a corona radiata e a zona pelúcida durante a fecundação;
- peça intermediária: rica em mitocôndrias que irão gerar energia para os movimentos do flagelo;
- flagelo: responsável pelo deslocamento do espermatozoide (movimento em chicote).
4- Baseado no gráfico abaixo correlacione os hormônios da hipófise (TSH e LH) e os hormônios ovarianos (estrogênio e progesterona) com o ciclo menstrual e a ovulação.
O FSH e o LH são produzidos pela hipófise e agem em conjunto para promover o desenvolvimento e amadurecimento do ovócito, assim como sua liberação (“ovulação”) e também o início da formação do corpo lúteo. Estes hormônios estimulam a produção de estrógeno e progesterona pelos ovários, estes agem sobre o endométrio mantendo-o no estado lúteo, ou seja, edemaciado, vascularizado e pronto para a implantação. Se não houver fecundação, o corpo lúteo atrofia e se torna atrésico, diminuindo a produção de estrógeno e progesterona, promovendo a descamação do endométrio (menstruação). Se a fecundação ocorrer, o zigoto produz HCG que mantém o corpo lúteo ativo até o segundo mês de gravidez, quando a placenta inicia a produção de estrógeno e progesterona, fato que provoca a atrofia do corpo lúteo.
5- Na ovogênese, a fase de crescimento é muito maior que na espermatogênese, explique este fenômeno.
A fase de crescimento nos ovócitos é maior, pois estes precisam acumular vitelo que será a fonte alimentar do embrião durante os primeiros dias de desenvolvimento, enquanto o espermatozoide não precisa de vitelo, pois é nutrido pelo líquido das glândulas seminais.
6- Faça uma breve descrição das fases do desenvolvimento embrionário humano, desde a fecundação até a implantação.
Logo após a fecundação é formada uma célula diplóide (2n=46 cromossomos) chamada zigoto que inicia sucessivas divisões mitóticas (clivagens), aumentado o número de células porém sem aumento do tamanho. Quando o zigoto atinge um número total de 16-32 células, passa a ser chamado de mórula (devido a sua aparência de amora). Na chegada ao útero a mórula passa por modificações morfológicas onde podemos observar duas camadas distintas de células: o embrioblasto (massa celular interna) e o trofoblasto além da cavidade blastocística, esta estrutura é chamada blastocisto inicial que depois de alguns dias perde a zona pelúcida e transforma-se no blastocisto tardioque inicia o processo de implantação. Neste momento o trofoblasto divide-se em duas camadas distintas: citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto, enquanto o embrioblasto dá origem ao epiblasto e ao hipoblasto.
7- Explique a relação entre o blastocisto, a gonadotrofina coriônica humana (HCG) e o corpo lúteo, durante o início de uma gestação.
O blastocisto produz a gonadotrofina coriônica humana (HCG), o hormônio responsável por manter o corpo lúteo ativo e produzindo estrógenos e progesterona, hormônios que agem sobre o endométrio mantendo-o espesso e pronta para a nidação. 
8- Na figura abaixo, identifique as regiões do blastocisto, citando suas principais funções.
Citotrofoblasto
Sinciciotrofoblasto
Hipoblasto
Epiblasto
Breves comentários
- sinciciotrofoblasto: camada de células originada do trofoblasto, com característica extremamente invasiva responsável pela implantação do blastocisto, entre suas principais funções, podemos citar: 
Produção de HCG, hormônio responsável por manter a mulher em fase lútea evitando desta forma a menstruação;
Produção de proteases, enzimas que facilitam a digestão das células endometriais durante a invasão do sinciciotrofoblasto;
Produção de mediadores químicos que estimulam a apoptose das células endometriais;
Produção de mediadores químicos que estimulam a transformação das células endometriais em deciduais, ou seja, células que guardam lipídeos e glicogênio, substâncias que serão utilizadas na nutrição do blastocisto.
- Citotrofoblasto: camada de células originada do trofoblasto, cuja função é manter um fluxo de novas células para o sinciciotrofoblasto
- Hipoblasto: camada de células originária do embrioblasto, transforma-se no endoderma 
- Epiblasto: camada de células originada do trofoblasto, dará origem a duas camadas germinativas (ectoderma e mesoderma)
9- Estudos de estatística demonstram que mulheres grávidas acima dos 36 anos apresentam risco muito maior de terem filhos com alguma patologia genética. Explique este fato.
O processo de ovogênese inicia-se na menina ainda na fase intra-uterina, sendo interrompida na prófase da primeira divisão meiótica, retornando a meiose, um ovócito por ciclo menstrual, apenas na puberdade. Desta forma, quanto maior a idade da mulher, por mais tempo seu ovócito está parado na prófase e, portanto maior a possibilidade de algum erro na separação dos cromossomos.
10- Descreva o processo de Gastrulação.
A gastrulação é o processo de formação do terceiro folheto embrionário, o mesoderma, este processo se inicia com a formação das membranas cloacal e bucofaríngea. O surgimento destas membranas permite a migração de células epiblásticas para a região central do embrião formando a linha primitiva, posteriormente as células epiblásticas migram profundamente, a partir da linha, no espaço entre o ectoderma e o endoderma, formando o mesoderma.
11- Descreva o processo de Neurulação.
A neurulação é o processo de formação e fechamento do tubo neural, este processo se inicia com a formação das membranas cloacal e bucofaríngea. O surgimento destas membranas permite a migração de células epiblásticas para a região central do embrião formando a linha primitiva, posteriormente as células epiblásticas fazem um agregado circular chamado nó primitivo que induz a formação do processo notocordal. O surgimento deste processo induz a formação da placa neural (composta por células neurais epiblásticas) que inicia um processo de dobramento e fechamento da região central para as áreas rostral e caudal, dando origem aos neuróporos. A neurulação está completa com o fechamento de ambos os neuróporos.
12- Indique as principais estruturas formadas por cada folheto embrionário.
Ectoderma- forma o sistema nervoso central e os anexos da pele, como cabelo e unha;
Mesoderma- forma o esqueleto axial e os músculos anexos;
Endoderma- forma os epitélios digestório e respiratório.

Outros materiais