Buscar

APS O poder ea lei

Prévia do material em texto

FICHA PARA RELATÓRIO 
DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS 2017/2º
Campus: Ano: 2017
1.Aluno: 
2. Turma: RA: 
3. Título do trabalho: Filme “O PODER E A LEI “
4. Data da Atividade 20/11/2017
5. Relatório da Atividade:
O filme O Poder e a Lei conta a história do advogado de defesa criminal Mickey Haller, que passa a maior parte de seu tempo defendendo uma variedade de criminosos, os absolvendo de serem condenados à prisão e a pena de morte. O advogado tem consigo que todos são culpados. Pratica suborno com os clientes os tirando dinheiro mais que o correto, o que ele sempre consegue com facilidade. O advogado não possui muita estima por valores éticos e morais, exceto pela filosofia de seu pai, de que nenhum cliente é tão perigoso quanto um cliente inocente, pois se você errar e ele for preso, nunca mais conseguirá viver consigo mesmo. Entretanto a vida de Haller é acometida por uma inesperada reviravolta, quando ele assume a defesa de Louis Roulet, um jovem que foi acusado de lesão corporal e tentativa de homicídio contra Regina Campos, uma garota de programa, ao assumir o caso o advogado se vê envolvido em uma complexa e perigosa trama.
Mas depois, pesquisando e analisando, ele achou semelhanças em um caso seu do passado, o caso de Donna Renteria, que fora brutalmente estuprada e assassinada, e ligando os fatos descobriu enfim que tudo que seu cliente Louis havia lhe contado era mentira, e que ele fora contratado de propósito, para ele ser obrigado a inocentá-lo.
Sendo que o verdadeiro culpado no caso de Donna Renteria era o jovem Louis que na época fez com que o inocente Martinez pagasse pelo seu crime, sendo que Martinez foi cliente de Haller, e na época Haller convenceu Martinez a se declarar culpado em troca de evitar a pena de morte, pegando com isto prisão perpétua, e Haller ao perceber que havia feito um inocente pagar por um crime que não cometeu ficou transtornado com seu erro, querendo concertar o mal que havia feito.
Mas Haller teve que permanecer calado, mesmo sabendo de toda a verdade, pois existe o código de ética de um advogado que o caso é cliente-advogado, sendo assunto restrito, deste modo ele teve que arrumar outro meio de fazer a verdade vir à tona, sem violar esta regra do silêncio, pois ele se encontra impotente, pois não pode delatar Louis Roulet, seu cliente, devido ao privilégio cliente-advogado.
Haller não consegue conviver com o fato de um inocente estar condenado a prisão perpétua por um descaso seu, então ele pede para seu amigo Frank Levin investigar Louis Roulet e encontrar provas que o incriminem pelo crime que Martinez está sendo punido, entretanto Frank á assassinado pela mãe de Louis, quando finalmente havia encontrado provas que o incriminassem. Haller fica muito abalado com a morte do amigo e passa a ser suspeito do homicídio, pois esse foi consumado com uma arma antiga que ele possuía e que havia desaparecido de sua casa.
Haller entende que essa armação foi realizada pelos Roulet, para coagi-lo a cessar com a busca de provas contra Louis, o advogado também tem sua filha Hayley ameaçada, porém continua a reunir provas contra Roulet. Os dias de julgamento vão se passando e mesmo sabendo da culpabilidade de Roulet e de tudo que ele fez para ameaça-lo, Haller continua exercendo eximiamente sua função, defendendo Louis e rebatendo todas as acusações levantadas pela promotoria, ou seja, cumprimento excepcionalmente o seu papel de operador do Direito.
Por fim, Haller utiliza de argumentos artísticos e de diversas falácias no tribunal para persuadir o júri e o juiz, e para destruir os argumentos da promotoria, principalmente, quando a promotoria lança mão de seu maior trunfo, o depoimento de um preso, chamado DJ Corliss, que foi colega de cela de Roulet no período que ele esteve preso, Haller de maneira formidável invalida completamente o depoimento desse indivíduo e de maneira brilhante consegue inocentar Louis. Porém, o advogado de maneira indireta e por meio de terceiros, sem romper com o privilégio cliente-advogado, entrega à polícia provas que incriminam Louis no caso de Martinez, e ainda no Tribunal o jovem é preso, quando Michael Haller chega em casa é baleado pela mãe de Louis e a mata em legítima defesa. Haller sai do hospital e finalmente Martinez é absolvido e Roulet condenado.

Continue navegando