Buscar

AV Psicologia Hospitalar 2017.2


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402255215)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em psicologia hospitalar existem alguns tipos de contratos que o psicólogo pode estabelecer com os hospitais quanto ao atendimento prestado. Ofereça argumentos que esclareçam o tipo de contrato que leva em consideração o atendimento integral da clientela.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Atendimento integral da clientela: viável em internação de menor porte ou junto a especialidades médicas que atendem um número limitado de indivíduos. Possibilita fazer uma triagem de todos os pacientes, tendo em vista a seleção, pelo psicólogo, dos casos que apresentam demanda de assistência psicológica durante o período de hospitalização.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402272766)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Quem trabalha com pacientes com doenças graves, terminais, assiste ao extremo do sofrimento humano trazido pela doença aguda em que a dor e a morte são ameaças constantes. Fale sobre o principal papel do psicólogo diante do viver e do morrer.
		
	
Resposta: O psicólogo precisa estar preparado para ter uma escuta humanizada, levando em consideração os fatores do estado do paciente, tendo como foco sua recuperação do adoecimento, e se sentir resguardado em poder compartilhar questões que o aflinge sem ser recriminado, ou ridicularizado, tendo assim uma serviço de suporte e auxilio juntamente com a equipe médica do hospital.
	
Gabarito: A doença, o trauma quando ocorre de forma abrupta pode afastar e dificultar a capacidade do paciente para lidar com o problema e, é nesse momento que a atenção psicológica pode favorecer, facilitando a reflexão acerca da experiência vivida, pode ajudá-lo a encontrar algumas respostas, ressignificando sua experiência tornando-o mais confiante, participativo e colaborativo com o seu tratamento.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402255185)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pablo é um psicólogo que atua em um hospital público. Ele se preocupa e busca criar espaços de reflexão para avaliar as possibilidades de acesso da população aos serviços, as condições em que se dão os trabalhos dos profissionais, as características sociais da população atendida, dentre outros fatores que estão ligados aos processos de saúde e doença. Ao correlacionarmos o caso de Pablo com a teoria acerca da Psicologia Hospitalar, podemos afirmar que:
		
	
	Não há correlação entre o caso de Pablo e as teorias acerca da Psicologia Hospitalar.
	 
	Pablo está correto em suas preocupações, pois o psicólogo hospitalar deve valorizar o conhecimento e a articulação de todos os fatores envolvidos no processo saúde-doença.
	
	Pablo está errado em suas preocupações e buscas, pois o psicólogo hospitalar deve valorizar o conhecimento e a articulação de todos os fatores envolvidos no processo saúde-doença.
	
	Pablo está correto em suas preocupações, pois o psicólogo hospitalar deve favorecer o desconhecimento dos fatores que levam ao processo de adoecimento para valorizar o ato médico.
	
	Pablo está errado em suas preocupações e buscas, pois o psicólogo hospitalar deve favorecer o desconhecimento dos fatores que levam ao processo de adoecimento para valorizar o ato médico.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402310784)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde. Isso significa que o psicólogo hospitalar:
		
	
	Faz parte da equipe mínima do Programa de Saúde da Família.
	
	Faz parte da equipe interdisciplinar do CAPS.
	
	Age especificamente nas unidades básicas de saúde.
	
	Tem implicação direta na formação da equipe do CRAS.
	 
	Atua em Hospitais gerais e de alta complexidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402224578)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A avaliação psicológica no contexto hospitalar:
		
	
	É um processo praticamente inexistente, uma vez que as demandas de urgência e emergência nas unidades e a alta rotatividade dos pacientes impedem a sua realização.
	 
	É uma importante ferramenta de atuação do psicólogo no contexto hospitalar, em um cenário no qual o psicólogo precisa estar atento às demandas específicas que surgem.
	
	Seria uma estratégia pertinente apenas nos casos em que o laudo psicológico fosse solicitado para fins periciais.
	
	Só pode ser realizada com os pacientes que estão lúcidos e orientados.
	
	Representa um processo importante, mas ao mesmo tempo inviável, já que o psicólogo não dispõe dos recursos materiais necessários à elaboração de um processo como esse.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402255227)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Rita é psicóloga em uma unidade hospitalar. O modelo de gestão do hospital ainda é baseado na burocracia e verticalização, o que faz com que a equipe de saúde e todos os outros colaboradores do hospital tenham pouco contato com o gestor e com as decisões que são tomadas. Rita está buscando facilitar a comunicação entre o gestor e a equipe de saúde para que novos projetos sejam implantados na unidade. Correlacionando o caso em que Rita está contextualizada com os estudos acerca da humanização em ambientes médicos, é correto afirmar que:
		
	
	Não há correlação entre o caso em que Rita está contextualizada e os estudos acerca da humanização em ambientes médicos.
	 
	Rita está agindo adequadamente, pois dentro do espaço organizacional, as pessoas devem ser tratadas como parceiros, e não mais como ¿material humano¿. Devem ser vistas como colaboradores agrupados em equipes, que desenvolvem metas negociadas e compartilhadas.
	
	Rita está agindo adequadamente, pois dentro do espaço organizacional, as pessoas devem ser tratadas como material humano. Devem ser vistas como empregados que cumprem tarefas designadas pelo gestor e não tem participação na sua produção e nos resultados destas.
	
	Rita está agindo inadequadamente, pois dentro do espaço organizacional, as pessoas devem ser tratadas como material humano. Devem ser vistas como empregados que cumprem tarefas designadas pelo gestor e não tem participação na sua produção e nos resultados destas.
	
	Rita está agindo inadequadamente, pois dentro do espaço organizacional, as pessoas devem ser tratadas como parceiros, e não mais como ¿material humano¿. Devem ser vistas como colaboradores agrupados em equipes, que desenvolvem metas negociadas e compartilhadas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402255236)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma mulher de 36 anos deu entrada no pronto-atendimento do hospital geral da cidade em que reside afirmando que está infectada pelo vírus HIV e que tem poucas horas de vida. A equipe de saúde fez todos os exames e não encontrou nenhum componente orgânico que justificasse tal afirmativa. A psicóloga do setor avaliou que a paciente apresentava: crença infundada de padecer de uma doença grave, medo irracional da morte, uma obsessão com sintomas físicos irrelevantes, preocupação e auto-observação constante do corpo e descrença no diagnóstico médico. Se correlacionarmos o caso com a psicossomática no contexto da saúde, é correto afirmar que:
		
	
	A paciente apresenta características de transtorno de Entropia e a psicóloga fez uma avaliação correta do caso.
	
	A paciente apresenta características de transtorno de Acariação e a psicóloga fez uma avaliação correta do caso.
	
	A paciente apresenta características de transtorno de Polissonia e a psicóloga fez uma avaliação incorreta do caso.
	 
	A paciente apresenta características de transtorno Hipocondríaco e a psicóloga fez uma avaliação correta do caso.
	
	A paciente apresenta características de transtorno Englobado e a psicóloga fez uma avaliação incorreta do caso.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402272789)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ideia da loucura sofreu mudanças nos diferentes momentos históricos nos levando a reflexão também sobre asdiferentes intervenções possíveis em função de cada concepção. A partir do século XX a loucura passou a ser entendida como:
		
	
	um erro e vivia em harmonia com a sociedade.
	
	a possibilidade de se pensar em uma ação terapêutica excludente que foi surgindo a partir de várias experiências que foram implantadas por diversos profissionais em diferentes contextos.
	 
	a possibilidade de se considerar o diferente não mais como um elemento ameaçador, porém como alguém que vive a sua singularidade no seu percurso existencial.
	
	a razão como divisão entre os homens, mas como não consegue dar conta de todas as incertezas, dúvidas da existência humana passa incluir todos àqueles que eram considerados fora deste contexto da razão.
	
	um processo de exclusão social.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402272803)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as afirmativas abaixo levando em consideração a atuação do psicólogo diante do viver e do morrer e marque a alternativa correta. I - O psicólogo deve procurar ignorar as experiências do paciente e o modo como ele enfrenta e suporta o tratamento necessário se preocupando com a adesão ao tratamento indicado pelo médico. II - Através da escuta psicológica é possível compreender dentro da experiência de cada paciente que está em seu limite entre o viver e o morrer como ele enfrenta esse desafio do tratamento e de sua recuperação. III - Através da escuta psicológica é possível compreender como a temática entre o viver e o morrer é vivenciada pelos profissionais de saúde. IV - A atenção psicológica ajuda o paciente na busca de sentido para a sua luta contra a enfermidade e sua sobrevivência.
		
	
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	 
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402273435)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentro da Rotina diária do serviço de Psicologia na UTI-Neo, o psicólogo deverá contatar a Equipe de Saúde (médicos e equipe de enfermagem), com o objetivo de:
 
1- Verificar o nascimento de novos RNs;
 
2- Verificar as percepções da equipe em relação ao estado psicológico dos pais;
 
3- Obter informação do diagnóstico atual e do prognóstico dos RNs.
		
	 
	As afirmativas 1, 2 e 3 fazem parte da rotina
	 
	Apenas as afirmativas 2 e 3 fazem parte da rotina
	
	Apenas as afirmativas 1 e 3 fazem parte da rotina
	
	Apenas a afirmativa 3 faz parte da rotina
	
	Apenas as afirmativas 1 e 2 fazem parte da rotina