Buscar

avaliando aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601819655)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ana Catarina é filha de Joana e João. A jovem, de apenas dezoito anos, fica grávida de um ex namorado. Seus pais, em desespero, enviam a filha para o interior, para que ninguém saiba da gravidez. Ao voltar com o filho recém nascido, os avós da criança a registram como se fosse seu próprio filho. Neste caso, João e Joana praticam:
		
	
	sonegação do estado de filiação
	
	abandono de recém nascido
	
	registro de nascimento inexistente
	
	falsidade ideológica
	 
	conduta privilegiada de registrar como seu o filho de outrem, conhecida como adoção à brasileira
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601892639)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Jaime, conhecido pelos colegas como Jaiminho mão de Seda, utilizando‐se de sua destreza, consegue retirar a carteira do bolso traseiro da calça de Ricardo que, ao perceber a subtração, sai ao encalço do delinquente. Ocorre que, durante a perseguição, Ricardo acaba sendo atropelado, vindo a falecer em decorrência dos ferimentos. Nesse sentido, com base nas informações apresentadas na hipótese, e a jurisprudência predominante dos tribunais superiores, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Jaime consumou a prática de latrocínio.
	 
	Jaime consumou a prática do delito de furto simples.
	
	Jaime consumou a prática do delito de furto qualificado na modalidade tentada.
	
	Jaime consumou a prática do delito de furto qualificado.
	
	Jaime praticou delito de furto simples em sua modalidade tentada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601988956)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as seguintes afirmativas, que tratam da classificação doutrinária do crime de assédio sexual: I - Trata-se de crime próprio, tanto em relação ao sujeito ativo quanto ao sujeito passivo, visto que a lei exige uma relação hierárquica ou de ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função). II - Trata-se de delito plurissubsistente, pois pode se realizar por meio de vários atos). III - É um delito comissivo, no sentido de que decorre de uma atividade positiva do agente, consistente em ¿constranger¿ a vítima. No entanto, pode ser, excepcionalmente, comissivo por omissão, que ocorrerá quando o resultado deveria ser impedido pelos garantes (art. 13, § 2º, do CP). IV - É, respectivamente, delito formal e doloso, pois se consuma sem a produção do resultado naturalístico, embora este possa ocorrer e não há previsão de modalidade culposa.
		
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Estão corretas as assertivas I e IV
	
	Estão corretas as assertivas I, III e IV.
	
	Apenas as assertivas I e IV estão certas.
	
	Estão corretas as assertivas I e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602119098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2016. CESPE. TJ-AM. Juiz Substituto) Júlio foi denunciado em razão de haver disparado tiros de revólver, dentro da própria casa, contra Laura, sua companheira, porque ela escondera a arma, adquirida dois meses atrás. Ele não tinha licença expedida por autoridade competente para possuir tal arma, e a mulher tratou de escondê-la porque viu Júlio discutindo asperamente com um vizinho e temia que ele pudesse usá-la contra esse desafeto. Raivoso, Júlio adentrou a casa, procurou em vão o revólver e, não o achando, ameaçou Laura, constrangendo-a a devolver-lhe a arma. Uma vez na sua posse, ele disparou vários tiros contra Laura, ferindo-a gravemente e também atingindo o filho comum, com nove anos de idade, por erro de pontaria, matando-o instantaneamente. Laura só sobreviveu em razão de pronto e eficaz atendimento médico de urgência. Com referência à situação hipotética descrita no texto anterior, assinale a opção correta de acordo com a jurisprudência do STJ.
		
	
	Júlio cometeu homicídio doloso contra Laura e culposo contra o filho, porque não teve intenção de matá-lo.
	
	O fato configura duplo homicídio doloso, consumado contra o filho, e tentado contra Laura, e, em razão de aquele ter menos de quatorze anos, a pena deverá ser aumentada em um terço.
	
	Júlio deverá responder por dois homicídios dolosos, sendo um consumado e o outro tentado, e as penas serão aplicadas cumulativamente, por concurso material de crimes, já que houve desígnios distintos nos dois resultados danosos.
	 
	A hipótese configura aberractio ictus, devendo Júlio responder por duplo homicídio doloso, um consumado e outro tentado, com as penas aplicadas em concurso formal de crimes, sem se levar em conta as condições pessoais da vítima atingida acidentalmente.
	
	Houve, na situação considerada, homicídio privilegiado consumado, considerando que Júlio agiu impelido sob o domínio de violenta emoção depois de ter sido provocado por Laura.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601820892)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Camila se dirigiu a uma locadora de video e fazendo uso de documento falso, preencheu o cadastro e locou vários DVDs já com a intenção de não devolvê-los. Nessa situação hipotética, por ter causado à casa comercial prejuízo equivalente ao valor dos DVDs, Camila praticou, segundo o Código Penal, o delito de:
		
	
	Furto mediante fraude
	 
	Estelionato
	
	Uso de documento falso.
	
	Furto
	
	Apropriação indébita

Continue navegando