Buscar

etilenodiamina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FICHA DE EMERGÊNCIA
	1. GERADOR
 Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Endereço: Rua Botucatu, 740, 5º andar, Vila Clementino, São Paulo. CEP: 04023062. 
	2. Nome Apropriado para o Embarque
ETILENODIAMINA
(1,2-diaminoetano)
	3. Informações do Resíduo
Nº. Risco: 83
Nº. ONU: 1604
Classe ou subclasse de risco: 8
Descrição da classe ou subclasse: CORROSIVO
Grupo de Embalagem: II
	4. TELEFONE: (11) 55764185 / 55764345/ 55796840
	5. ASPECTO: Líquido incolor com um cheiro similar ao de amônia (é uma amina fortemente básica). Solúvel em água. Incompatibilidades químicas com produtos das classes/subclasses: 2.3: Apenas para os produtos da subclasse 2.3 que apresentem toxicidade por inalação LC50<1000 ppm. 4.1, 4.2, 4.3, 5.1 e 5.2: Totalmente incompatível. 6.1: Apenas para os produtos da subclasse 6.1 do grupo de embalagem I. 8: Não transportar produtos que possam criar relações de incompatibilidade química dentro de uma mesma classe ou subclasse de produtos perigosos, como, por exemplo, a incompatibilidade entre ácidos e bases. Em caso de incompatibilidades, previstas nas alíneas a) e b) de 4.4 (da ABNT NBR 14.619), informar ao transportador por escrito, podendo ser por meio da ficha de emergência, rótulo de segurança, ficha de segurança (FISPQ) e/ou qualquer outro. Cianetos ou misturas de cianetos não devem ser transportados com ácidos.
	6. EPI DE USO EXCLUSIVO DA EQUIPE DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA: Proteção respiratória: Caso ventilação seja insuficiente, deve ser aplicada proteção respiratória adequada. Utilizar máscara, cobrindo todo o rosto, provida de: Cartucho de gás K (para amônia). Proteção das mãos: Utilizar luvas de proteção feitas de: Borracha de butilo. Proteção dos olhos: Usar um equipamento protetor bem fechado para a vista e a face. Proteção da pele e do corpo: Utilizar roupas apropriadas para prevenir qualquer possibilidade da pele ficar molhada com substância contaminante. O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.
	7. RISCOS
7.1. FOGO: Perigos específicos: Produz vapores quando aquecido. Os vapores podem originar explosões quando misturados com o ar. Produtos com risco de combustão: Monóxido de carbono, dióxido de carbono, gases nitrosos.
7.2. SAÚDE: inalação de pequeno volume de vapor pode causar irritação no nariz, garganta e vias-respiratórias, além de tosse. Altas concentrações podem causar edema pulmonar, asma (após repetidas exposições). Exposições freqüentes, a níveis elevados, podem causar efeitos colaterais ao fígado e aos rins. Pode ser muito tóxico por inalação de aerossol. Pele: Provoca queimaduras graves. O contato repetido pode causar sensibilização da pele. Olhos: Provoca queimaduras. Risco de graves lesões oculares. Pode causar irritação e dor aguda se os olhos entrar em contato com o vapor. Ingestão: Nocivo por ingestão. Risco de queimaduras químicas nos órgãos mucosos da boca e tubo digestivo. Ingestão pode causar dor de estômago.
7.3. MEIO AMBIENTE: Pode contaminar cursos d’água e causar efeitos nefastos a organismos deste meio.
	8. EM CASO DE ACIDENTE
8.1. VAZAMENTO: Precauções pessoais: Usar EPIs descritos nesta ficha. Precauções ao meio ambiente: Impeça a descarga de grandes quantidades para o escoadouro ou em vias de água. Métodos para limpeza: Isole com material inerte. Absorver em vermiculite, areia seca ou terra. Colocar num recipiente para eliminação de acordo com as regulamentações.
8.2. FOGO: Meios de extinção apropriados: Jato de água, nevoeiro ou névoa, espuma, pó, dióxido de carbono (CO2). Métodos especiais: Utilize máscara de ar pressurizado quando a substância estiver envolvida num incêndio. Arrefecer os recipientes expostos ás chamas com água até que o incêndio esteja completamente extinto.
8.3. POLUIÇÃO: Produto: Esse material combustível deve ser queimado em um incinerador químico equipado com um pós-combustor e purificador de gases. Observar todos os regulamentos ambientais federais, estaduais e locais. Entrar em contato com um serviço profissional credenciado de descarte de lixo para descartar esse material. Embalagens contaminadas: Eliminar como produto.
8.4. ENVOLVIMENTO DE PESSOAS: Inalação: Ar fresco e descanso. Providencie respiração artificial, se necessário. Procurar assistência médica. Contato com a pele: Remover imediatamente roupas embebidas. Lavar com muita água limpa de imediato. Queimaduras químicas devem ser tratadas por um clinico. Contato com olhos: Lavar ligeiramente com água limpa durante pelo menos 15 minutos. Levantar a pálpebra. Procurar assistência médica imediatamente. Continuar a lavar ligeiramente com água limpa. Ingestão: Apenas quando estiver consciente, lavar cuidadosamente a boca, por, pelo menos, 15 minutos. Não provocar vômito! Pode causar queimaduras químicas na boca e garganta. Procurar assistência médica urgentemente.
8.5. INFORMAÇÕES AO MÉDICO: Tratamento sintomático. 
8.6. OBSERVAÇÕES: As instruções ao motorista em caso de emergência encontram-se descritas exclusivamente no Envelope para o Transporte. 
�
VERSO FICHA DE EMERGÊNCIA
	TELEFONES EM CASO DE EMERGÊNCIA:
	BOMBEIROS
	193
	POLICIA MILITAR
	190
	DEFESA CIVIL
	199
	CETESB
	0800 11 3560
	POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
	191

Continue navegando