Buscar

Prótese sobre implante

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prótese sobre implante
Docente: Luciano de Oliveira Martins Júnior
Discente: Aline Galvão, Geraldo Ribas, Iane Alves, Tatielle Botelho
5° Período Odontologia FACSETE
O que é ?
 A prótese sobre implante é um tipo de componente protético que é parafusado sobre o implante que pode ser feito na mandíbula e no maxilar, atuando sobre um ou dois dentes, assegura ao paciente uma melhor mastigação e melhor saúde bucal.
 (Misch, 1995)
Componentes
Tipos de implantes dentários:
Implantes curtos: O implante curto foi desenvolvido para encontrar uma alternativa a pessoas com défice de osso e que não querem submeter-se aos procedimentos de enxerto que tornam o tratamento mais caro e demorado.
 Com a utilização deste parafuso curto os enxertos ósseos não são necessários. Este tipo de implante possui dimensões muito reduzidas e a perfuração na estrutura óssea é mínima. Apesar de as suas dimensões serem reduzidas, 6.0x5.7 mm, o nível de estabilidade é tão satisfatório como os convencionais.
Tipos de implantes dentários:
Titânio: Durante décadas, especialistas tem vindo a fazer estudos no sentido de encontrarem o material mais adequado para a composição de implantes dentários. O titânio puro tem sido o mais utilizado. Existem no entanto, outras soluções e vários tipos de implantes, ainda que a sua utilização seja em menor escala. 
Características do titânio: material altamente resistente ao fenômeno do tempo. Verificou-se que este material resiste com eficácia ao processo de corrosão. É um metal extremamente leve, duro e de cor branca metálica. O titânio é biocompatível com o organismo, minimizando assim a possibilidade de rejeição. 
Tipos de implantes dentários:
Zirconio, Cerâmica: Características estéticas e funcionais dos implantes dentários de zircônio: 
 A sua cor branca é muito semelhante à cor dos dentes naturais e à raiz de um dente;
 É um material muito resistente ao passar dos anos, não está sujeito a oxidação e não é corrosivo;
 Tem uma grande resistência às forças de tensão tal como a mastigação
 Não apresentam níveis de toxicidade.
Classificação
Próteses totais fixas ou protocolos sobre implantes
Próteses totais fixas ou protocolos sobre implantes
Em um segundo momento, deve ser confeccionada uma nova prótese de longa duração, neste caso podem ser em materiais metaloplásticos(estrutura interna metálica revestida por resina acrílica), ou metalocerâmica (estrutura metálica revestida por porcelana) ou zirconcerâmicas (estrutura em zircônia revestida por porcelana).
Protocolo sobre implante
Prótese total removível ou Overdenture
Em casos onde não é possível a colocação de muitos implantes para a realização de um protocolo por motivo de falta de estrutura óssea onde não há a possibilidade de utilização de enxertos, mas existe é possível a colocação de implantes em apenas algumas regiões, estes podem ser aproveitados para retenção de uma prótese total através de encaixes ou clipes de retenção.
 Isso proporciona a dentadura uma retenção melhor do que as convencionais, obtendo maior conforto e segurança ao paciente evitando que ela se desloque ao falar ou mastigar. São confeccionadas geralmente em resinas acrílicas, de forma semelhante as dentaduras convencionais. 
Prótese Overdenture
Prótese parcial sobre implante
Em casos de perdas parciais de um ou mais dentes onde ainda existam remanescentes dentários podem ser utilizadas próteses unitárias ou parciais fixas sobre implantes, substituindo com eficácia cada dente perdido e restabelecendo as funções mastigatória do paciente. 
Normalmente elas são confeccionadas em metalocerâmicas ou metalozircônia.
 Durante o tratamento existe a possibilidade de utilização de próteses provisórias removíveis, fixas, ou fixas sobre os implantes, dependendo das condições locais e clínicas durante a colocação dos implantes o que deve ser avaliado a critério do cirurgião dentista.
Prótese parcial sobre implante
Métodos de fixação
 Encaixes: ou clipes de retenção, são utilizados exclusivamente nas Overdentures e é uma fixação removível, isto é, o paciente pode remover a prótese para higienização da prótese e dos implantes, o que deve ser feito após cada refeição. 
Métodos de fixacão
 Próteses Parafusadas: São próteses fixadas aos implantes através de parafusos que só podem ser removidos em consultório pelo cirurgião dentista habilitado, o que normalmente é feito nas consultas de rotina para manutenção. São utilizadas em casos de próteses fixas com dois ou mais elementos. Só são contraindicadas em casos onde o local de entrada dos parafusos de fixação da prótese estejam em regiões aparentes e que possam comprometer a estética. 
Métodos de fixação
Próteses Cimentadas: São próteses fixas similares as utilizadas em dentes naturais e são fixadas aos implantes através de cimentos odontológicos. Nestes casos a fixação é praticamente permanente só podendo ser removida pelo cirurgião dentista em casos especiais e não para simples manutenção periódica. São utilizadas normalmente em casos de implantes unitários ou múltiplos. 
Pilares Protéticos
 São dispositivos utilizados para fazer a ligação entre o implante e a prótese.
Os pilares protéticos são também conhecidos como:
Intermediários;
Conexões ou conectores;
Abutments;
Componente transmucoso.
Classificação dos pilares protéticos
Pilares para prótese parafusada
Standard: múltiplos elementos, de menor requerimento estético, implantes muito inclinados.
Esteticone: próteses parafusadas, onde há maior requerimento estético.
Esteticone angulado: próteses parafusadas, unitárias ou múltiplas, encontrado em angulações de 17 e 30 ° permitindo corrigir desajustes de posicionamento. Contra-indicação: mucosa insuficiente em dentes anteriores, pois possui cinta metálica.
Pilares para prótese parafusada
Multiunit e microunit: não apresenta hexágono, facilitando a instalação do implante.
Microunit angulado: uma vez definida sua posição, não pode mais ser afrouxado, eles podem ser encontrados para implantes de hexágono externo, interno e cone morse.
Pilares pré-fabricados para prótese cimentada
Pilares Ceraone: exclusivo para prótese unitária cimentadas.
Pilares personalizáveis: versatilidade de formas, simplicidade protética devido à semelhança a prótese convencional.
Pilares UCLA: tubo acrílico que acopla diretamente sobre o implante, adaptado ao enceramento para ser transformado em um pilar metálico (fundição).
Pilares pré-fabricados para prótese cimentada
Pilares metálicos personalizáveis por desgaste: a região que entra com o implante não sofre nenhuma manipulação, perfeita adaptação.
Pilares cerâmicos por desgaste: destaca-se pela estética, sensíveis a técnica de desgaste. Ex: pilar estético Zircônia (Nobel).
Pilares pré-fabricados para prótese cimentada
Pilares personalizáveis computadorizados: CAD-CAM (é o desenho computadorizado abutment, confeccionados em titânio ou cerâmica.
Pilares para prótese cimentada parafusada: 
 -metálicos
 -cerâmicos
Todos os pilares para prótese cimentada podem ser utilizados para prótese cimentada-parafusada.
Materiais de eleição para prótese sobre implante
Em Porcelana Pura (metal-free): Zircônia e Emax 
É o material que apresenta o melhor resultado estético, pois ao não conter metal no seu interior, apresenta grande translucidez, semelhante aos dentes naturais. É altamente resistente e tem durabilidade semelhante aos dentes com estrutura metálica. Não muda de cor com o tempo e é altamente resistente ao desgaste.
Em Metalocerâmica (Porcelana + Metal) 
 Contém uma infraestrutura feita com uma liga metálica (titânio, Ni-Cr ou Cr-Co) que realiza o suporte mecânico e funcional. Externamente é revestida de uma porcelana estética esculpida à mão com o formato dos dentes. As estruturas de reforço metálicas são realizadas com projetos computadorizados. A estética de uma prótese
em porcelana é muito superior à de uma resina, bem como a sua durabilidade e resistência ao desgaste. Não sofre alterações de cor com o tempo.
Materiais de eleição para prótese sobre implante
Em Resina (Protocolo Bränemark metal-resina, somente para implantes totais)
A prótese em metal-resina também é conhecida como a prótese de protocolo Bränemark. Possui uma estrutura metálica para reforço estrutural, revestida de uma resina rosada. Os dentes também são de resina, sendo possível escolher a cor, forma e tamanho dos dentes. É extremamente durável porém pode sofrer algum desgaste com o tempo, bem como mudança de cor (amarelamento).
Próteses provisórias
Função:
Proporcionar e planejar uma estética favorável ao paciente;
Manter tecidos moles em posição;
Melhorar a função mastigatória;
Manter ou recuperar a dimensão vertical da oclusão;
Reestabelecer os contatos proximais;
Pilares para prótese provisória
Dois tipos: 
pilar tipo UCLA;
Pilar de titânio.
Prótese provisória direta
São confeccionadas imediatamente após a segunda etapa cirúrgica ou logo após a colocação do implante;
Prótese provisória direta parafusada
Utilizando dente pré-fabricado;
Utilizando Prótese parafusada utilizando dente artificial e/ou dente natural sobre implante imediatamente instalado pós-exodontia;
Utilizando dente Pré-Fabricado e/ou dente natural
Prótese provisória indireta
É denominada indireta porque é confeccionada sobre um modelo obtido de uma moldagem feita em boca.
Moldagem
Materiais de moldagem: 
Siliconas de adição 
Siliconas de condensação
Poliéter
Mercaptanas
Transferidores: são dispositivos que se adaptam à plataforma do implante ou do pilar protético e transferem, através de uma técnica de moldagem, a posição e o formato desses elementos para o modelo de gesso.
Redondo ou para moldeira fechada;
Quadrados ou para moldeira aberta.
Caso clínico
VÍDEO
BIBLIOGRAFIA
O passo a passo da prótese sobre implante – Da 2ª Etapa Cirúrgica à Reabilitação Final (Antônio Carlos Cardoso e Colaboradores, 2012, 2ª Edição).
Google imagens (https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi)
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais