Buscar

Conforto acústico e térmico

Prévia do material em texto

Conforto Acústico
Conceito: 
 
Toda edificação habitacional deve apresentar isolamento acústico adequado para proporcionar conforto acústico para seus usuários. Há diversas formas de proporcionais o isolamento acústico nas edificações, desde casas até aranha céus. Cada tipo de ambiente necessita de uma estratégia diferente e para isso existe vários materiais capazes de fazer um isolamento eficiente. 
O isolamento acústico tem como objetivo reduzir a propagação de ruídos, impedindo a transmissão sonora de um ambiente para outro. Para executar um bom isolamento é necessário utilizar um material que seja capaz de criar uma barreira acústica, que impede que os ruídos passa para outro ambiente. Boas soluções de tratamento acústico visa corrigir a forma de como as ondas sonoras se propagam em um determinado recinto, proporcionando total conforto acústico, adequando o som e reduzindo ruídos indesejados. 
Os materiais disponíveis para tratamento acústico se classificam de acordo com o tipo de função que podem desempenhar em determinado ambiente. 
Isolantes - impedem a transferência do ruído de um ambiente para 
outro. São materiais densos e pesados, como tijolo maciço, pedras lisas, gesso, madeira e chumbo. Vidros com espessura mínima de 6 mm também se incluem nessa categoria. 
Revestimento madeira e gesso. Revestimento com gesso moldado
 
Fonte: KS isolamento acústico. 	 Fonte:Isoline.com.br
Refletores - podem ser isolantes, mas aumentam a reverberação interna do som. Em geral, são materiais lisos, como revestimento cerâmico, massa corrida, madeira e papel de parede.
Placas de madeira para isolamento acústico. Parede com massa corrida. 
 
Fonte: saint-goben.com.br Fonte:isonar.com.br
Difusores - refletem o som de forma difusa, sem ressonâncias. São compostos de materiais refletores colocados em superfícies irregulares como pedras ou lambris de madeira. 
Revestimentos irregulares
 
Fonte: Acústica Brasília Fonte: br.pinterest.com.br
Absorventes - não deixam o som passar de um ambiente para o outro 
e evitam eco. Ao contrário dos isolantes, são materiais leves, de baixa densidade, fibrosos ou de poros abertos. Assim, o material que tem grande poder de isolamento acústico quase não tem poder de absorção. Exemplos: lã 
ou fibra de vidro revestido, manta de poliuretano, forrações com cortiça, carpetes grossos e cortinas pesadas, de veludo ou linho, entre outros tecidos.
Fibra de vidro entre paredes. Instalação de fibra de vidro 
 
Fonte: Isomil.com.br Fonte: amplitudeacust.com.br 
Isolamento
Para obter um efeito isolante, os materiais mais utilizados são O concreto e a madeira. Dotada da propriedade de evitar que o som se reflita em uma única direção, a madeira agrega valor estético ao ambiente, mas não pode ser aplicada sempre porque pode implicar problemas relacionados à segurança contra incêndios. 
Isolamento de madeira:
 
Fonte: Speeddry.com.br Fonte: fazermais.info
O concreto tem a propriedade de bloquear o som. Uma parede de 10 cm de espessura de concreto celular autoclavado não-revestida apresenta um índice de isolamento contra sons aéreos de 37 dB. O desempenho, porém, varia em função da textura, da porosidade e de haver ou não tinta sobre a superfície.
Um material que por sua densidade vem sendo cada vez mais empregado como isolante acústico é o lençol de chumbo. Empregado para revestimento de portas, paredes ou divisórias de salas de raios-X, o "lençol" é composto do metal com espuma.
Características fundamentais para um projeto de acústica.
 Divisórias de gesso: bases e topos das chapas devem estar bem vedados
 Pontos de telefonia e de força: representam vazamento de som, portanto, devem se desencontrar em pelo menos 0,70 m
 Portas: preferir as acústicas de madeira e cuidar da vedação em todo o perímetro do batente
 Tubulações: dutos internos não devem unir as divisórias. Recomenda-se que o sistema esteja ancorado exclusivamente em um montante
 Cantos de divisória: devem ter chapas desencontradas
 Forros absorventes: verificar sempre o NRC do forro
 Compatibilização: verificar os encontros de forro e de divisórias
	
	
Fontes: http://www.garciabarreto.com.br/brasil/uberaba/projeto-isolamento-acustico.html
http://www.ceap.br/material/MAT17082012192222.pdf
http://www.proacustica.org.br/assets/files/DiaRuido/Apresentacoes-2013/FulvioVitorino_IPT_24AbrilProAcustica.pdf

Continue navegando