Buscar

Unidade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Francisco Micael da Silva Oliveira
Pergunta 1 1 /1
Sobre os tipos de variações presentes na antropometria, fazem parte:
A Variações intra-individuais, variações por gênero e variações por gosto.
B Resposta corretaVariações gênero, variações por etnia e variações seculares.
C Variações poder aquisitivo, variações por gênero e variações por etnia.
D Variações intra-individuais, variações por etnia e variações por credo.
E Variações poder aquisitivo, variações por gênero e variações por idade.
Pergunta 2 1 /1
Pensando-se sobre o que é ergonomia em uma ótica de arquitetura, podemos afirmar:
A Resposta corretaA ergonomia é importante não apenas para o projeto de locais de trabalho, mas para o projeto e adequação de quaisquer locais em que o homem irá realizar quaisquer atividades.
B A ergonomia é um atributo a mais para encarecer projetos arquitetônicos, sendo dispensáveis uma vez que existe hoje diversas padronizações e templates de projeto que atendam as mais diversas demandas.
C A ergonomia é uma ciência bastante importante, contudo não é imprescindível, uma vez que o homem possui grande capacidade de se adaptar a quaisquer meios.
D A ergonomia está presente apenas na arquitetura de interiores, uma vez que trabalha com o projeto de locais de trabalho, especificamente na escolha de mobiliários e distribuição de postos de trabalho
E A ergonomia é uma ciência aplicada apenas a alguns tipos de projeto, em especial a projetos de locais de trabalho com centrais de atendimentos, fábricas ou locais com diversos funcionários, entretanto, não atende a projetos mais simples.
Pergunta 3 1 /1
“Esse tipo de problema é enfrentado pela indústria de confecções, que produz roupas para exportação, pois não basta alterar as dimensões, mas deve-se mudar também as proporções das peças, conforme o mercado a que se destina.” (IIDA, 2005, pag.103)
“Há uma diferença significativa da proporção músculos/ gordura entre homens e mulheres. Os homens têm proporcionalmente mais músculos que gordura. Além disso, a localização da gordura também é diferenciada.” (IIDA, 2005, pag. 99).
As duas citações acima pertencem ao mesmo tipo de variação antropométrica? Qual ou quais são então?
A Não, a primeira é variação de gênero e a segunda, de etnia.
B Sim, ambas se relacionam às variações de gênero.
C Resposta corretaNão, a primeira é variação de etnia e a segunda, de gênero.
D Não, a primeira é variação de etnia e a segunda, intra-individual.
E Sim, ambas se relacionam às variações de etnia.
Pergunta 4 1 /1
Além dos fatores fisiológicos, quais outros fatores fazem parte dos fatores humanos de trabalho:
A Fatores ambientais, processos de aprendizagem, diferença térmica.
B Fatores ambientais, processos de aprendizagem, diferença etária.
C Fatores ambientais, conforto térmico, diferença de gênero
D Conforto térmico, fatores cognitivos, diferença etária.
E Resposta corretaFatores cognitivos, fatores culturais, diferença de gênero.
Pergunta 5 1 /1
Leia a frase “a preocupação em adaptar-se o ambiente natural e construir objetos artificiais às suas conveniências, sempre esteve presente nos seres humanos desde os tempos remotos” (IIDA, 2005). A partir disso, podemos afirmar:
A Desde os primeiros agrupamentos nômades, o homem transforma a natureza a sua volta criando ferramentas para os mais diversos usos. No entanto, somente a partir da idade média desenvolveu a habilidade necessária para construir locais apropriados para suas atividades.
B A ergonomia é um fenômeno recente, pois até então o homem utilizava os instrumentos que suas habilidades permitissem e se sujeitava às condições existentes, adaptando-se o sucumbindo.
C A busca em transformar seu meio, sempre foi uma obsessão do homem, contudo, devido a sua pouca habilidade, conhecimento e recursos, até poucos séculos atrás, foi possível apenas improvisar soluções com o que encontrasse a sua disposição.
D Resposta corretaA essência ergonômica sempre esteve presente na medida que o ser humano sempre buscou adaptar seu meio para atender suas necessidades, a partir de suas medidas e habilidades.
E Isso é uma meia verdade dado que o homem só desenvolveu habilidades de engenharia e fabricação em meados do século XVII, com a revolução industrial.
Pergunta 6 1 /1
Qual a interferência dos processos fisiológicos em uma abordagem ergonômica de projeto?
A Estudos recentes mostram que a incidência de doenças do trabalho está muito mais relacionada aos hábitos ruins por parte dos colaboradores do que as condições do local de trabalho, de modo que ganha força a tendência da ergonomia de desprezar as implicações fisiológicas a partir das condições locais, salvo em casos de insalubridade comprovada.
B Os processos fisiológicos não estão relacionados a estudos ergonômicos, uma vez que estes se concentram apenas em aspectos antropométricos e à configuração de espaços e postos de trabalho.
C As reações fisiológicas podem ser desencadeadas por situações específicas e não uma comprovação clara que ligue o local de trabalho, suas condições com estes fenômenos, podendo, sim, se algo já inerente a pessoa.
D Resposta corretaDentro de uma abordagem ergonômica, as reações fisiológicas serão várias, como enxaquecas motivadas por ruídos demasiados, iluminação inadequada, presença de odores fortes. Da mesma forma, estados de tensão pode causar ansiedade com taquicardia, dores estomacais, entre outros sintomas.
E É comprovado que as condições do local, iluminação, ruídos e odores, podem desencadear respostas fisiológicas e até patologias. No entanto, esses fenômenos se apresentam apenas com indivíduos portadores de uma saúde mais fragilizada, de modo que não se justifica a atribuição de condições inapropriadas ao local.
Pergunta 7 1 /1
O Princípio da Administração Científica, criado pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor, e conhecido como taylorismo, foi um movimento em propunha-se a análise científica (criteriosa) dos meios e processos de produção procurando identificar desperdícios de movimentos (ações desnecessárias), que demandariam perda de produtividade. A partir das conclusões obtidas, os métodos eram refeitos e novos processos implementados, instituindo-se prêmios em dinheiro para os trabalhadores 
que batessem as metas estipuladas. No entanto, o método não deu certo, sendo bastante rechaçado na época. Entre os motivos, estão:
A Os donos das fábricas acreditavam ser desnecessária uma transformação dos métodos de produção de modo que, mesmo com o apoio maciço dos trabalhadores, as ideias de Taylor não puderam ser empregadas.
B No início, houve uma grande adesão de empregados e patrões, entretanto a distribuição de prêmios levou a um estado de competitividade dentro das fábricas que trouxe muitas brigas e desavenças, prejudicando a produção mais que beneficiando.
C As ideias de Taylor foram bastante elogiadas entre os meios científicos, porém, entre as fabricas recebidas com reserva. Na prática, ela aplicava-se somente a poucos tipos de linha de produção, os quais representavam menos de 5% do polo industrial da época.
D Resposta corretaO método de Taylor destituía os trabalhadores da propriedade do conhecimento do trabalho, além de impor processos no qual eles não participavam da concepção, com metas irreais. Isso fez com que não se sentissem obrigados a cumprir as ideias impostas, mesmo com a promessa de ganhos financeiros.
E No início, diversas assembleias e reuniões de planejamento foram propostas com a participação de patrões, empregados e do próprio Taylor, entretanto, a dificuldade em se chegar a um acordo, dada a baixa oferta feita pelos patrõese os altos benefícios requeridos pelos sindicatos dos trabalhadores, levou Taylor a desistir do projeto, mantendo-se os padrões já conhecidos.
Pergunta 8 1 /1
Sobre o conceito de fadiga:
A Está relacionado, dentro da ergonomia, a um cansaço momentâneo presente em situações que fujam, brevemente da rotina.
B Resposta corretaA fadiga predispõe um esgotamento físico, mental e ou emocional é uma patologia cada vez mais presente em um mercado altamente exigente. Se torna mister, repensar processos com vista a ergonomia para assim prevenir doenças e afastamentos que, certamente trarão grandes prejuízos as organizações.
C A fadiga é o esgotamento físico presente principalmente em atividades braçais que exigem muito com corpo. Em atividades intelectuais, sua incidência é bem menor, de modo que pequenos cuidados com a alimentação e ações como ginastica laboral e programas de relaxamento, minimizam sensivelmente os riscos.
D Assim como o conforto, a fadiga faz parte de uma nova vertente de estudos voltadas apenas a altos cargos executivos e estratégicos, no qual um local de trabalho apropriado é fundamental para o exercício da profissão.
E A fadiga, assim como o estresse, tornou-se uma condição constante dentro de um competitivo e restrito mercado de trabalho, de modo que é imperativo ao profissional moderno se adaptar as novas exigências profissionais.
Pergunta 9 1 /1
Leia o texto: 
“A Ergonomia lida com conteúdos de base, com diagnósticos e com projetos. Neste particular, cabe fazer uma importante distinção entre a Ergonomia e as práticas de projeto, como a Arquitetura, o Design e a Engenharia, bem como face as que operam sobre diagnósticos, como a Medicina, a Fisioterapia e a Administração, separando-as ainda das disciplinas de base, como a Anatomia, a Fisiologia, a Psicologia e, mais recentemente, a Linguística. A Ergonomia se situa entre todas essas, buscando das 
disciplinas de base, elementos e conhecimentos que, examinados a luz de seu estudo particular da atividade de trabalho, permite enriquecer os diagnósticos e esclarecer os modelos conceituais para projeto (programação, necessidades ou projeto básico).” (VIDAL, Mario, 2001) 
A partir desse texto, está correto afirmar:
A A importância da ergonomia dentro da Arquitetura, Design e Engenharia acontece apenas em um estudo métrico para dimensionamentos de ambientes e postos de trabalho. Apesar da ergonomia participar de outras áreas da ciência, como estudos de aprendizagem, ela não se insere em um contexto projetual exclusivo de construção civil.
B Resposta corretaAs atividades de projeto inserem-se dentro da ergonomia, visto que a ergonomia, por sua natureza interdisciplinar, traz um estudo abrangente que se insere e se alimenta de diversas áreas, estando presente em muitas outras áreas de estudo além das projetuais.
C A ergonomia, como o texto cita, acontece fora da atividade de projeto, que pode, ocasionalmente, pinçar alguns pontos, sem, no entanto, contemplá-la dentro das disciplinas de Arquitetura, Design e Engenharia.
D A abordagem interdisciplinar da ergonomia acontece somente na condição que haja um estudo voltado ao homem e seu local de trabalho, sendo excluído outros tipos de projeto residenciais ou comerciais. Em relação a outras ciências, há um tipo der ergonomia completamente diferente do aplicado em Arquitetura, Design e Engenharia.
E A participação da ergonomia dentro do projeto de Arquitetura, Design e Engenharia, acontece somente após a concepção projetual, em uma fase de obra como mecanismos de segurança do trabalho, de acordo com as exigências das normas vigentes no país.
Pergunta 10 1 /1
“Do ponto de vista industrial, quanto mais padronizado for o produto, menores serão seus custos de produção e de estoque. O projeto para a média é baseado na ideia que isso maximiza o conforto para a maioria. Na prática isso não se verifica. Há diferença significativa entre as médias de homens e mulheres, e a adoção de uma média geral acaba beneficiando uma faixa relativamente pequena da população, cujas médias caem dentro da média adotada.”(AÑEZ, Ciro R R, 2000)
A antropometria é a ciência que estuda as medidas do corpo humano, sua capacidade (força) e movimentos. Sua importância acontece na aplicação desses dados para o desenvolvimento de produtos, assim, considerando-se a afirmação anterior, podemos dizer:
A O estudo de variações antropométricas foi rechaçado em vários lugares do mundo em virtude de seu alto custo à indústria, o que geraria um colapso da economia no fim da década de 1970.
B Temos que ter cuidado com afirmações ditas acima, pois fazem sentido apenas com algumas culturas específicas, pois nem todas etnias há uma diferença significativa entre homens e mulheres que justifiquem projetos diferenciados. No caso dos asiáticos, por exemplo, a diferença média é desprezível, havendo apenas uma segmentação entre infantil e adulto.
C Resposta corretaA antropometria verifica que há variações das medidas ao longo da vida das pessoas, por etnia e por gênero. Em virtude disso, reafirmando o texto, é impossível haver uma padronização ou modelo único pois a variedade é muito grande. Entretanto, pessoas de um mesmo grupo mantem um certo padrão.
D Os índices antropométricos variam muito entre homens e mulheres, de modo que a indústria, como solução, adotou padrões de produtos segmentados por gêneros apenas, que são reproduzidos em todo mundo com aceitação bastante alta.
E Um dado alarmante levantado pela Ergonomics Research Society, em uma pesquisa produzida em 1964, deu conta que as diferenças ergonômicas entre pessoas do mesmo gênero e etnia na Inglaterra são bastante acentuadas. Isso gerou um novo paradigma de produção que a partir dos anos de 1980, levou a indústria a criar series diferenciadas de um mesmo produto adaptadas aos vários tamanhos, sobretudo na indústria têxtil e automobilística.
Comentários para o aluno
10/10
Nota final
Enviado: 03/08/21 10:34 (BRT)
××

Outros materiais