Buscar

relatorio de estagio normal do ensino medio (1)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL 
UNINTER
Daniela C.R.F.Ricardo
RU. 1797953
Josiane G.de Oliveira Chavoni 
RU. 1795664
Maria Andreia dos S. Almeida
RU. 1815293
Rosineide A.de O.Barbosa
RU. 1795788
 Turma: 04/2017
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EJA
 E NORMAL
 
Assis Chateaubriand-PR
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
 UNINTER
Daniela C.R.F. Ricardo
RU. 1797953
Josiane G.de Oliveira Chavoni 
RU. 1795664
Maria Andreia dos S. Almeida
RU. 1815293
Rosineide Ap.de Oliveira Barbosa
RU. 1795788
 Turma: 04/2017
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado Docência na EJA e Normal: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Assis Chateaubriand-PR
2017
SUMÁRIO: ...............................................................................................................paginas 
3. INTRODUCAO................................................................................................................03 
4. DESENVOLVIMENTO........................................................................................04
4. 1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTIUIÇÃO ESTAGIADA
4. 2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO
4.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
4.3.1 Caracterização estrutural (descrição do local):
4.3.2 Caracterização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada
4.3.3 Caracterização da turma estagiada
4.3.4 Perfil do Professor observado durante o Estágio Supervisionado
4.3.5 Descrição das aulas observadas/ministradas
4.3.6 Descrição das atividades de avaliação ministradas/observadas
5 PLANO DE OFICINA PEDAGÓGICA.............................................................................10
5.1 Planos de Trabalho Docente. PTD
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................13
7. REFERÊNCIAS..............................................................................................................14
8. Anexos...........................................................................................................................158
3. INTRODUÇÃO
A acadêmica Daniela C.R.F. Ricardo RU1797953, Josiane G. de O. Chavoni RU 1795664, Maria Andreia dos S. Almeida RU 1815293 e Rosineide Ap. de Oliveira Barbosa RU1795788 do curso segunda licenciatura em pedagogia esta instituição de ensino, turma 04/2017, vem através de este relatar as atividades de estágio supervisionado realizado no Colégio Estadual Bragantina – Ensino Fundamental e Médio, no período de 13/06/2017 a 28/06/2017. O relatório cumpre parte dos requisitos exigidos do Estágio Supervisionado Docência na EJA e Normal: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
 O relatório irá apresentar alguns dados coletados durante o estágio em grupo na sala de aula e no ambiente externo. Durante o estágio em grupo tivemos acesso ao Projeto Político Pedagógico Do colégio, onde podemos coletar alguns dados importantes. E também as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio – observação das aulas e prática de docência – possibilitaram aos alunos estagiários um treinamento para o futuro exercício da carreira de professor e da profissão a qual estarão habilitados com a conclusão do curso de graduação. Este relatório tem a finalidade de registrar as experiências e resultado obtido durante esse estagia para a profissão. 
	O relatório está organizado em oito dias que dispõe sobre o desenvolvimento do estágio: no primeiro dia, relata-se a experiência dos estagiários quanto à observação das aulas e assim por diante. Conciliar a teoria a pratica em sala de aula é uma tarefa difícil, nos exige esforço, dedicação e acima de tudo comprometimento com a educação, onde sabemos que não existe uma receita específica, no decorrer do trabalho, a tarefa além de ser difícil em vários momentos, é plenamente gratificante quando nos vemos como um facilitador em da educação e que estamos contribuindo em nosso estágio também me proporcionou a oportunidade de testar na prática do aprendizado e conhecimento teórico que tive ao longo do curso.
A observação é um momento importante de análise metodológica e conhecimento do campo de estágio. Os principais objetivos são conhecer as regras que regem as aulas, bem como a dinâmica entre professor e aluno no processo de ensino aprendizagem.
4. DESENVOLVIMENTO
4. 1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTIUIÇÃO ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado: Docência na EJA e Normal foram realizadas no Colégio Estadual Bragantina 
Instituição: Colégio Estadual Bragantina
Município: Assis Chateaubriand – Distrito de Bragantina
Endereço: Rua dos Encantados S/N			 
Fone: (44) 3540 1165
Número de alunos no ensino fundamental:
125
Número de alunos no ensino médio:
48
Número de professores que respondem pela equipe pedagógica:
03
Número de professores:
25
Número de funcionários:
09
4. 2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO
Em relação ao Projeto Político Pedagógico, ressaltaremos o Marco Situacional e o Marco Conceitual, apontando os principais tópicos de cada um. 
A educação desempenha papel fundamental na vida das pessoas e da sociedade, com isso a escola busca formar cidadãos autônomos, críticos, participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidades, preparando para o mercado de trabalho, respeitando as individualidades de cada indivíduo e lutando contra as exclusões. 
Segundo o documento, os professores fazem do ato pedagógico um meio de relação mútua, em que saberes diferente permitam nova compreensão da realidade.
A comunidade escolar varia no setor socioeconômico-cultural e religioso, sendo alguns com boa renda e outros que realizam trabalhos diários e temporários.
A proposta da instituição é proporcionar um ambiente educativo que leve o aluno à construção do conhecimento, promovendo discussões sobre a dignidade do ser humano, direitos e deveres, solidariedade e cumprimento das leis, fornecendo meios para enfrentar as dificuldades.
De acordo com o PPP (Projeto Político Pedagógico), a quadra Poli Esportiva ainda não está pronta, e por isso as aulas práticas de Educação Física são ministradas na quadra Poli Esportiva da comunidade, distante aproximadamente quatrocentos metros do colégio. Também diz que a biblioteca compartilha espaço com o laboratório de Químico-Física e Biologia, e está a disposição dos alunos, professores e comunidade todas as tardes e duas vezes na semana no período matutino e noturno, por não possuir recursos humanos suficientes para um atendimento contínuo, sendo necessário o auxílio dos secretários, vice-diretor e diretor. Já o laboratório de informática possui doze computadores e o mesmo divide espaço com a sala de recursos, que atualmente conta com vinte e sete alunos matriculados. 
Os cinco funcionários de serviços gerais não são suficientes para desenvolver um trabalho a contento, devido ao colégio estar localizado numa região de grande concentração de poeira.
Conta com merenda de boa qualidade, repassada pela Secretaria Estadual de Educação, também recebe recursos para o cultivo da horta escolar, auxiliado por funcionários do estabelecimento.
Um problema que afeta o colégio é a repetência e evasão escolar, o qual busca meios para o retorno dos alunos, mas na maioria das vezes não obtém êxito. Quanto à repetência proporciona auxílio aos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, buscando diminuir o índice de reprovação. 
Quanto a marco conceitual, o Projeto Político Pedagógico é norteado por alguns pressupostos quevisam melhor qualidade de ensino. Os pressupostos filosófico-sociológicos avaliam a educação como responsabilidade do poder público que tem o intuito de formar cidadãos participativos para construir a sociedade que desejamos.
Os pressupostos epistemológicos visam à construção e transformação do conhecimento, vendo o conhecimento escolar como uma simplificação do conhecimento científico, adequando-os à idade dos alunos e intencionando mudanças no processo de construção do saber, sendo o maior foco da escola o desenvolvimento integral do educando, formando cidadãos críticos e participativos para uma sociedade melhor.
Os pressupostos didático-metodológicos têm a finalidade de fornecer aos alunos uma visão crítica dos conteúdos do processo de ensino e de aprendizagem, seja por pesquisas de campo, estudo de textos, oficinas pedagógicas, entrevistas, aulas práticas, cursos, entre outros, fundamentado ao cotidiano escolar.
Acerca da concepção da educação e a relação da escola com o mundo, o educador é peça fundamental, devendo fazer uma reflexão sobre o mundo que necessita e o homem a ser formado.
4.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
4.3.1 Caracterização estrutural (descrição do local):
Estrutura do Colégio, que conta com um amplo espaço físico, dividido em quatro salas de aula de 49 m² cada, todas disponibilizam de televisor multimídia e ventiladores, com um bom estado de conservação, iluminação adequada e com espaço suficiente para um bom ambiente escolar. Possui também uma sala menor, que no período matutino, funciona a sala de recursos e, à tarde, é o oitavo ano. 
Todo prédio escolar é de alvenaria, a área construída é de aproximadamente 1.396,29 m² o qual não é compatível com a realidade, devido não atender todas as necessidades que a escola apresenta. Faz pouco tempo que o Colégio passou por reforma, portanto está em um bom estado de conservação, é sempre bem zelado, tanto em seu interior como o pátio, caracterizando um ambiente agradável. 
A sala dos professores não dispõe de muito espaço, sendo insuficiente para comportar todos os professores confortavelmente, além de possuir vários imobiliários que dividem o mesmo espaço.
Conta também com um pátio, que serve como refeitório e espaço para reuniões ou eventos culturais possuem dois banheiros, um feminino e um masculino, uma sala para a secretaria, uma sala para a direção e para a equipe pedagógica, uma sala para os professores, uma biblioteca que compartilha espaço com o laboratório de informática e uma cozinha, a biblioteca é ampla com mesas e cadeiras, a banheiro, ar condicionado um ambiente agradável, claro e confortável, com estantes para armazenar os livros. 
	O laboratório de informática, conta com cinquenta computadores sendo trinta amarelos, todos funcionando bem, pois o colégio oferece curso técnico de informática no período noturno.
	 Os setores da biblioteca e sala de informática são conjugados, onde a apenas uma passagem entre os espaços. Os alunos e professores contam com o auxílio de apenas um funcionário que se divide entre o trabalho de ambos os setores.
4.3.2 Caracterização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada:
O nosso grupo de estágio, realizou a observação no contexto escolar no Colégio Bragantino, assim procurando a acompanhar as atividades realizadas durante este período do estágio e foi um aprendizado para todas nós com esta troca de experiência. 	
O perfil dos profissionais, tanto no quadro dos docentes quanto nas demais áreas que contribui para o andamento da escola, podemos dizer que se enquadra muito bem em seus papeis, todos os profissionais com uma formação especificam em suas áreas de atuação e uma dedicação profissional em suas atividades, que contribui muito para o desenvolvimento e crescimento dos educandos.
Todos os profissionais deste colégio já participaram e participam das formações continuadas, que muito contribui para o crescimento pessoal e profissional, assim podendo transmitir seus conhecimentos para o melhor aprendizado e crescimento dos educandos.
4.3.3 Caracterização da turma estagiada:
As características da turma em que o nosso grupo realizou o estágio é uma turma de primeiro ano do ensino médio, contem 20 alunos sendo em sua maioria meninas, entre 14 a 16 anos, uma turma bem calma acredito por ser do interior pois a maioria reside na área rural.
Uma turma bem participativa, nas atividades proposta pela professora, gosta de ler, faz bastantes perguntas, conversa sim com os adoentes que são, gostamos desta turma, pois não ficaram com vergonha e isso nos deixou bem à-vontade em sala. 
Não percebemos problemas com o uso de celulares em sala, em relação à os atrasos alguns se atrasaram na entrada e na volta do intervalo.
O perfil socioeconômico da turma como já relatei que em sua maioria são da área rural é 90% de agricultores e os outros 10% são moradores do patrimônio, o que nos leva a conclusão de uma classe média. 
4.3.4 Perfil do Professor observado durante o Estágio Supervisionado
Nosso grupo esteve presente no estágio de coparticipação na sala do 1°ano do ensino médio, com a professora regente de sala Doralice, ela tem sua formação em filosofia e história, a aula que nosso grupo observou foi de história Conteúdo básico: revolução, economia, modernização, Conteúdo específico: Segunda Revolução Industrial.
A professora Doralice já faz parte do équite docente do Colégio Bragantina, a mais de cinco anos, prontamente disposta para ministrar suas aulas tanto de filosofia quanto de história, ela atende os alunos do primeiro a no até o terceiro ano tendo uma carga horária de dez horas semanais no colégio.
Tem bom domínio de sala e de conteúdo, permite a abertura de diálogo com os alunos e os alunos com ela.
Percebemos que a professora observada gosta do que faz, nos atendeu muito bem foi receptiva e nos tratou por igual, sem um ar de arrogância e superioridade, como muitos outros professores trata os estagiários.
4.3.5 Descrição das aulas observadas/ministradas
A professora explicou aos alunos as principais transformações ocorridas que caracterizaram o período de 1860 a 1914 como o período da “Segunda Revolução Industrial”; mostrar as novas tecnologias surgidas na época e qual seu impacto na economia mundial; explicar o embate entre as duas classes antagônicas surgidas na “Revolução Industrial” – operários e burgueses – e qual eram suas lutas e reinvindicações; explicar o surgimento dos sindicatos, o taylorismo e o fordismo fazendo uma relação com o presente e como percebemos os reflexos destes fatos da “Revolução Industrial” no presente. 
 Começar a aula escrevendo no quadro-negro um esquema com os principais tópicos da aula. Depois, será entregue ao aluno um texto resumido com todo o conteúdo sobre a primeira e segunda “Revolução Industrial”. 
Então, será explicado cada tópico tentando fazer uma relação com o presente, focando principalmente na relação dos sindicatos do século XIX e os sindicatos do século XXI, uma relação entre a linha de produção do fordismo do século XIX com a linha de produção de um abatedouro de frango do presente e a relação de trabalho entre empregados e patrões do século XIX e do século XXI. 
Por fim, passar um vídeo para os alunos um documentário sobre a “Revolução Industrial” para assim poder passar um trabalho valendo nota.
Descrição das atividades de avaliação ministradas/observadas:
A professora irá avaliar os alunos através de um trabalho com questões sobre todo o conteúdo da “Revolução Industrial”, o qual deverá ser realizado em casa, pelos alunos que entregaram na próxima aula.

Continue navegando