Buscar

Relatório Urinálise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A técnica de urinálise é utilizada para identificar substâncias na urina, como a glicose e os corpos cetônicos, os quais indicam anormalidades no metabolismo. A urina de um indivíduo saudável não possui esses metabólitos, e sua presença pode ser decorrente de fatores endócrinos, hepáticos, neurológicos, alimentares ou diabetes mellitus não controlado. 
A excreção de glicose na urina ocorre devido a um grande aumento da concentração plasmática de glicose. Já a excreção de corpos cetônicos indica um quadro de jejum prolongado ou diabetes mellitus não tratado. Unritten>(Este metabólito é liberado pelo fígado e transportado até os tecidos extra-hepáticos para ser utilizado como fonte de energia, uma vez que não há glicose disponível (jejum) ou em problemas na sinalização de que há glicose (DM não tratado). )
Este experimento tem o objetivo de identificar a presença ou ausência de glicose e corpos cetônicos nas amostras de urina, através da utilização do Reativo de Benedict e Reativo de Imbert, respectivamente. As amostras de urina foram inseridas nos tubos de ensaio com os respectivos reativos, e os resultados esperados eram: na ausência de glicose, a coloração permaneceria azul, e na presença de glicose, tornar-se-ia verde, e em grande quantidade, torna-se-ia marrom ou vermelho tijolo; na ausência de corpos cetônicos, não haveria alteração de cor, mas na presença, haveria a formação de um anel violeta. 
Dividiram-se os alunos em três grupos, onde cada grupo realizou ambos os testes com suas respectivas amostras de urina. Foram utilizados dois tubos de ensaio, o primeiro possuía 3,0mL de Reativo de Benedict + 1mL de urina, e o segundo, 7mL de urina + 1,5mL de Reativo de Imbert. Os resultados dos grupos variaram, e serão descritos abaixo:
GRUPO I: Não houve alterações em ambas as amostras de urina, o que demonstra um indivíduo saudável.
GRUPO II: Houve a formação de um anel violeta, o que indica a presença de corpos cetônicos e um indivíduo em jejum prolongado. 
GRUPO III: A urina alterou a coloração para o castanho-marrom, e houve a formação do anel violeta, o que demonstra a presença de glicose e corpos cetônicos na urina. 
Esta análise de urina, que é realizada como exames de rotina, é eficaz para identificar essas substâncias, uma vez que podem indicar a possibilidade de doenças graves, como o diabetes mellitus.

Continue navegando