Buscar

Questões Sistema de Fisiologia Respiratória

Prévia do material em texto

Fisiologia Respiratória
1 - Analise as afirmações abaixo sobre o Trato respiratório e indique são verdadeiras ou falsas. Quando falsa justifique-a:
A laringe é um importante órgão de condução do ar e responsável pela produção do som da voz. Já a traqueia é uma estrutura composta por cartilagens em forma de C e na sua região posterior encontra-se a parede membranácea da traqueia. (VERDADEIRA)
A velocidade dos movimentos respiratórios aumenta quando, no sangue, a concentração de oxi-hemoglobina é alta. (FALSA)
Quando a concentração de CO2 é alta
 O Trato Respiratório é dividido em Zona de Transporte, Zona de Transição e Zona Respiratória. (FALSA)
Dividido em:
Trato respiratório Superior: Cavidade Nasal, Faringe e Laringe
Trato respiratório Inferior: Traqueia,Brônquio Principal, Pulmão
Nos segmentos pulmonares, é onde acontece a hematose, que envolve os bronquíolos respiratórios, alvéolos pulmonares e vasos sanguíneos. (VERDADEIRA)
Durante a respiração, quando o diafragma se contrai e desce, o volume da caixa torácica aumenta, por conseguinte, a pressão intrapulmonar aumenta e facilita a saída do ar.(FALSA)
Diminui e facilita a entrada de ar
2 - No homem, as trocas gasosas que ocorrem nos alvéolos pulmonares, capilares e tecidos acontecem em função das diferenças de pressão parcial de O2 e de CO2 no sangue e no ar alveolar. Como podemos encontrar o Oxigênio e o Dióxido de Carbono no sangue?
O sangue oxigenado circula dos pulmões através das veias pulmonares até ao lado esquerdo do coração, que bombeia o sangue para o resto do corpo. O sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono volta para o lado direito do coração através de duas grandes veias: a veia cava superior e a veia cava inferior, e consequência o sangue é bombeado pela artéria pulmonar até os pulmões onde ele coleta oxigênio e libera dióxido de carbono. Para permitir a troca de oxigênio e dióxido de carbono, cerca de 5 a 8 litros de ar por minuto entram e saem dos pulmões e cerca de três décimos de litro de oxigênio são transferidos dos alvéolos para o sangue a cada minuto, mesmo quando a pessoa está em repouso, um volume similar de dióxido de carbono passa do sangue para os alvéolos e é expirado.
3 - Os aquecedores a gás, quando mal regulados e colocados em locais mal ventilados, tornam-se perigosos devido ao monóxido de carbono, elemento extremamente tóxico ao homem, podendo causar-lhe a morte. Quais as ações do CO no sistema respiratório?
O carbono é produzido a partir da reação de oxigênio com a glicose e liberado por meio da expiração para a atmosfera. A degradação da matéria orgânica realizada por microrganismos decompositores também produz dióxido de carbono. Tais processos são partes fundamentais do ciclo do carbono.
4 - Defina:
Hipocapnia - Diminuição da concentração de dióxido de carbono (anidrido carbónico) no sangue arterial, consecutiva a hiperventilação.
Hiperventilação - aumento da quantidade de ar inalado em razão de esforços físicos ou ansiedade, febre etc. e que pode traduzir-se num aumento da frequência ou da amplitude dos movimentos respiratórios, alcalose, hipocapnia etc.
Hipercaptina - presença de doses excessivas de dióxido de carbono no sangue.
Hipoventilação - ocorre quando a ventilação é inadequada para realizar a troca de gases nos pulmões.
5 - Ainda sobre os termos acima, qual a relação entre eles?
Hipocapnia<> Hiperventilação
Hipercapnia<> Hipoventilação
6 - Nos seres vivos, as trocas de materiais entre organismo e ambiente devem-se, basicamente, aos processos abaixo numerados: 
Difusão através de membranas permeáveis 
Osmose através de membranas semipermeáveis 
Transporte ativo 
A absorção de O2 e o desprendimento de CO2, em todos os seres vivos, são explicados, exclusivamente, por qual desses processos? Justifique sua resposta.
Difusão através de membranas permeáveis. Ocorre a difusão dos gases, oxigênio do alvéolo para os capilares (sangue) e gás carbônico do sangue para os alvéolos.
7 - O tabagismo pode causar um quadro conhecido como enfisema. Esta patologia é um problema pulmonar crônico que se caracteriza pela destruição da parede dos alvéolos e perda da elasticidade dos pulmões devido a fibrose. Essas alterações podem afetar a respiração de que maneira?
Com a inalação dos agentes causadores da doença, os sacos de ar presentes em nossos pulmões (alvéolos) são afetados drasticamente, o que acaba ocasionando dificuldade na hora de realizar as trocas gasosas de nossa respiração.Com a destruição dessas áreas, a troca do oxigênio (02) pelo dióxido de carbono (CO2) não acontece da maneira que deveria, diminuindo a quantidade de oxigênio que circula no sangue e ocasionando a falta de ar na pessoa.
8 - Complete a frase abaixo:
O controle da frequência respiratória humana é feito pelo BULBO, baseado na taxa de CO2 sanguíneo, que é transportado, principalmente, na forma de BICARBONATO.
9 - Explique resumidamente o processo mecânico da respiração.
A mecânica respiratória compreende o processo de inspiração e expiração, ou seja, como o ar entra e sai das vias aéreas, para que isso ocorra é necessário uma diferença de pressão, pois o ar se move de zona de maior pressão para as zonas de menor pressão e a mecânica da respiração envolve as forças da musculatura respiratória necessárias para vencer a retração elástica dos pulmões e tórax bem como a resistência ao fluxo aéreo. 
10 - Defina:
Volume respiratório - Volume de ar que permanece no pulmão ao fim de uma expiração máxima.
Frequência respiratória - É o conjunto de um movimento inspiratório, ou inspiração, com o subsequente movimento expiratório, ou expiração. O movimento rítmico entre inspiração e expiração é regulado pelo sistema nervoso e repete-se a um ritmo que é característico de cada espécie e do estado fisiológico de cada indivíduo.
Volume morto - é o ar que é inalado pelo corpo durante a respiração, mas que não participa das trocas gasosas no organismo.
Ventilação total - Volume corrente x nº de incursões respiratórias
Ventilação alveolar - É o volume de ar que entra e sai dos alvéolos num dado período de tempo, ou seja, o ar que não fica no volume morto do calculo da ventilação total.
11 - Baseando-se nas definições acima responda:
Caso um paciente tenha um volume respiratório de 600 ml e se apresente em bradipnéia, com 11 incursões por minuto e seu volume morto total é de 250 ml, calcule sua ventilação total e sua ventilação alveolar. 
600 ml x 11 = 6600 ml/min.(Ventilação Total)
600 ml - 250 ml = 350 ml (Ventilação Alveolar)

Continue navegando