Buscar

Alfabetização e Letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Questão 1/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o seguinte fragmento de texto: “O estudo do desenvolvimento das operações nas crianças leva a uma constatação muito instrutiva: as operações que permitem reunir (+) ou dissociar (-) as classes ou relações são ações, propriamente ditas, antes de serem operações do pensamento”.
O estágio do desenvolvimento infantil que contempla as operações concretas realizadas pela criança é definido por Piaget como:
RESPOSTA:
 c) Período que envolve a infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
Questão 2/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
“As idades cronológicas, durante as quais espera-se que as crianças desenvolvam comportamentos representativos de um dado estágio, não são fixas. Os intervalos entre as idades, sugeridos por Piaget, são normativos e denotam os momentos durante os quais espera-se que uma criança apresente os comportamentos intelectuais próprios daquele nível [estágio] particular”. 
 Com relação ao estágio “sensório-motor” proposto por Piaget, considere as afirmativas abaixo:
RESPOSTA:
Afirmativas I e IV.
Questão 3/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
 “Os métodos sintéticos seguem a marcha que vai das partes para o todo, ou seja, primeiro a criança internaliza as unidades menores, para depois gradativamente chegar às unidades maiores. Os métodos sintéticos se dividem em: alfabético, fônico e silábico”.
Os diversos métodos alfabetizadores possuem suas especificidades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a prioridade do método sintético:
RESPOSTA:
E) A decodificação.
Questão 4/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
“Os métodos [de alfabetização] nasceram nas salas de aula. Em todos os casos foram o produto da criatividade dos professores e por eles foram aperfeiçoados, através de sucessivas experiências que visavam responder às demandas crescentes de uma população que enfatiza sua necessidade de aprender”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, considere as afirmativas abaixo sobre os métodos tradicionais de alfabetização:
RESPOSTA:
D)Afirmativas I, III e IV.
Questão 5/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
“Deslocando o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança (sujeito cognoscente), o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma ? revolução conceitual, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, desmetodizar-se o processo de alfabetização e se questionar a necessidade das cartilhas”.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, acerca da compreensão das concepções de alfabetização sem métodos, analise as afirmativas a seguir:
RESPOSTA:
D)Afirmativas I, III e IV.

Outros materiais