Buscar

Com base nos estudos realizados na disciplina, descreva sobre a relação entre letramento e alfabetização. Letramento e alfabetização ou alfabetiza...

Com base nos estudos realizados na disciplina, descreva sobre a relação entre letramento e alfabetização.

Letramento e alfabetização ou alfabetização e letramento, apesar de distintos, são indissociáveis.
Letramento envolve as práticas sociais que incluem a leitura e a escrita. Envolve o desenvolvimento das habilidades necessárias para a inserção do indivíduo nas práticas sociais de leitura e de escrita.
A alfabetização é a apropriação da escrita como sistema convencionado, alfabético e ortográfico.
Letramento não é um método de alfabetização. A alfabetização é uma prática de letramento que pode envolver diferentes estratégias.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento (PED11) - Avaliação Final (Discursiva) - Individual
2 pág.

Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Letramento e alfabetização são conceitos que estão relacionados, mas que possuem diferenças importantes. A alfabetização é o processo de aprendizagem da escrita e da leitura, ou seja, é o momento em que a criança aprende a decodificar as letras e a compreender o significado das palavras. Já o letramento é o processo de inserção do indivíduo nas práticas sociais de leitura e escrita, ou seja, é o momento em que a criança aprende a utilizar a escrita e a leitura em diferentes contextos sociais. O letramento é um processo mais amplo que a alfabetização, pois envolve não apenas a decodificação das letras, mas também o desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão e produção de textos em diferentes contextos sociais. Dessa forma, o letramento é um processo contínuo que se estende ao longo da vida, enquanto a alfabetização é um processo que tem um início e um fim mais definidos. É importante destacar que o letramento não é um método de alfabetização, mas sim uma prática de leitura e escrita que pode envolver diferentes estratégias. Além disso, o letramento não se limita apenas ao ambiente escolar, mas está presente em diferentes contextos sociais, como no trabalho, na família e na comunidade em geral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais