Buscar

Anatomia Nariz e Cavidade nasal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATO- SIST. RESP. 
Nariz externo: apresenta uma extremidade livre ou ápice. A margem arredondada entre ápice e raiz é o dorso. Inferiormente, apresenta duas aberturas: narinas , limitadas medialmente pelo septo nasal e que se estendem lateralmente nas asas do nariz. Sua parte superior apresenta um esqueleto ósseo constituído dos ossos nasais e inferiormente apresenta um arcabouço cartilaginoso,sendo a mais importante a cartilagem do septo nasal. 
Cavidade Nasal: revestida internamente pela mucosa nasal e possui um grande numero de vasos sanguíneos. O calor do sangue nesses vasos aquece o ar, pois o trajeto do sangue se faz em sentido contrario ao fluxo de ar. A mucosa é dotada de cílios do epitélio respiratório e celular caliciformes produzem muco que lubrifica a mucosa e junto com pelos retem microorganismos e partículas de ar,funcionando com um filtro. Portanto,as funções da mucosa é aquecimento e umidificação do ar, limpeza e filtração .
LIMITES: Superiormente: seio frontal,seio esfeinoidal, fossa anterior do crânio e fossa media do crânio; Inferiormente : palato duro ; Lateralmente: seio maxilar, seio etmoidal, órbita ; Posteriormente: nasofaringe. 
Se comunica com o exterior através das narinas e seu limite ósseo no crânio é a abertura piriforme. Os coanos marcam o limite ósseo entre a cavidade nasal e a parte nasal da faringe. A cavidade nasal é dividida em direita e esquerda pelo septo nasal,conhecida como fossas nasais. 
O teto da cavidade nasal se estende do esqueleto cartilaginoso do nariz, anteriormente, e ao longo as superfície inferior dos ossos nasal, frontal e lamina cribiforme do osso etmoide. 
A cavidade nasal esta separada da fossa craniana anterior somente por uma delgada lamina óssea,crivada de pequenos forames, do osso etmoide. Assim, lesões osseas podem estabelecer comunicação entre o espaço subaracnóideo e a cavidade nasal, fluindo liquido cerebroespinal para cavidade e escoa pelas narinas. 
Na parte basilar do osso occipital, o tubérculo faríngeo indica o ponto posterior extremo da mucosa faríngea na base do crânio. Ele serve para fixação da faringe. 
PAREDE LATERAL DA CAVIDADE NASAL: CONCHAS E MEATOS NASAIS : Concha nasal e meato nasal superiores, Concha nasal e meato nasal médios,Concha nasal e meato nasal inferiores. 
Eles aumentam a superfície de contato do ar inspirado(umidificação e aquecimento)
- Há tb os Ossos etmoide e maxilar. O osso etmoide,localizado abaixo da porção mediana do osso frontal e entre as orbitas, apresenta 2 massas laterais ( células pneumáticas) que são os labirintos etmoidais ou seios etmoidais . Na sua parte superior, unindo os labirintos há a lamina cribiforme ( seus forames permitem passagem do n.oftalmico) e lamina perpendicular que contribui para formação do septo nasal e no plano mediano apresenta a crista etmoidal. 
O espaço situado superior e posteriormente a concha superior é o recesso esfenoetmoidal e recebe abertura do seio esfenoidal. 
O espaço entre a concha superior e media: meato superior e abre-se o grupo de células etmoidais posteriores
O espaço entre a concha inferior e media: meato médio, que apresenta bolha etmoidal onde se abrem células etmoidais anteriores e no hiato semilunar abre-se o seio maxilar
O espaço inferiormente a concha inferior: meato inferior : abre-se ducto lacrimonasal. 
Septo nasal : divide a cavidade nasal em metade direita e esquerda e constitui-se da lamina perpendicular do emoide, posterosuperiormente, da cartilagem nasal, anteriormente, e do vômer, posteriormente. 
NERVOS: n. oftálmico e maxilar ( n. trigêmeo) e n. etmoidal anterior
Irrigaçao: a. esfenopalatina ( Ramo da a.maxilar ) e a. etmoidal anterior ( ramo a. oftálmica ) 
SEIOS PARANASAIS : são cavidades pneumáticas, ou seja, evaginacoes da cavidade nasal a qual se comunicam. A inflamação de sua mucosa é conhecida como sinusite, que pode ter origem em uma rinite ( inflamação da mucosa da cavidade nasal ) que se tenha propagado para os seios paranasais. 
SEIO MAXILAR : Seu teto é o assoalho da orbita e seu assoalho é o processo alveolar da maxila ( sinusite acompanhada com dor de dente ) . Abre-se no hiato semilunar do meato médio e medialmente há a parede lateral do nariz. 
SEIO ETMOIDAL : numerosas cavidades no labirinto etmoidal ( cels etmoidais ) – ant . e posteriormente há o meato superior
SEIO FRONTAL : se desenvolve através da pneumatizacao do osso frontal a partir do recesso frontal. Abre-se no meato médio 
SEIO ESFENOIDAL : corpo do osso esfenoide e drena para o recesso esfenotmoidal da cav nasal

Continue navegando