Buscar

apol 4 Estudo das Relações Étnico raciais Fundamentos Históricos da Educação Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais para o Ensino de Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o seguinte extrato de texto:
“Desde o fim do século XVIII, a natureza feminina era associada gradativamente aos órgãos reprodutivos. Essa associação referendava o discurso médico e de autoridades acerca das limitações dos papéis das mulheres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tonia et al. Naturalização e medicalização do corpo feminino: o controle social por meio da reprodução. Interface: Comunicação, saúde, educação. v. 10, n. 20, p. 363-380, 2006. p. 368.
A mulher sempre teve seu lugar no mundo marcado pela maternidade e pela reprodução. As mudanças nessa área significaram também uma mudança no lugar da mulher na sociedade. Sendo assim, analise as assertivas a seguir. Qual das assertivas trata da relação entre o avanço tecnológico no campo da reprodução e contracepção e a questão de gênero?  Assinale a alternativa correta, usando como referência o conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia:
	
	A
	As tecnologias de contracepção tiraram o poder da mulher de comandar seu próprio corpo.
	
	B
	As tecnologias de reprodução contribuíram para a submissão das mulheres aos homens.
	
	C
	Mesmo com as tecnologias, a atividade sexual ainda é insubstituível, ao menos para a reprodução.
	
	D
	As técnicas contraceptivas deram à mulher a opção da gravidez, ao passo que as técnicas reprodutivas possibilitaram a gravidez sem o intercurso sexual.
	
	E
	As técnicas para evitar e para ter filhos diminuíram o papel da mulher na sociedade.
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Considere a seguinte passagem de texto:
“Um outro elemento-chave a ser observado no projeto da escola primária republicana diz respeito ao papel assumido por essa instituição na formação do caráter e no desenvolvimento de virtudes morais, de sentimentos patrióticos e da disciplina na criança. Mensagens de caráter moralizante e cívico foram amplamente propagadas pela escola pública primária”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na primeira república: memória, história e perspectivas de pesquisa. In: Tempo, Niterói, v.13, n. 26, p. 32-55, 2009.  p. 45.
O início do período republicano no Brasil trouxe mudanças para o cenário educacional. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, é correto afirmar que:
	
	A
	Um dos fatos importantes do campo educacional na Primeira República foi a desestruturação dos grupos escolares, principalmente de São Paulo, e a extinção do ensino simultâneo.
	
	B
	O governo republicano desacelerou a construção de edifícios e instalações para o ambiente escolar, pois já havia um excesso dessas construções desde o período imperial.
	
	C
	As instituições escolares na Primeira República desvencilharam-se das noções eugenistas e racialistas oriundas dos períodos colonial e imperial e encerraram os preconceitos raciais existentes.
	
	D
	No início do século XX, houve uma homogeneidade no campo das ideias educacionais com o domínio da orientação jesuítica para a organização do sistema de ensino nacional.
	
	E
	A escola na Primeira República, influenciada pela lógica positivista do período, concentrava esforços para moralizar e civilizar a população e estabelecer uma ordem social necessária para o progresso.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Atente para a citação a seguir:
“Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução da identidade nacional. [...] A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas, e esta, não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do Estado”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AFONSO, Almerindo Janela; RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estado-nação, educação e cidadanias em transição. In: Rev. Portuguesa de Educação, Braga ,  v. 20, n. 1, p. 77-98,  jan.  2007. p. 80-81. 
O surgimento dos Estados-nações a partir do século XVIII impactou a escolarização e a educação. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os Estados-nações investiram em educação e, para isso, aliaram-se à Igreja Católica, apostando em uma educação religiosa.
	
	B
	Os Estados-nações, a partir do século XVIII, consideraram desnecessário investir em infraestrutura ou em um novo sistema educacional.
	
	C
	Com a formação dos Estados-nações, houve uma gradativa atuação estatal na educação, que se responsabilizava pela instrução elementar ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional.
	
	D
	A formação nacionalista era integrante da educação proposta pelos Estados-nações, aliada sempre ao pensamento religioso.
	
	E
	O investimento estatal na instrução elementar, além de expandir o número de vagas para a população, também gerou o fim do distanciamento social, pois as classes sociais tinham acesso aos mesmos níveis de ensino.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais para o Ensino de Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Considere o extrato de texto a seguir:
“É também desse período [primeira metade do séc. XX] a movimentação em torno do direito à regulação da fecundidade como um assunto de ordem política, constituindo-se, assim, em um novo campo de enfrentamento no processo histórico de construção da cidadania”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  ÁVILA, Maria Betânia. Modernidade e cidadania reprodutiva. In: Estudos Feministas, v. 1, n. 2, p. 382, 1993. p. 1.
Do ponto de vista dos estudos sobre feminismo e da construção de uma cidadania plena às mulheres, analise as afirmativas a seguir sobre reprodução/contracepção. Assinale a alternativa que contém a afirmativa correta. Use, como referência para a sua resposta, o conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia:  
	
	A
	As tecnologias reprodutivas estão democratizadas, permitindo que todas as mulheres tenham filhos.
	
	B
	A contracepção prejudica o planejamento familiar.
	
	C
	A renda das pessoas é um fator importante no sucesso ou insucesso das técnicas reprodutivas no Brasil.
	
	D
	As técnicas contraceptivas deram mais liberdade aos homens do que às mulheres, no que se refere às relações sexuais.
	
	E
	As técnicas de reprodução não modificaram o sistema de parentesco.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais para o Ensino de Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Considere o seguinte fragmento de texto:
“No afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no Antigo Regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada na trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade. A partir desse ideário, os revolucionários edificaram na França o Estado Democrático de Direito, onde o respeito às liberdades e aos direitos individuais constitui um dos pontos basilares da nova organização estatal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  DE SOUZA, Itamar. A mulher e a revolução francesa: participação e frustração. In: Revista do UNI-RN. v. 2, n. 2, p. 111, 2008. p. 111.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, leia as alternativas a seguir. Assinale aquela que aponta, corretamente, a relação entre o surgimento do feminismo no final do século XVIII e a crítica ao liberalismo:
	
	A
	Foi apenas a Revolução Francesa que consagrou os direitos das mulheres.
	
	B
	As revoluções liberais do final do século XVIII retiraramdireitos das mulheres.
	
	C
	A declaração dos direitos universais da Revolução Francesa, marcada pela ideologia liberal, não incluiu direitos para as mulheres, motivo pelo qual foi contestada.
	
	D
	O feminismo surgiu como um movimento antiliberal.
	
	E
	As revoluções liberais do século XVIII retardaram o surgimento do feminismo.

Outros materiais