Buscar

Propriedades mecânicas dos materiais


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Propriedades mecânicas
Tipos de tensão:
Axial
Alongamento (tensão de tração)
Contração (tensão de compressão)
Cisalhamento
Movimento de torção
Movimento de deflexão
Quando a tração é aplicada, as moléculas que constituem o corpo resistem a ser separadas. Quando a compressão é aplicada, elas resistem a ser forçadas a uma maior aproximação. No cisalhamento, uma porção do corpo resiste ao deslizamento com a outra porção do corpo. Esta resistencia do material à deformação representam as qualidades mecânicas de um material.
As relações tensão-deformação de um material são estudadas pela mensuração da carga e da dformação. Na porção inicial de uma curva de T-D, de 0 a A, a deformação é linearmente proporcional à tensão. Quando é alcançada uma tensão mais alta que o valor registrado no A, as alterações de comprimento não são mais linearmente proporcionais às mudanças de tensão; assim, o valor de tensão em A é conhecido como LIMITE DE PROPORCIONALIDADE. Este é conhecido como sendo a MAIOR TENSÃO QUE UM MATERIAL SUSTENTARÁ SEM DESVIOS DA PROPORCIONALIDADE LINEAR DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO.
Se um material for tensionado aquém do ponto A, ele retornará ao seu estado normal (comportamento elástico = deformação reversível). Tensões pouco além do ponto A, o corpo não retorna mais ao seu estado natural. Portanto, o Ponto A também pode ser chamado de LIMITE ELÁSTICO do material (é a tensão máxima que um material suportará sem que ocorra deformação permanente).
Com isso, o limite de proporcionalidade e o limite elástico coincidem.
A região da curva de T-D antes do limite de proporcionalidade é chamada de REGIÃO ELÁSTICA.
A aplicação de uma tensão maior que o limite de proporcionalidade resulta numa defrmação permanente ou irreversível.
A região da curva de T-D além do limite de proporcionalidade é chamada região plástica
O limite convencional de escoamento ou a tensão de escoamento do material é a tensão na qual o material começa a funcionar de forma plástica, com um desvio especifico da proporcionalidade entre a tensão e a deformação.
A resistência máxima é definida como a tensão máxima que um material pode suportar antes de falhar. A tensão máxima é determinada pela divisão da carga sb a tensão pela área de secção transversal original do espécime teste. Se uma liga foi submetida a uma tensão próxima à resistência máxima, será permanentemente deformada.
O limite convencional de escoamento é mais importante que a resistência máxima por que ele é o indicador de quando o material iniciará a deformação.