Buscar

Formas de Estado e Governo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CPTE – RESUMO2
Estado Federal: * UNITÁRIO: 1 centro de comando, 1 núcleo de poder. Ex.: Cuba, Chile, Portugal.
* FEDERAL: Existe repartição constitucional de competência. Quando existem vários centros de poder autônomos (estados). Ex.: Brasil.
Características do Estado Federal: a base jurídica da federação é uma constituição, não existe direito de secessão. A união faz nascer um novo Estado.
Características de Confederação:Pacto, aliança entre os estados; objetivos em comum quase sempre temporários, limitados e determinados. Não implicando a totalidade de interesses dos integrantes; tratado com direito de secessão.
O Brasil passou de Estado unitário para Estado federal a partir da Proclamação da República. A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, dos municípios e Distrito Federal.
* Argumentos favoráveis: dificuldade em concentrar o poder, democracia, preservação das características regionais, facilita os conflitos políticos-jurídicos.
* Não favoráveis: provoca a dispersão de recursos e dificulta a planificação.
- A federação tenta evitar ou diminuir a concentração de poder evitando o abuso e a ilegalidade.
1) As principais características da forma de governo chamada monarquia são: Poder...
* Vitalício: É o poder que dura toda a vida. A pessoa só perde esse poder em caso de morte ou doença que a impossibilita de reger o governo. Vitalício não tem prazo para terminar, não tem mandato;
* Hereditariedade: quando passa de “pai para filho”. No caso da monarquia, o poder é passado por sucessão hereditária, sem eleição;
* Irresponsabilidade: não tem responsabilidade política e nem compromisso com o povo. Exerce poder por linha de sucessão.
2) A classificação mais antiga das formas de governo é de Aristóteles, baseada no número de governantes, que divide em: Realiza, aristocracia e democracia. Sendo que a realeza degenera para a tirania, a aristocracia para a oligarquia e a democracia para a demagogia. 
3) Montesquieu, em sua obra “O Espírito das Leis”, aponta 3 formas de governo: Monarquia, República e governo despótico.
4) Na monarquia o poder é exercido por quem detém naturalmente, sem representar o povo por mandato.
5) República é uma forma de governo que se opõe à monarquia. Indica a participação do povo no governo. Suas características principais são temporariedade, eletividade e responsabilidade.
6) Sistema de governo é a forma pela qual o poder político é dividido e exercido em um Estado, variando conforme o grau de separação entre os poderes. Atualmente os sistemas podem ser parlamentaristas ou presidencialistas.
7)Parlamentarismo:é o sistema político representativo, onde o Executivo representa a sociedade em geral. Características: * Chefe do Estado (Monarca/ Presidente), representa o Estado e tem atuação em casos de crise;
* Chefe de governo (1º Ministro/ Chanceler), é a figura central do parlamentarismo, exerce poder executivo, é o que administra o país.
Presidencialismo: é um sistema de governo utilizado na república. O presidente da república é o chefe do Estado e de governo, chefia unipessoal do executivo, o presidente é escolhido pelo povo por eleição e possui o poder de veto, também exerce um mandato (prazo de tempo determinado).

Continue navegando