Buscar

Resumo Microbiota normal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microbiota normal refere-se à população de microrganismos que habitam a pele e mucosas de pessoas normais e sadias; geralmente a maioria desses microrganismos estabelecem uma associação saudável com o hospedeiro, pois se alimentam de substâncias que não são aproveitadas pelo hospedeiro. 
Podemos categorizar esses microrganismos em residentes ou transiente. 
A microbiota residente é encontrada regularmente em determinadas áreas do corpo como por exemplo na pele, região oral, sistemas urinário e reprodutor. Existem determinadas áreas em que inexiste microbiota residente, isso por que essas regiões são ambientes hostis para o desenvolvimento da vida dos microrganismo (exemplo o estômago cujo revestimento interno é ácido demais para a microbiota). 
A microbiota transiente também chamada de transitória, é formada por colônias de microrganismos que não necessariamente são patogênicos, porém encontrando as condições adequadas podem causar doenças no hospedeiro. Algumas dessas condições são: imunidade baixa; microrganismos migrando para local diferente do usual (por exemplo, bactérias do trato digestivo localizadas no sistema urinário);

Outros materiais