Buscar

apol sociocultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 "Também, numa abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque sua concepção está centrada no indivíduo."
 Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Influência positivista no curso de formação secundária do professor. In: VECHIA, Ariclê; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. A escola secundária: modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003 p. 118
 
 Baseado no texto e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, analise as sentenças a seguir:
 
 I. Para Spencer, o currículo educacional deve estar baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao que já foi pensado sobre este documento.
 
 II. Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
 
 III. Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
 Agora, assinale a alternativa correta:
 C correta	
 Está correta a proposição III apenas .correta
2 As abordagens de Marx e Weber divergem essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico quanto aos objetos de análise. O olhar de Marx se dirige à sociedade capitalista, seu modo de produção, contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o entendimento da sociedade pela ação dos indivíduos.
 Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
 De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre as principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa correta:
 B correta	Marx toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da sociedade, Weber entende que o os conflitos são reais, porém multicausais.
3 O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional. Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal - mas apenas, antes de mais nada, se tal coisa é possível. Ao contrário das filosofias racionais, passadas ou presentes, o existencialismo é puramente subjetivo”.
 Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: STRATHERN, Paul. Kierkegaard em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 64. 
 
 A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições sobre o existencialismo de Kierkegaard, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F):
 
 I. ( v) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominantes da época, propondo a possibilidade de uma existência singular.
 
 II. (f ) Segundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma existência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus.
 
 III. (v ) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é levado à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido.
 Agora, assinale a sequência correta:
 B	
 V – F – V.correta
4 “Vale desfazer a confusão que existe entre os conceitos de sexo, sexualidade e gênero. O sexo é definido biologicamente. Nascemos machos ou fêmeas, de acordo com a informação genética levada pelo espermatozoide ao óvulo. Já a sexualidade está relacionada às pessoas por quem nos sentimos atraídos; e o gênero está ligado a características atribuídas socialmente a cada sexo. O que se sabe hoje em dia é que o dualismo heterossexual/homossexual não é capaz de abarcar as formas de desejo humanas”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.uespi.br/site/?p=76756. Acesso em 14 nov. 2015.
 Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a questão de gênero e realidade escolar, leia as afirmativas a seguir e assinale a correta:
C correta	A discussão sobre gênero na escola pode assumir uma perspectiva naturalizante sobre concepções tradicionais em relação ao feminino e ao masculino.
5 “Marx, em 1867, já descrevia algumas das coisas do trabalho infantil. Segundo ele, como com o advento das máquinas, reduz-se a necessidade da força muscular, permitindo agora o emprego de trabalhadores fracos ou com desenvolvimento físico incompleto, mas com membros mais flexíveis. Assim, emprega-se o trabalho das mulheres e das crianças”.
 Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: KASSOUF, Ana Lúcia. O que conhecemos sobre o trabalho infantil? Nova economia. Belo Horizonte. v. 12, n. 2, maio/ago. 2007. p. 323-350. Link: <http://www.scielo.br/pdf/neco/v17n2/v17n2a05.pdf>2014. Acesso em 28 dez. 2016.
 De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, a respeito da classe trabalhadora no contexto social e econômico em que Marx viveu, analise as sentenças a seguir:
 
 I. A educação das crianças era comprometida com a sua prematura inserção no mercado de trabalho.
 
 II. O alto grau de insalubridade afetava pouco as crianças nas minas de carvão quando comparado aos adultos.
 
 III. O fato de que as famílias eram pobres não obrigava a inserção das crianças no mercado de trabalho.
 
 IV. Em relação às crianças, pode-se dizer que as suas condições de trabalho nas minas de carvão eram as piores.
 Agora, assinale a alternativa correta:
C correta	
 Estão corretas as sentenças I e IV apenas.
 
 6 “Desenvolvimento rápido, no decorrer da época clássica, das disciplinas diversas, escolas, colégios, casernas, ateliês; aparecimento, também, no terreno das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevidade, saúde pública, habitação e migração; explosão dos corpos e o controle das populações. Abre-se, assim, a era de um biopoder. As duas direções em que se desenvolve ainda aparecem nitidamente separadas, no século XVIII. Do lado da disciplina as instituições como o Exército ou a escola; as reflexões sobre a tática, a aprendizagem, a educação e sobre a ordem da sociedade”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele
Existem funções desempenhadas pela escola na perspectiva de Foucault. A esse respeito, conforme os conteúdos livro-base Fundamentos socioculturais da educação, assinale a alternativa correta:
C correta	O modo como funciona a escola favorece o direcionamento heterônomo dos sujeitos e sua conformação a ordem disciplinadora.
 7 “Saviani relata que as chamadas ‘tendências progressistas’, são assim denominadas pelo caráter contra-hegemônico de tais ideias pedagógicas. Deste modo, segundo o mesmo autor as referidas tendências pedagógicas, perfaziam caminhos diversos, se aliando às ciências sociais, com ideais progressistas e até radicais anarquistas. A educação deste modo era vista como uma força da luta de classes, visando à transformação da ordem social e econômica até então em vigência no mundo”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.seer.furg.br/momento/article/viewFile/2440/2202. Acesso em 17 nov. 2015.
 Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação em relação às tendências pedagógicas e o modo como a visão tradicional explica o processo do conhecimento segundo Saviani, é correto afirmar que:
 D correta	O modelo tradicional visa à formação moral dos estudantes e sua preparação para a vida urbana e produtiva.
 8 “A filosofia existencialista não trata de pedagogia, mas, ao enfatizar que o conhecimento só tem valor quando capaz de realizar as escolhas estabelecidas pelo próprio existente, deu uma visão mais fecunda à educação. Justamente por discutir a conclusão de Sartre de que o homem é condenado à liberdade, o existencialismo fornece várias sugestões para procedimentos pedagógicos”.
 Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente,ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 215.
 
 De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do legado de Sartre para a educação, classifique as proposições a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F): 
 
 I. ( f) Numa perspectiva sartreana, é possível dizer que não há relação estabelecida entre professor e aluno que não seja baseada no autoritarismo.
 
 II. (f ) Os indivíduos, quando engajados de fato num projeto, segundo Sartre, conseguem superar a situação de conflito que os envolvem naturalmente.
 
 III. (v ) O legado de Sartre para a educação pode ser classificado como sendo problemático devido às diversas e conflitantes interpretações feitas de suas obras.
 Agora, assinale a sequência correta:
 B	
 F – F – V. correta
9 O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.”
 Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. p. 38.
 
 Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
 
 1. Voltaire
 
 2. Rousseau
 
 (2 ) Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
 
 ( 1) A crítica à educação da nobreza da época é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
 
 (2 ) É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
 
 (2 ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra.
 Agora, marque a sequência correta:
 
 B	correta
 2 – 1 – 2 – 2.
10“Assim, além de sua perspectiva histórica, a sociologia weberiana apresenta outra inovação, a saber: um novo objeto de estudo sociológico. Esse objeto de estudo seriam as ações sociais. Podemos dizer que ação social é toda ação cujo sentido subjetivamente pensado pelo ator social, ou seja, pelo indivíduo, faz referência a outro indivíduo ou grupo”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-4632-39350-,00.html. Acesso em 17 nov. 2015.
 De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação, considere os tipos de ações propostos por Weber e identifique o conceito e sua explicação, relacionando corretamente as colunas:
 
 1. Ação direcionada a fins racionais
 
 2. Ação racional orientada por valores
 
 3. Ação motivada pela tradição
 
 4. Ação motivada pela afetividade 
 
 
 (1 ) Fazer um curso superior para melhorar de vida.
 
 (3 ) Ir sempre à Igreja aos domingos com a família.
 
 (3 ) Fazer o curso de direito para assumir o escritório da família.
 
 (2 ) Envolver-se em movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
 
 ( 4) Contribuir em uma campanha para doação de sangue.
 Agora, selecione a sequência correta:
C	1 – 3 – 3 – 2 – 4 correta

Outros materiais

Materiais relacionados

5 pág.