Buscar

questionario anestesio av1 2

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO ANESTESIOLOGIA av1
1)Qual a diferença entre a tranquilização e a sedação?
A tranquilização consiste em uma diminuição da ansiedade e relaxamento muscular, e o animal responde á estímulos externos. A sedação já promove depressão do SNC , fazendo com que o animal não responda aos estímulos externos.
2)Explique porque um animal obeso tem a recuperação anestésica mais demorada.
Os anestésicos possuem alta afinidade pela gordura(lipossolubilidade), por isso se impregnam na gordura e depois sofrem redistribuição, fazendo com que o seu efeito dure muito mais.
3)Qual o objetivo da biotransformação das drogas no nosso organismo?
Facilitar a excreção do fármaco.
4)Explique o porquê de usar um anestésico local na intubação de felinos, e porque a extubação deve ser tardia. 
Porque mesmo com anestesia geral, os felinos não relaxam a laringe , o que acontece é o laringoespasmo, e para previnir que esse movimento, contra o traqueotubo, cause edema ou traumas, usamos o AL. A extubação deve ser precoce, antes do retorno do laringoespasmo , para evitar edema ou traumas também.
5)Que cuidados temos que ter com cães braquicefálicos?
Sabido que possuem tônus vagal aumentado (salivam muito e a fc é baixa) e anatomia que dificulta a respiração, vamos pré-oxigenar esse paciente. A intubação deve ser rápida , antes que acúmulo de líquidos possa obstruir, e a extubação deve ser tardia (dps do retorno dos reflexos),para que possa estabilizar e reduzir a produção de líquidos. Todos esses fatores evitam que o animal fique cianótico.
 
6)Porque algumas drogas anestésicas não podem ser usadas em cadelas gestantes? Cite uma opção de anestésico que possa ser usado.
Porque possuem metabolização exclusivamente hepática, e sabemos que os filhotes possuem o sistema microssomal imaturo, ou seja, esses anestésicos ( barbitúricos,quetamina) podem deprimir o filhote a ponto de levar á morte. Podemos usar o propofol que tem metabolização em outros órgãos e também por enzimas plasmática,por isso consegue ser metabolizado , sem causar danos.
7)Qual são os riscos de submeter um equino ao ato cirúrgico?
A compressão da sua musculatura pelo sue próprio peso corpóreo,pode levar á miosites, com mioglobinúria podendo causar um injúria renal aguda. Além disso, são sensíveis á opióides comparado a outras espécies e no ato anestésico tendem á ter depressão cardiovascular.
8)Explique o mecanismo da sensibilização central.
Ocorre quando há o prolongamento ou aumento da intensidade do estímulo de dor e o interneurônio começa a modular sempre positivamente, intensificando a dor.
9)Qual a vantagem do uso de opóides de curta duração ?
Podem ser usados no transcirurgico, promovem analgesia e menos efeitos colaterais.
10)Porque o butorfanol é uma boa opção de analgesia para equideos?
Porque não interferem na motilidade do TGI , reduzindo o risco de cólica iatrogênica (não se ligam a mu).
11)Qual a vantagem do uso de AINES cox específicos?
Menor agressão gástrica. Inibem somente a cox2 que é inflamatória, e não a cox1 que produz prostaglandinas que regulam a produção de ácido clorídrico e aumentam a produção de muco.
12)Porque fazemos o uso de analgésicos na MPA, se é sabido que o ato anestésico promove analagesia?
Para evitar que o animal sinta dor no pós cirúrgico. Porque a analgesia anestésica se dá porque deprimimos o SNC , impedindo que ocorra a percepção da dor, mas quando o animal vai superficializando , a informação da dor chega no SNC e vai ser percebida.
13)Qual a diferença do aumento da FC da adrenalina pela atropina?
A atropina é antagonista do parassimipático , impedindo que a acetilcolina se ligue, FAVORECENDO A AÇÃO DO SIMPÁTICO (taquicardia), já a adrenalina é agonista do simpático, se liga nos receptores adrenérgicos no coração promovendo DIRETAMENTE a taquicardia. 
14)Quando usaremos atropina?
Só quando necessário, em animais bradicárdicos e BAV.
15)Quais drogas usadas na MPA podem levar ao BAV de segundo grau?
A atropina e xilasina.
*** 16)Porque os fármacos pertencentes á classe dos alfa-2 agonistas são consideradas drogas perigosas? 
Porque a freqência cardíaca cai bruscamente, e além disso acontecem alterações de ritmo cardíaco. A xilasina causa taquicardia e vasoconstrição inicialmente, isso aumenta muito a PA. O coração percebe isso e reduz o batimento cardíaco e consequentemente reduzindo a PA também, é a chamada bradicardia reflexa.
17)O diazepam permanece muito tempo ativo no organismo do paciente. Porque?
Porque no fígado é biotransformado em 2 metabólitos(nordiazepam e oxazepam) que ainda possuem efeito.
18)O que define uma anestesia geral como TIVA?
É quando fazemos a indução e manutenção anestésica com o mesmo agente intravenoso.
19)Diferencie a anestesia IV em bolus da por infusão contínua.
A anestesia IV em bolus é feita com um volume pré determinado de anestésico, e sua concentração plasmática varia muito porque toda vez que o animal superficializa o anestesista aplica uma quantidade que ele deduz ser a necessária, o resultado é que o paciente fica intercalando superficializando e aprofundando. Na por infusão contínua, temos uma concentração plasmática estável, o volume de anestésico administrado é menor e constante, por isso o animal fica sem alteração de plano anestésico.
20)Dentre as drogas usadas na anestesia geral IV , qual é a única que estimula o sistema cardiovascular?
Quetamina
21)Qual o tipo de administração de anestésico intravenoso mais se assemelha á anestesia inalatória? E porque?
A por infusão contínua, pois permite maior controle e estabilidade anestesica.
22)Explique o é CAM e como ela influencia na escolha de um anestésico inalatório.
É a concentração alveolar mínima para o anestésico inalatório deprimir o SNC, é medida em porcentagem , sendo 100% a quantidade que cabe dentro do alvéolo. É importante na escolha do agente porque quanto menor é sua CAM, mais potente ele é.
23)O óxido nitroso tem capacidade de se acumular em compartimentos gasosos do nosso organismo. Em que casos ele pode ser contra-indicado por essa característica?
Pnenumotórax e torção gástrica.
24)O halotano e o isofluorano interferem na PA. Explique de que forma isso ocorre.
Ambos provocam queda da PA. O isofluorano reduz a RVP e o halotano reduz o DC.
25)Qual a diferença de um vaporizador calibrado para o universal?
O calibrado só funciona com um tipo de agente inalatório, é calibrado para ele e podemos determinar a quantidade de anestésico queremos que seja vaporizado e tem limite de vaporização para o agente específico(previne o óbito). No universal pode ser usado qualquer agente , não sabemos o quanto está sendo vaporizado , apenas sabemos que o limite de vaporização é de 20%.
26)O que caracteriza o circuito valvular?
É um sistema fechado , que possui valvulas que controlam a entrada e a saida de gás do pulmão do animal, promovendo reaproveitamento do o2 e do anestesico, removendo o co2 do pela cal sodada no canister.
27)Quando vamos usar o circuito valvular e o aberto?
Temos que lembrar que o circuito valvular é complexo e que não funciona com energia, e sim com a própria respiração do paciente.
O aberto é indicado para animais abaixo de 10kg, pois estes não possuem "força" para fazer o equipamento valvular funcionar , a não ser que use a ventilação mecânica durante todo ato cirurgico. O valvular é indicado para animais acima de 10 kg , pois tem força para fazer o equipamento funcionar, também é possivel ser feito em circuito aberto, desde que seja usado um fluxo muito maior.
28)Que critérios podem ser usados para a avaliação da hipnose?
Os reflexos (palpebral,interdigital e tonus de mandibula) , movimentos voluntários , respiração e eletroencefalograma.
29)Diferencie os tipos de BAV e que conduta adotaremos quando um animal apresentar essa condição no ato cirúrgico.
1º grau - atraso da onda QRS
2º grau –onda QRS em alguns momentos não aparece
3º grau – onda QRS ausente
Para correção do BAV,faremos a atropina e continuaremos a monitoração pois a FC aumenta muito e pode levar á formação de novo BAV.
30)Qual a principal suspeita quando observamos que um animal está com a oximetria está alterada negativamente?
Intubação errada. Devemos verificar se o traqueotubo está no esôfago, ou se entrou no bronquio principal.
*** 31)Que comportamento esperamos de um animal que apresenta no capnógrafo, essas curvas:
32)Qual o plano anestésico ideal para o ato cirúrgico? E quais os parâmetros são usados para nos certificarmos que o animal está nesse plano?
O moderado . O animal deve apresentar reflexos e tônus mandibular ou de língua ausentes e PA média entre 60 e 10 mmHg.
33)Qual a vantagem do uso da associação de AL com anestésicos gerais?
O benefício é que permite o ato cirúrgico com menor depressão sistêmica(diminui a dose,consequentemente reduz os efeitos adversos dos anestésicos gerais). Além disso os AL interrompem o impulso elétrico de dor pro SNC ,previnindo a dor no pós-cirurgico. Esses fatores melhoram a recuperação pós-cirúrgica (menos dor, animal "acorda" mais rápido).
34)Qual a vantagem do uso de vasoconstritor associado com o AL ?
 A ação do anestésico local deve ser no local onde é aplicado, então não precisamos que esse fármaco caia na circulação(não queremos que ele seja DISTRIBUÍDO), e sim que o fármaco permaneça o máximo de tempo no local aplicado, por isso usamos os VASOCONSTRITORES, que diminuem o calibre dos capilares , não permitindo que eles levem o fármaco para o resto do organismo. Além disso , reduzem possibilidade de causar uma INTOXICAÇÃO, por lidocaína por exemplo, já que esse fármaco não atinge a concentração plasmática necessária pra intoxicar.

Continue navegando